Esta tarte foi a nossa sobremesa no jantar com o F e a AM. Há muito que andava para experimentar esta versão e, visto que o meu amigo F. gosta muito de tarte de maçã achei que era a melhor altura para a fazer. Ou talvez não... Todos gostámos, mas o F. não ficou fã. Não que a tarte não estivesse boa, mas porque cometi dois pequenos erros (do ponto de vista deste meu amigo): servia-a morna e coloquei canela no recheio de maçã. Claro que o facto de ter repetido o bife wellington, não contribuiu nada para já não ter barriga para a sobremesa...
Amanhã é dia do ultimo workshop nas Amoreiras, às 17h na escadaria central. E no domingo, dia 29, é dia de ir finalmente ao Porto. Às 11h30 na "Praça das Esperiências" do porto.come (saibam mais aqui), e às 15h na Feira do Livro do Porto no stand A22. Apareçam!!
Ingredientes:
Massa
400g de farinha
200g de manteiga
5 colheres de sopa de água gelada
50g de açúcar
1 pitada de sal
2 ovos
Recheio
6 maçãs
150g de açúcar
4 colheres de sopa de farinha de trigo
raspas e sumo de 1/2 limão
2 colheres de chá de canela em pó
1 gema para pincelar
Preparação:
Misture a farinha, o açúcar e o sal e adicione a manteiga pratida em pedacinhos e a água fria. Misture com as mãos até obter uma massa esfarelada. Junte os ovos batidos e misture bem até obter uma massa homogénea. Se achar mais simples pode misturar a massa no robot de cozinha ou com a ajuda de uma batedeira. A massa deverá ser um pouco mole. Embrulhe-a em película aderente e coloque no frigorífico durante 30 minutos no mínimo.
Para o recheio descasque as maças e retire-lhes o centro. Corte-as depois em fatias finas e misture a canela, o açúcar, a farinha de trigo (que serve para absorver o líquido libertado pelas maçãs ao cozerem), as raspas e sumo de limão. Envolva tudo bem e reserve.
Retire a massa do frigorífico e divida-a em dois.Estique cada um dos pedaços formando 2 discos, sendo que um deles ligeiramente maior para formar a parte debaixo da tarte.
Utilize um pirex fundo e redondo com cerca de 25cm de diametro. Unte-o com um pouco de manteiga e forre-o com o disco de massa maior. Sobre a massa coloque o recheio de maçã e cubra com o outro disco de massa unindo bem as duas massas apertando com os dedos. Pincele depois a superfície com a gema batida e leve a assar no forno (180ºC) previamente aquecido, durante cerca de 45 minutos.
Sirva morna ou fria, simples ou com gelado de nata.
Bom Apetite!
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
Lá estarei domingo às 11 horas!
ResponderEliminarBjs
Bem doradinho e bonito. HHUUUMMMMM.
ResponderEliminar;)
Eu já experimentei fazer essa tarte e gostei imenso, e também a servi morna, agora no Verão pode-se servir também com uma bolinha de gelado.
ResponderEliminarBeijinhos
Obrigado pela partilha ficou uma tarte espectacular e deliciosa,
ResponderEliminarbeijinhos!!
hummmm!
ResponderEliminarpode ser uma fatia para mim sff?
parece deliciosa!
Linda tarte amiga, parabens
ResponderEliminarMas que tem um ótimo aspeto, tem!
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarJoana, tem óptimo aspecto, e estou certa que estava deliciosa.
ResponderEliminarBeijinho e bom fim de semana!
http://osdiasdanossavida.blogspot.com/
Finalmente no Porto, de certeza que vai ter um grande grupo de fãs ... :)A tarte está com aspecto delicioso. Como sempre parabéns
ResponderEliminarTarte deliciosa!
ResponderEliminarAdorei a receita!
Bom Final de Semana.
Bjs
Ivani
Como sempre, receita deliciosa!
ResponderEliminarBeijinho.
Que bom que vai ao Porto, mal vi quando ia estar na feira do livro, telefonei a minha mãe para ver se ela pode ir lá amanhã, para me comprar o livro e pedir um autografo :-) já que eu moro longe, espero que ela me faça esse favorzinho :-)))))
ResponderEliminarbeijinhos
Ola amiga!
ResponderEliminarQue bom ate da agua na boca, estou encantada como sempre com tudo por aqui,parabéns.
Beijinhos
que linda tarte!!! :)
ResponderEliminarAdorei o aspecto de tarte.... mas também sou suspeita pois adoro tartes de maçã!!!!
ResponderEliminarAcredito que seus "erros" foi mesmo só na visão de F. pois a canela no recheio e serví-la morna só a tornou mais especial!
ResponderEliminarParabéns pelo blog!
Quando der passa para um café
http://confrariadosnobres.blogspot.com
EU FUI!:D
ResponderEliminarRecebi uma dedicatória "Feita em Casa" e tive oportunidade de provar umas coisitas deliciosas! e DIGO-VOS, não é só de aspeto... é Mesmo muito boa A "cozinha" de Joana Roque! :D
Estava Tudo delicioso!
Adorei conhece-la!
Obrigada!
hum eu ca adorei esta tarte. eu ia adoar. adoro tudo o que lea maça
ResponderEliminarbeijinhos
Já fiz esta tarte 2 vezes, todos adoram! Obrigada pela receita
ResponderEliminarAdoro as suas receitas!!!
ResponderEliminarFiz esta tarte para assinalar o Thanksgiving e todos adorámos cá em casa.
ResponderEliminar