Hambúrguer com Beringela e Queijo de Cabra

A história deste hambúrguer faz-se da história das duas últimas receitas. Dos pãezinhos brioche publicados ontem, do sabor da beringela e queijo de cabra da receita de anteontem, e também de um hambúrguer que comi há umas semana em Lisboa, no Mercado de Campo de Ourique.
Porque é mesmo assim. As minhas receitas fazem-se de várias coisas. Da conjugação de sabores fortes, e de legumes do mercado. Daquilo que como fora de casa. De receitas que me chamam a atenção assim que as vejo nas revistas ou nos livros. E depois há esse exercício delicioso que é ir para a cozinha e misturar, experimentar e tirar prazer em fazer algo que tanto pode correr muito bem, como muito mal… Desta vez correu muito bem!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 pãezinhos brioche para hambúrguer (receita aqui)
300g de carne de vaca picada
2 fatias de beringela
2 fatias de queijo de cabra
2 colheres de sobremesa de compota de cebola roxa (receita aqui)
Sal e pimenta q.b.
Rúcula q.b.

Preparação:

Divida a carne em duas porções e forme dois hambúrgueres. Leve uma grelha ao lume e deixe aquecer bem. Coloque um fio de azeite na carne e leve-a a grelhar. Tempere-a de sal e pimenta e deixe cozinhar de ambos os lados até a carne ficar a seu gosto, mais ou menos passada, mas ainda suculenta.
Grelhe também as fatias de beringela e quando estiverem quase cozinhadas acrescente as fatias de queijo de cabra para que derreta ligeiramente.
Monte depois o hambúrguer. Abra os pãezinhos ao meio. Na metade de baixo coloque a rúcula. Sobre esta o hambúrguer e uma colher de sobremesa de compota de cebola roxa, a rodela de beringela grelhada com o queijo de cabra e termine com a outra metade do pão.
Sirva de imediato. Com ou sem batatas fritas.

Bom Apetite!

1 comentário :

Imprimir