Sopa de Morangos, Vinho do Porto e Hotelã com Gelado de Baunilha

Quando me casei (há já 5 anos), a pré-sobremesa da nosso jantar era uma fantástica sopa de morangos e vinho do porto, servida numas tacinhas pequeninas e que deliciou todos os convidados. Lembrei-me já dela muitas vezes, mas por uma razão ou por outra ainda não me tinha aventurado numa tentativa de a recriar.
Para este jantar de "Sábado a 6", e depois de andar às voltas com o que fazer para sobremesa, lembrei-me de finalmente tentar fazer a sopa de morangos. E, para a complementar - apesar de na realidade não presisar de nada mais - servi juntamente com uma bola de gelado de baunilha. Coisas simples e deliciosas...

Ingredientes para 6 pessoas:

500g de morangos
250g de açúcar
1,5 calices de vinho do Porto
400ml de água
12 folhinhas de hortelã
6 bolas de gelado de baunilha (caseiro ou de compra)

Preparação:

Coloque a água, o vinho do porto, o açúcar e 6 folhas de hortelã num tachinho e leve ao lume. Deixe ferver 10 minutos.
Entretanto arranje os morangos lavando-os e retirando-lhes o pé e junte-os à calda de açúcar assim que tiverem passado os 10 minutos, deixando depois ferver mais 5 minutos.
Ao fim desse tempo retire do lume e triture tudo muito bem com a varinha mágica. Coe depois o líquido para retirar as graínhas dos morangos e obter um líquido mais aveludado.
Coloque a sopa de morangos numa jarra e leve ao frigorífico a arrefecer (a mistura deve estar bem fria antes de servir.)
Para servir coloque uma bola de gelado em cada uma das tacinhas e decore-a com uma folhinha de hortelã.
Já na mesa verta a sopa de morangos em cada uma das tacinhas com o gelado de baunilha.

Bom Apetite!

17 comentários :

  1. Anónimo09:13

    Uma sobremesa diferente...tenho de experimentar!

    ResponderEliminar
  2. Fiz bem em esperar pela sobremesa, deve ser bem deliciosa.
    ;)

    ResponderEliminar
  3. tem um aspecto delicioso, e parece muito facil de fazer.

    ResponderEliminar
  4. Que aspecto delicioso. Achei original!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Mas que delicia deve ser!! Eu ja andava de olho numa semelhante!! Tenho q experimentar com dias de calor! Bjs

    ResponderEliminar
  6. mnham mnham =P

    kiss kiss

    ResponderEliminar
  7. Que sobremesa original:)Parabéns! isto aqui é só aprender! **

    ResponderEliminar
  8. Que receita maravilhosa e bem apresentada, tenho certeza que deve está deliciosa também. Um abraço, Marta.

    ResponderEliminar
  9. Uma verdadeira delicia mesmo.. adorei!

    ResponderEliminar
  10. Deliciosa e diferente!!!
    Adorei!!!
    Bjks
    Ivani

    ResponderEliminar
  11. Sobremesa lindíssima e realmente parece fácil de fazer. Fiquei com muita vontade de provar. Tento e depois digo como ficou! ;)
    Um abraço,

    Carol Jardim
    --
    www.raizdegengibre.com

    ResponderEliminar
  12. Comprei agora o seu livro e estou a adorar, esta receita também de ve ser deliciosa, parabéns.

    ResponderEliminar
  13. Essa receita está com uma cara ótima!
    Sucesso pra você.

    casaefogao.blogspot.com
    fundoseatelie.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Uma receita simples, fácil mas deliciosa (foi testada ontem) ;)
    Dei-lhe um pequeno twist pessoal, acrescentei um pau de canela à calda e troquei o gelado de baunilha por sorvete de limão... o resultado foi divinal :D yummy!
    Btw, estou a adorar e devorar cada página do "Feito em casa" :) Parabéns e obrigado pela inspiração!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo19:17

    ola Joana sou uma grande fã das suas receitas,já algum tempo que ando atrás da receita do licor beirão se me pudesse ajudar ficava muito agradecida :)

    ResponderEliminar
  16. Anónimo:

    Gostava de a poder ajudar, mas realmente não sei a receita para um Licor Beirão caseiro. Até acho que a receita desse Licor é um segredo muito bem guardado.

    Joana

    ResponderEliminar
  17. Anónimo09:05

    Olá! Acha que ficava bem com moscatel em vez de Vinho do Porto? Como é um vinho licoroso..

    Paulo

    ResponderEliminar

Imprimir