Pães Brioche para Hambúrguer

Andava há imenso tempo à procura de uma receita de pão de hambúrguer que me enchesse as medidas. Vi muita coisa, mas nenhuma me enchia as medidas e me dava a vontade necessária de ir para a cozinha e colocar literalmente as mão na massa.
Até que chegou a revista de Julho da Good Food. Assim que olhei para a capa sabia que aquela era a receita. Eram exatamente aqueles pãezinhos que eu andava à procura: um pão brioche para hambúrguer.
Entretanto não consegui logo colocar a receita em prática mas, assim que tive uma tarde disponível para cozinhar, a prioridade foi preparar estes pãezinhos.
Pois tenho que dizer que compensam todo no trabalho que podem dar… não é muito, mas é algum. Mas são realmente deliciosos e tudo aquilo que eu andava à procura para elevar os hamburguês caseiros que se preparam aqui por casa.
Uma receita que vos aconselho vivamente a experimentar, e perfeita para congelar e ter sempre à mão.

Ingredientes para cerca de 12 pãezinhos:
(in “bbc Good Food”, Julho de 2014, página 13)

250ml de água tépida
2 colheres de chá de levedura seca (usei fermipan)
3 colheres de sopa de leite morno
2 colheres de sopa de açúcar
650g de farinha
4 colheres de sopa de manteiga amolecida
2 ovos + 1 ovo para pincelar
Sementes de sésamo q.b.

Preparação:

Numa taça misture a água, o leite, o açúcar e a levedura seca e deixe repousar cerca de 5 minutos até a mistura começar a ficar espumosa.
Junte depois a farinha, um pouco de sal e a manteiga e amasse bem com as pontas dos dedos até ficar com uma espécie de migalhas. Faça depois um buraco ao centro da taça e misture os ovos. Depois amasse tudo muito bem – a mistura é muito peganhenta mas é mesmo assim, à medida que for misturando e amassando mais a mistura ficará progressivamente menos pegajosa.
Quando a massa estiver bem amassada forme uma bola (a massa vai continuar sempre um pouco húmida…) e coloque numa taça tapada com película aderente. Deixe depois levedar entre 1 a 3 horas até que a massa dobre de volume.
Ao fim desse tempo volte a amassar a massa por mais dois minutos (se ainda sentir a massa muito húmida junte agora um pouco de farinha),
Divida depois a massa em 12 bolinhas e coloque-as em tabuleiros forrados com papel vegetal e espaçadas entre si. Polvilhe com um pouco de farinha e cubra com um pano limpo até os pãezinhos dobrarem de volume, cerca de 1 hora.
Pincele depois os pãezinhos com o ovo batido e polvilhe com sementes de sésamo. Com o forno previamente aquecido a 180ºC com ventilação – ou 200ºC sem ventilação – coloque 1 chávena de água num tabuleiro no fundo do forno para criar vapor e coloque os pãezinhos a cozinhar a meio do forno durante cerca de 20 minutos ou até ficarem dourados.
O vapor ajudará o pão a ficar mais macio.
Retire do forno e deixe arrefecer antes de os guardar num saco hermético. Use de imediato ou congele para mais tarde.

(Amanhã uma receita deliciosa usando estes pãezinhos….)

Bom Apetite!

15 comentários :

  1. Que boa sugestão. Estou a pensar fazer uns hamburgueres de frango, se tiver alguma dica partilhe por favor ;)


    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Já estou a imaginar um pãozinho desses daqui a uma horita era excelente.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/07/almondegas-de-feijao-com-molho-de-tomate.html

    ResponderEliminar
  3. Você não colocou a quantidade de fermento que vai na receita, só da levedura seca, qual a quantidade de fermento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos Mudar Brasil,

      Realmente foi um lapso ao escrever o modo de prepararão da receita. A receita não leva fermento, apenas levedura. Já está no entanto corrigido o erro.
      Obrigada pela chamada de atenção.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Não tem problema não, só mais uma coisa, o açúcar coloca junto com a farinha e o sal? Haha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corrigido mais uma vez. Afinal fui eu que me enganei da primeira vez...Quando escrevi fermento queria dizer açúcar.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
    2. Eu fiz os pães, ficaram bons, mas a massa achei muito peganhenta, mole, mas ficou uma delicia. Muito obrigado pela receita.

      Eliminar
    3. A massa é mesmo assim, mas os pães ficam deliciosos. Pelo menos eu acho.
      Ainda bem que gostou.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Ola . Não entendi muito bem. Qual a diferença de levedura e fermento, e onde encontro levedura?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Unknown:

      O fermento é o fermento em pó, ou fermento quimico, que se usa para os bolos como o fermento Royal.
      A levedura seca é fermento de padeiro seco - tipo fermipan - e a mistura tem sempre de levedar. Encontra em qualquer supermercado ao pé dos restantes fermentos.

      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
  6. Oie, eu vi que vc colocou que devem ser utilizados imediatamente...Vou abrir uma hamburgueria, e quero testar esta receita, quanto tempo dura a maciez dele, sabe me dizer? Abraçoss

    ResponderEliminar
  7. Ingrid Bispo17:51

    O uso de palavras como: tépida, arrefecer e chávena, é totalmente desnecessário em si tratando de uma receita (culinária). Mas, vou testar a receita, apesar das palavras descabidas.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo14:58

    Era era mesmo isto que estava à procura! Obrigada. Uma dúvida qual o tipo de farinha que se usa? T-65?

    ResponderEliminar
  9. VAZARAM MINHAS INFORMAÇÕES PESSOAIS PARA ALGUÉM QUE NEM ME CONHECE. Você nem estuda mais na UFRJ. Você já se formou como farmacêutica. Enquanto você ainda estudava na UFRJ, você nunca fez uma disciplina junto comigo, você nem me conhece, nem sabe quem eu sou e fica fazendo as coisas para me prejudicar. Você fez algo para prejudicar alguém que você nem conhece e nem nunca viu na vida.

    VAZARAM MINHAS INFORMAÇÕES PESSOAIS PARA ALGUÉM QUE NEM ME CONHECE. Eu estou falando do link da página do meu Google Drive pessoal, que alguém da coordenação da farmácia enviou para você sem a minha autorização.

    VAZARAM MINHAS INFORMAÇÕES PESSOAIS PARA ALGUÉM QUE NEM ME CONHECE. Eu faço a vontade da coordenação da farmácia e ainda sou prejudicado por uma pessoa, que nem mais estuda na UFRJ. Eu acho que eles pensaram que eu não iria descobrir o que eles fizeram comigo, mas eu descubro tudo.

    VAZARAM MINHAS INFORMAÇÕES PESSOAIS PARA ALGUÉM QUE NEM ME CONHECE. Alguém da coordenação da farmácia da UFRJ VAZOU as minhas informações pessoais para uma pessoa que nem me conhece.

    VAZARAM MINHAS INFORMAÇÕES PESSOAIS PARA ALGUÉM QUE NEM ME CONHECE. Eu acho que eles VAZARAM as minhas informações pessoais, porque acharam que eu iria ficar com medo, eles acharam que eles iriam me calar. Só que não funcionou.

    VAZARAM MINHAS INFORMAÇÕES PESSOAIS PARA ALGUÉM QUE NEM ME CONHECE. Pode avisar ao FDP da coordenação da farmácia que eu não tenho medo de nada, medo é para quem tem algo a perder, eu não tenho nada a perder, não sobrou mais nada para mim.

    VAZARAM MINHAS INFORMAÇÕES PESSOAIS PARA ALGUÉM QUE NEM ME CONHECE. Pode falar para a pessoa da coordenação da farmácia que VAZOU as minhas informações pessoais para você, que a maldade que essa pessoa fez comigo vai ter volta.

    VAZARAM MINHAS INFORMAÇÕES PESSOAIS PARA ALGUÉM QUE NEM ME CONHECE. Nada fica impune.

    ResponderEliminar

Imprimir