Pastelão de Ovos com Brócolos e Alho Francês

Os meus avós continuam a trazer-me legumes da sua horta. Agora chegam cá a casa alhos franceses, couves, brócolos, nabos e grelos de nabo. Mas chegam mais depressa que nós os conseguimos comer. Ou seja, comemos sopa que leva alho francês, nabo e couve entre outras coisas. E comemos seja lá o que for o jantar ou o almoço acompanhado de grelos ou brócolos ou então lá sai uma receita de carne ou peixe com os grelos e os brócolos. E quando eu penso que consegui arranjar espaço no frigorífico, e que já comemos quase todos os legumes, lá chega mais um cestinho com brócolos, alho francês , couves, grelos e nabos. E não, não me estou a queixar, mas os meus avós esquecem-se que nós só somos dois e enviam quantidade que dava pelo menos para o dobro. Algumas coisas congelam-se para mais tarde, mas a maioria vai-se comendo e vai fazendo parte das refeições cá de casa, como este pastelão comido num dia livre de carne...Porque já se sabe que cá em casa nada se desperdiça!

Ingredientes para 2 pessoas:

250g de brócolos
1 alho francês médio
4 ovos grandes
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho
4 colheres de sopa de natas ou leite

Preparação:

Coza os brócolos em água temperada de sal até estarem tenros. Entretanto corte o alho francês em rodelas não muito finas e lave-o bem. Leve uma frigideira anti-aderente ao lume com um pouco de azeite e junte as rodelas de alho francês deixando saltear. Acrescente o alho bem picado, e tempere de sal e pimenta. Junte os brócolos já cozidos e deixe saltear tudo envolvendo bem.
Entretanto bata os ovos com as natas ou o leite e uma pitada de sal. Acrescente à mistura de legumes e deixe cozinhar em lume brando. Ao fim de alguns minutos, vire o pastelão com a ajuda de um prato e volte a colocar na frigideira deixando cozinhar também do outro lado.
Sirva acompanhado com arroz branco e uma salada de tomate para uma refeição simples e para levar para o trabalho faça uma sandes com pão de cereais e umas folhas de alface.

Bom Apetite!

10 comentários :

  1. O primeiros grande prazer é serem os avós a trazerem, o segundo ter vegetais com procedência conhecida e de confiança, é um grande privilégio, parabéns.
    Adorei o pastelão, saboroso, simples e muito saudável.
    Beijos também aos avós.
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. É muito bom ter familia e amigos que nos presenteiam com legumes caseiros. Infelizmente isso não me acontece muito (toda a minha familia nasceu na cidade) e portanto tenho que comprar imensa coisa. Mas sou fã dos pastelões. A minha mãe fazia uns de cebola, salsa e salpicão que eram maravilhosos!

    ResponderEliminar
  3. Isto agrada-me!!! Muitoooo.... :)

    ResponderEliminar
  4. Gabriela11:14

    Olá Colher-de-Pau!
    ´
    Comprei recentemente o seu livro, já tenho várias receitas assinaladas para experimentar!.
    Estou a adorá-lo e aguardo ansiosamente pelo proximo :)
    vi lá uma receita de biscoitos que pretendo fazer este fim de semana, mas tenho uma dúvida: qual a capacidade da chávena lá mencionada? Agradecia se me pudessse exclarecer essa dúvida. Muito obrigada. bjs

    ResponderEliminar
  5. Gabriela11:15

    ah já me esqucia, é a receita de biscoitos de canela e azeite :)

    ResponderEliminar
  6. Uma óptima maneira de se confeccionar os legumes!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo12:52

    optima sugestao!!! Gosto de legumes e assim nunca comi!!

    bj
    Lucia

    ResponderEliminar
  8. Olá, há muito que acompanho o crescimento dos seus blogs e adoro! Sempre que falha a inspiração aqui venho eu! :)

    Gostava de deixar uma sugestão!
    Uma tag nova: comida para levar para o trabalho!

    Que tal?

    Continuação do seu sucesso!

    Cumprimentos,
    Ana
    http://projectoblogger.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. aqui está um petisco que eu não me importava nada de ter na mesa à hora do jantar.

    ResponderEliminar
  10. MONICA16:26

    OLA ONTEM EXPERIMENTEI O PASTELAO, MAS NAO CORREU MUITO BEM POIS NAO FICOU ASSIM CONSISTENTE, FICOU MAIS TIPO OVOS MEXIDOS, POIS NAO CONSEGUI VIRAR E TIVE QUE ACABAR POR MEXER COM A COLHER PARA NAO COMECAR A QUEIMAR, MAS ESTAVA BOM.
    NAO SEI SE UTILIZEI MUITO ALHO FRANCES E BROCULOS, MAS TIVE QUE UTILIZAR MAIS OVOS DO QUE O QUE MENCIONOU.
    PODE SER QUE PARA A PROXIMA CORRA MELHOR.

    ResponderEliminar

Imprimir