Bolo de Natal

Os afazeres de Natal aqui por casa são mais que muitos. Presentes para embrulhar e os cabazes de natal para terminar.
A minha mesa da sala de jantar parece um verdadeiro atelier, cheio de cestos e latas, fitas coloridas, tesouras, etiquetas..o que não é habitual para mim que gosto de ter sempre tudo arrumado. Mas é Natal, ninguém leva a mal!
Aos poucos vão-se fazendo mais umas coisinhas para oferecer. Desta vez um bolo de natal!
O ano passado, depois de ver o Bolo da Lata preparado pela Margarida, do Figo Lampo, decidi de fazer algo semelhante este ano. Mas apesar de a receita usada pela Margarida me parecer deliciosa, eu queria uma receita diferente, mais ao estilo do "Christmas Fruit Cake". Até porque tinha a necessidade de que os meus bolos pudessem ser feitos com alguma antecedência para me pouparem correrias de ultima hora. Procurei e pesquisei diversas receitas e decidi criar o meu próprio bolo de natal, com base no que tinha visto. E aqui está ele! Um bolo que pode e deve ser feito com algumas semanas de antecedência para "envelhecer". Que se conserva perfeitamente e que fica mais delicioso a cada dia que passa.
Os meus foram feitos esta semana, estarão perfeitos para oferecer no Natal e ainda podem aguentar mais algumas semanas  antes de serem consumidos. (Sim, eu testei a receita antes de a colocar aqui e de a ir oferecer!)
Este não é um bolo muito grande - foram cozidos numa lata de 17cm de diametro - e fica baixinho e consistente, (como o bolo de mel da Madeira). E não roubem na quantidade de whisky, pois é o alcool que permite que o bolo se conserve por várias semanas!

Ingredientes para 1 bolo pequeno:

90g de manteiga à temperatura ambiente
90g de uvas passas (usei sultanas douradas e passas)
60 + 60ml de whisky
50g de açúcar amarelo
1 ovo
75g de farinha de trigo
60ml de mel
1 pitada de sal
1/2 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de leite
25g de nozes

Preparação:

Ponha as passas de molho em 60ml de whisky.
Barre uma lata de 17cm de diametro (ou mais pequena) com manteiga e forre-a com papel vegetal.
Entretanto bata a manteiga com o açúcar e junte o ovo. Acrescente depois a farinha, o sal, o bicarbonato de sódio e a canela. Misture bem. Junte agora o mel e o leite, acrescente as passas e o líquido onde estiveram de molho e as nozes.
Coloque a mistura na lata forrada com papel vegetal e leve ao forno quente (175ºC) durante cerca de 40 minutos ou até o bolo estar cozinhado e bem dourado. Retire e deixe o bolo arrefecer na lata 10 minutos.
Ao fim deste tempo pique o bolo com um palito e regue com os restantes 60ml de whisky. Deixe arrefecer completamente.
Retire depois o bolo da lata embrulhe-o no papel vegetal onde cozinhou e depois volte a embrulhar, desta vez em papel de alumínio e volte a colocá-lo dentro da lata. (Se fizer para oferecer embrulhe-o também em papel de seda, e não se esqueça de juntar um pequeno cartão de boas festas!)
 Feche a lata e deixe "envelhecer" entre 2 até 6 semanas antes de consumir.

Bom Apetite!

34 comentários :

  1. Que interessante!!!Adorei e vou pensar nisso para o ano que vem,
    estão lindos, adoraria estar aí por perto e ganhar uma lata dessas, hummm.Bjs querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo07:26

      As Minhas Receitas: Bolo De Natal >>>>> Download Now

      >>>>> Download Full

      As Minhas Receitas: Bolo De Natal >>>>> Download LINK

      >>>>> Download Now

      As Minhas Receitas: Bolo De Natal >>>>> Download Full

      >>>>> Download LINK ha

      Eliminar
  2. Adorei os teus bolinhos na lata.
    Que ideia fantástica!
    Não me importava nada de receber uma latinha dessas :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Também adorei amiga quando ela o fez,mesmo muito,agora acabaste-me de convencer,bjokinhass

    p.s.-fiz o teu bolo de azeite e mel fantástico,bjokinhas

    ResponderEliminar
  4. Que bonitas prendas arranjas tu!
    Boa ideia esse tipo de bolo porque a textura e o sabor quicam mais acentuados depois de um tempo.Aposto que vão ser um sucesso!

    Bjinhos e Feliz Natal,

    Rita

    http://bembons.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Parabens amiga lindas ofertas, podemos oferecer prendas sem gastar muito dinheiro e estas caseirinhas sam as mais apreciadas(no meu ponto de ver).

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Uma idea fantástica. Ser possivel fazer com tempo, com a vantagem de quanto mais tempo melhor fica, mnham... :)como sempre sugestões fantasticas

    ResponderEliminar
  7. olha lá, maria colher-de-pau, como é que eu faço para me habilitar a um bolinho desses?
    é que com tanta publicidade que eu faço ao teu blog e às tuas receitas, bem que podias mandar uma latinha para a minha casa... eh eh eh
    estou a brincar, claro!
    a receita é fantástica e ainda por cima pode ser feito com muito tempo de antecedência.

    ResponderEliminar
  8. Rosa12:55

    Ola bom dia
    Sou uma admiradora de todas as paginas de culinaria e gosto mto de voltar sempre aki e ver tantas delicias k aki nos mostra e esta ideia foi genial, gostava só k me dissesse se for possivel pk é k nos meus bolos de fruta, as frutas vao sempre para o fundo do bolo gosto tanto de ver os bolos com todos akeles coloridos pelo meio
    obg

    ResponderEliminar
  9. esta ideia está igualmente bonita como todas as outras. As latas ficaram muito bonitas e elegantes.

    ResponderEliminar
  10. Eu tenho uma pergunta.
    A lata com tantas decorações não se estraga em ir ao forno?
    A ideia parece-me excelente para qualquer altura do ano ;)
    Beijo

    ResponderEliminar
  11. Graça13:31

    Cá nos Açores o nosso típico bolo de Natal é deste género, com frutas cristalizadas, frutos secos e alguma bebida alcoólica. Há diversas versões, mas é imprescindível na mesa de Natal!
    Como referiu, deve ser feito com antecedência (fiz o meu no dia 3) e há quem costume congelar de um ano para o outro e diz que fica delicioso.
    Muitos parabéns pela sua ideia!

    ResponderEliminar
  12. Parabéns pelo blog fantástico ! Não passa um dia sem eu cá vir ! Aprecio muito todas as receitas e sobretudo a apresentação que têem , afinal os olhos também comem. Já tinha feito a minha pesquisa para as ofertas de natal e já me tinha deparado com as caixas com os bolinhos do blog da Margarida. Achei uma idéia magnifíca, mas surgiu-me na altura a mesma dúvida que agora... Onde posso encontrar essas caixinhas tão giras e vistosas ? Obrigado e continuação de bons cozinhados

    ResponderEliminar
  13. Olá Colher-de-Pau,
    Antes de mais, deixe-me agradecer a sua generosidade por partilhar todas estas receitas deliciosas connosco. E deixe-me dizer-lhe que gostei muito de a "conhecer" na INDEX deste fim-de-semana... :)
    Tenho uma pergunta: esta lata que utiliza, é uma daquelas latas de bolachas? E leva ao forno com tampa? E será que o bolo pode ser feito numa forma normal?
    Obrigada pela atenção e pela partilha!
    Bjs
    Sandra

    ResponderEliminar
  14. Sou vossa fã incondicional :)
    Esta receita simples, parece DELICIOSA, vou fazer este fds, como preparo natalicio.
    Obrigada *.*

    ResponderEliminar
  15. Parece um pouquinho trabalhoso, mas deve valer muito a pena porque a receita é interessante, diferente e fica um charme nas latas.

    Bjs
    www.entrecoposepratos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Olá:-)
    fico de boca aberta com cada post teu.Estou viciada nos teus blogs,nem sempre comento,o que faço mal,pois tu mereces toda a nossa atenção.Obrigada por nos partilhares sempre ideias fabulosas.Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Poxa que lindo, é um super presente!
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Mais uma das tuas fabulosas ideias e receitas!!! Que giro! Sabes que tenho tido o mesmo dilema: encontra receitas que possa fazer com alguma antecedência! Acho que esta me vai ajudar! Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  19. Adoro! Mais uma boa ideia!

    E têm mesmo de ser guardados na lata? Não basta o papel de alumínio? É que essas latas não são fáceis de encontrar...

    Muitos parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  20. que belo bolinho
    acho e esquisito sem ver se se aguenta
    nos ca e que nao temos esse habito mas este bolo seduziu-me tenho que tentar
    beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Acabei agora mesmo de fazer o bolo de Natal. É fácil e cheira muito bem! Forro sempre as formas com papel vegetal, mas desta vez forrei
    um tachinho de barro, pq era mais pequeno e mesmo à medida para uma lata de bolos que já tinha. Veio mesmo a calhar, pq ingredientes tb havia... Mais uma vez obrigada pelo blogue. Estamos ansiosos por ver o resultado daqui a 2 semanas! BOM NATAL para si, colher de pau!

    ResponderEliminar
  22. Parabéns pelo Blogg.
    Tive acesso a ele porque calhou passar os olhos pela TV .... e despertou a minha curiosidade. Isto pq também sou uma adepta das coisas "hand made"....
    E a sua partilha é já uma PRENDA !

    Mas tenho uma dúvida.... as latas de bolo podem ser as dos biscoitos de compra? E será q tb se podem embalar só em papel ....que não perde as qualidades?


    Vou ser sua fã....

    ResponderEliminar
  23. Belinhas Gulosa:
    Já tinha visto no teu blogue que tinhas feito o bolo. Ficou lindo. E é delicioso, não é?

    Rosa:
    Se passar as frutas por farinha antes de as colocar nos bolos, vai ver que elas não vão todas parar ao fundo dos bolos.

    Orquídea:
    Por mais surpreendente que possa parecer, as latas da foto foram as que foram ao forno com o bolo. E mantiveram-se impecáveis.

    Elsa:
    Estas latas foram compradas no De Borla, mas em qualquer loja de artigos de casa, nas lojas chinesas e até supermercados encontrará latas à venda.

    Saudita:
    Sim, é utilizada uma lata normal de bolachas, mas vai ao frono sem tampa. A tampa só é colocda depois para guardar o bolo enquanto este envelhece.

    Ana e Gota de água:
    Se não encontra as latas, depois de as embrulhar com papel de alumínio, o melhor mesmo é colocá-las numa caixa plástica ou noutro recipiente fechado.

    ResponderEliminar
  24. Uma graça pra presentear hein?!!!!

    ResponderEliminar
  25. Gostei muito da ideia... no próximo ano vou tentar seguir esta ideia dos presentes personalizados.

    Bjinho e bom Natal

    ResponderEliminar
  26. Adorei a idéia ...

    Pro ano que vem já sei como me programar ...

    Aqui em casa vai ter um Natal bem português...

    Um abraço e feliz festas...

    ResponderEliminar
  27. Anónimo22:22

    Mas que rica idéia, ando sempre a "vasculhar" coisas diferentes e deparei-me com este bolo, pró ano serei eu a fazer sucesso. Obrigada ;-)

    ResponderEliminar
  28. Boa Tarde!

    Joana, essas latas (as que vemos nas fotografias) aguentam ir ao forno com os bolos? Não ficam amareladas no interior nem perdem as cores exteriores?

    ResponderEliminar
  29. Olá, Joana
    Graças às tuas brilhantes ideias, este ano estou a pensar oferecer o bolo de Natal em lata. Só tenho duas dúvidas que gostava muito que me esclarecesses.
    1ª Este bolo leva algum tipo de fermento?
    2ª Se fizer esta semana o bolo será que o mesmo estará comestível daqui a 4 semanas? (Tens noção do tempo médio de validade?) Tenho mesmo receio que o bolo não se aguente tanto tempo em boas condições.
    Obrigada pela tua resposta e continuação de óptimas inspirações.

    ResponderEliminar
  30. luarte:

    o bolo não leva nenhum tipo de fermento, e acredita que podes perfeitamente fazer com antecedência que dura e fica ainda melhor. Mas tens de seguir todas as indicações mesmo. Não cortes no alcool, nem no açúcar e segue mesmo estes passos para a conservação.
    o ano passado fiz em novembro para oferecer no dia 25 de dezembro e ficaram deliciosos e foram muito elogiados. Até porque estes bolos podem durar cerca de 10 semanas.
    espero ter ajudado
    Joana

    ResponderEliminar
  31. Joana,
    Muito obrigada pela tua rápida resposta.
    Vou seguir à risca os teus conselhos.
    Obrigada mais uma vez.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Vanda22:32

    Olá! Excelente ideia!! Mas... Onde compro essas latas??

    ResponderEliminar
  33. Anónimo07:26

    As Minhas Receitas: Bolo De Natal >>>>> Download Now

    >>>>> Download Full

    As Minhas Receitas: Bolo De Natal >>>>> Download LINK

    >>>>> Download Now

    As Minhas Receitas: Bolo De Natal >>>>> Download Full

    >>>>> Download LINK zK

    ResponderEliminar

Imprimir