Peru Salteado “Limpa-Frigorífico”

O fim de semana já passou, entre uma celebração linda com toda a família. O batizado do Zé Maria e do primo, no domingo, concentraram todas as atenções e o regresso à semana normal foi mais lento do que se esperava.
A segunda –feira foi dia de muita arrumação e organização, e quando chegou a hora de tratar do jantar, foi mais do mesmo. Abrir o frigorífico e ver o que por lá andava.
Um resto de peru temperado que tinha sobrado de uma outra receita que tenho para partilhar, legumes vários e um jantar que limpou o que estava aberto e a necessitar de ser consumido.
Um jantar que dispensa apresentações e que faz parte do repertório de todos, com esta ou aquela variação.

Ingredientes para 2 pessoas:

175g de cubinhos de carne de peru (usei perna)
Sal e pimenta q.b.
1malagueta seca
1 dente de alho
½ batata doce grande - usei variedade de polpa cor de laranja
½ beringela
½ cebola grande
10 vagens de feijão verde
4 folhas de acelgas
2 colheres de sopa de coentros frescos

Preparação:

Tempere a carne de peru com sal, pimenta e o dente de alho picadinho.
Descasque a batata doce e corte-a em cubos. Descasque a cebola e pique-a também grosseiramente e corte a beringela em cubos. Prepare o feijão verde e corte-o em pedaços.
Leve uma frigideira ao lume com uma colher de sopa de azeite e deixe aquecer. Junte depois a carne de peru e deixe saltear até começar a ganhar cor. Junte depois a cebola, a batata doce e a beringela e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando. Tempere de sal e acrescente a malagueta seca partida ao meio. Acrescente agora o feijão verde em pedaços e as folhas de acelgas grosseiramente picadas.
Deixe saltear até os legumes estarem macios.
Polvilhe com os coentros frescos picados e sirva de imediato.

Bom Apetite!

2 comentários :

  1. O peru ficou delicioso e ... no aproveitar é que está o ganho!

    ResponderEliminar
  2. E em pouco tempo uma refeição saudável, nutritiva e bastante acessível :) Ontem tentei comentar a tua última publicação no Economia Cá de Casa, mas o computador apagou todo o texto mesmo antes de inserir o código :( Como já era tarde, ñ tive inspiração para voltar a escrever tudo de novo, mas resumidamente só queria dizer que concordo ctg, tb já pus o olho nalguns carrinhos alheios e acho q as pessoas nem se apercebem q acabam por gastar tanto ou mais em porcarias do q em produtos crus para serem confeccionados em casa, de raíz. Acredito tb q haja mt gente com poucas possibilidades para investir em alimentos e produtos melhores, mas tb acho q é possível, nem q seja com menos frequência. Agora comprar tudo pré-cozinhado e saído do pacote, é mau em todos os sentidos, especialmente para os mais pequenos, q crescem a comer mal, por causa do regime alimentar q os pais desenvolvem em casa. Bjinhos e parabéns pelo artigo 'polémico' :)

    ResponderEliminar

Imprimir