Caril de Frango com Iogurte e Cardamomo

Quando pensamos em caril pensamos sempre em carne ou peixe com aquele molho espesso. amarelado por causa do caril (mas maioritariamente por causa da curcuma que se encontra na mistura do caril) e com leite de coco. Pensamos quase sempre no caril típico de Goa.
Mas há uma variedade enorme de pratos que também são “caril”, que levam misturas de especiarias diferentes, com ou sem leite de coco, com mais ou menos legumes.
Por aqui vão-se fazendo algumas outras receitas de caril e esta ficou-nos no palato. Simples, com iogurte natural que lhe dá um travo ligeiramente ácido e muita cremosidade, e o aroma fresco do cardamomo. Nós gostamos. Espero que também gostem.

Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado de “Easy Cook”, nº 62, Junho de 2013)

½ frango sem pele e partido em pedaços pequenos
2 dentes de alho
1 pedacinho pequeno de gengibre fresco
1 malagueta
1 molho de coentros frescos
1 colher de sopa de óleo vegetal
1 cebola grande
1 colher de chá de curcuma (açafrão das indiasd)
1 colher de chá de garam masala
1 colher de chá de cominhos
2 cravinhos
1 pau de canela
6 vagens de cardamomo
200g de tomate pelado
150ml de iogurte grego natural
Sal q.b.

Preparação:

Num almofariz coloque os dentes de alho partidos em pedaços , o genbibre também em pedacinhos, a malagueta e metade dos coentros. Acrescente um pouco de sal e triture até obter uma pasta.
Entretanto corte a cebola em meias luas e cozinhe-a num tacho juntamente com o óleo vegetal. Assim que começarem a ficar douradas junte a pasta que preparou anteriormente e deixe cozinhar mais uns minutos. Junte depois as especiarias em pó e deixe continuar a cozinhar mais 2 0u 3 minutos sem parar de mexer. (Se estiver a agarrar, junte um pouco de água!)
Junte agora o frango em pedaços e deixe ganhar cor na mistura. Acrescente o pau de canela, os cravinhos, vagens de cardamomo previamente esborrachadas para que libertem o sabor das sementinhas no seu interior, o tomate pelado partido em pedaços e acrescente cerca de 250ml de água. Retifique de sal e deixe cozinhar em lume brando durante 40 minutos ou até o frango estar cozinhado e macio.
Acrescente finalmente o iogurte incorporando e polvilhe com os restantes coentros picados.
Sirva com arroz branco.

Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Vou experimentar, adoro receitas exóticas e com sabores diferentes :)

    ResponderEliminar
  2. Fiz ontem. Absolutamente delicioso! Muito obrigada :)

    ResponderEliminar
  3. solutions to all آنتی فراماسون of their issues. Qualified and اسمارت مگ dedicated specialists are always there to guide you through the solutions to any problem that you may face while exploitation the مجله ریما product.

    ResponderEliminar

Imprimir