Rabanadas com Doce de Ovos e as Boas Festas!

Foi de rabanadas que a minha mãe teve desejos enquanto grávida de mim. Curiosamente é o doce de natal que menos aprecio... Mesmo assim aqui fica a minha ultima sugestão para a mesa de natal: umas rabanadas com doce de ovos que fazem as delícias do M.!
E agora os votos de Boas Festas para todos os que aqui passam, que comentam e não comentam. Para todos os outro "blogueiros" de culinárias, para os amigos, conhecidos e desconhecidos. Que tenham um excelente Natal, com mesa farta, mas especialmente farto daquilo que não se compra em lado algum e nem sempre se encontra: amor, família, saúde e amizade. Boas Festas para todos!

Ingredientes:

Rabanadas
1 cacete com cerca de 2 dias
600ml de leite
1 cálice de vinho do porto
1 pau de canela
1 casca de limão
4 ovos
açúcar amarelo q.b.
canela em pó q.b.

Para o doce de ovos
5 gemas
350g de açúcar
250ml de água

Preparação:

Comece por fazer o doce de ovos: leve um tachinho ao lume com a água e o açúcar e deixe ferver 5 minutos. Entretanto bata as gemas e acrescente-lhes 2 colheres de sopa da calda de açúcar. Coloque a calda novamente ao lume e junte depois as gemas em fio à restante calda mexendo sempre. Reserve.
Para as rabanadas leve o leite ao lume com o pau de canela, a casca de limão e o vinho do Porto. Deixe levantar fervura, retire do lume e deixe arrefecer m pouco.
Bata os ovos e corte o cacete em fatias com cerca de 2cm de espessura. Mistura o açúcar amarelo e a canela num prato. Passe cada fatia de cacete pelo leite, deixando embeber bem, e depois pelos ovos batidos. Leve a fritar em óleo vegetal quente até ficarem bem douradas.
Escorra sobre papel absorvente, passe-as pela mistura de açúcar e canela e coloque-as no prato de servir
Regue depois com o doce de ovos reservado e polvilhe com um pouco mais de canela em pó.

Bom Apetite! Bom Natal!

18 comentários :

  1. Este ano ainda não cometi o meu "pecado": ir ao majestic com a minha mãe lambusar-me com uma rabanada com doce de ovos!.... é uma delícia!
    Boas Festas!
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Votos de um Feliz Natal para ti e família.
    Beijinhos
    Romã

    ResponderEliminar
  3. Boas Festas!
    Tudo de bom para ti e para a tua família.

    ResponderEliminar
  4. nunca tive desejos quando estive grávida, mas acho que foi por ainda não ter visto estas rabanadas.
    depois de vê-las qualquer pessoa fica com desejos.
    Feliz Natal para ti e para todos os teus.

    ResponderEliminar
  5. Feliz Natal também. :-))

    Sandra

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. FELIZ NATAL para si e obrigado por todas as receitas e ideias!!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo14:10

    Feliz Natal e obrigado por tornar o meu Natal e da minha família mais rico. Hoje vou usar 5 receitas suas. Miguel Ferreira

    ResponderEliminar
  9. Mais do que uma vez as suas receitas fizeram com que eu parecesse um genio da culinaria. De tal forma que este ano o natal da familia esta por minha conta. Muito obrigado por tornar o meu natal mais especial e doce e um Feliz Natal para si e para os seus!

    P.S Conto com as suas receitas para o ano novo!

    ResponderEliminar
  10. Feliz Natal, estão com optimo aspecto.
    Sandra

    ResponderEliminar
  11. Feliz Natal!! No meu Natal especial de amanhã vou seguir uma das tuas receitas de bacalhau ;) beijinhos e boas festas

    ResponderEliminar
  12. ummm que deliciosas.
    Desejo um Natal cheio de presentes e de felicidade. Bjs

    ResponderEliminar
  13. espero que seu Natal tenha sido um espetáculo e que a virada do ano seja melhor ainda

    ResponderEliminar
  14. Eu agradeço a lembrança pois sou uma dessas que sempre vem e nunca comentam.

    Adoro seu blog e já utilizei várias receitas aqui em casa.

    Desejo um 2011 maravilhoso para você.

    Bjs!!!!!1

    ResponderEliminar
  15. Embora com uma semana de atraso, não podia deixar de te desejar um ano novo cheio de felicidade e de desejos realizados.

    Beijoca

    ResponderEliminar
  16. Patrícia Fernandes17:16

    Olá Joana.Obrigada pela partilha,gostava de lhe dar uma dica para rabanadas com doce de ovos, as minhas passo-as por claras em castelo antes de fritar e depois cubro com o doce de ovos, ficam uma delicia, espero que experimente e goste.
    Um bom ano para si e para os seus.
    Patrícia Fernandes

    ResponderEliminar

Imprimir