Nuggets de Peru com Maionese de Abacate

Com o tempo de Verão que se tem feito sentir, nada melhor do que refeições ao ar livre. Seja na varanda lá de casa, no quintal, no jardim ou num piquenique a serra, na praia ou no parque. É tempo de férias, e a altura ideal para começarem a surgir por aqui algumas sugestões de receitas para comer na rua.
Começo por estes nuggets de peru. Apesar de serem fritos (e podem sempre panar e colocar no forno para uma versão mais saudável), são mais saudáveis do que os tradicionais nuggets que associamos a cadeias de fast food, ou que compramos pré- feitos nos supermercados. Basta ler a descrição dos ingredientes para perceber que carne é coisa que mal entra na sua composição…
Esta versão caseira, em vez dos habituais peitos de peru ou de frango, é preparada com a carne da perna e da coxa. Além de ser mais barata é também mais saborosa, e tirando o tempinho extra a desossar e cortar, são bastante rápidos de preparar.
São uma boa sugestão para levar para um piquenique (atenção apenas à maionese de acompanhamento e o calor…) e certamente farão as delícias de grandes e pequenos. Acompanhem com uma salada com alface, tomate cereja, mini-mozarellas, cogumelos salteados, milho, rabanetes, couve roxa, cenoura ralada, cebola e croutons e terão uma refeição completa para comer ao ar livre ou dentro de casa.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 perna de peru com coxa com cerca de 1kg
Sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho
Farinha q.b.
2 ovos
Panko q.b. (pão ralado japonês – encontram à venda na área de produtos orientais de supermercados como o Jumbo ou o Supercor e se não encontrarem podem usar pão ralado normal)
2 limões
½ abacate
100g de maionese (caseira ou de compra)

Preparação:

Desosse a perna e a coxa de peru. Limpe-a de peles e de gorduras, e retire os ossos e as cartilagens. Corte depois a carne em cubos mais ou menos do mesmo tamanho e não muito pequenos. Tempere com sal, pimenta , o sumo de 1 limão e os dentes de alho picadinhos e deixe ficar a tomar gosto.
Prepare depois 3 taças. Numa coloque farinha, noutra os ovos batidos e na terceira o panko ou pão ralado.
Leve o óleo vegetal (eu uso de girassol) a aquecer.
Passe os cubinhos de peru primeiro pela farinha, depois pelos ovos batidos e finalmente pelo panko, cobrindo bem e leve-os a fritar no óleo quente até que fiquem dourados. Escorra depois sobre papel absorvente.
Prepare a maionese de abacate. Para isso coloque a polpa do abacate no copo da varinha mágica e regue com um pouco de sumo de limão e umas pedras de sal. Triture tudo até obter uma pasta e junte depois a maionese envolvendo bem. Retifique de limão e de sal, se necessário.
Sirva os nuggets de peru com quartos de limão e com a maionese de abacate.

Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Mas que belos nuggets, os miúdos vão adorar, bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Fiquei de olho nessa maionese ;) deve ser muito especial. Sugestões que rimem com sol e calor são sempre de acolher!
    Um beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Que belo aspecto...
    Ainda não almocei, será que ainda chego a tempo de comer nuggets?

    Beijinhos
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/07/caipirinha-de-melao-e-vodka-de-morango.html

    ResponderEliminar
  4. Óptimo aspecto!

    Conhece os mitos sobre a tensão alta? Descubra em

    letrademedico.blogs.sapo.pt

    Saúde. Medicina. Lifestyle. Actualidade

    ResponderEliminar
  5. Olá :)...
    5 ***** :D.... Adoro!
    beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Parece delicioso, pena que já não tenho perna de peru para experimentar. A maionese também deve ser ótima. Ficou a ideia para o próximo piquenique. obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar

Imprimir