Salmão Curado

Ás vezes acho que não vale a pena. Que o esforço, o trabalho e até a dedicação não são valorizados. Acho que não vale a pena seguir o caminho assim e que é preciso mudar alguma coisa. Fico desiludida e sem saber bem o rumo… vou andando e espero que a resposta às minhas dúvidas surja entretanto.
Às vezes surge… outras vezes não. Sem saber bem o que fazer, fico a matutar naquelas ideias na esperança que algo mude. Que tudo se torne mais perfeito, simpático e possível.
Depois há aqueles dias em que tudo vale realmente a pena, que tudo é valorizado, em que tudo é apreciado. Mas será mesmo? Ou sou eu que sou tão tonta que acredito?
Entre as duvidas, as diferença, e o não saber se vale ou não a pena um salmão curado em casa. Um desafio. (Porque afinal há tantos desafios na nossa vida…)

Ingredientes:

1 lombo de salmão com cerca de 500g (sem espinhas mas ainda com pele)
200g de sal fino
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de aneto picado

Preparação:

Numa taça misture o sal fino com o açúcar e o aneto picado.
Num tabuleiro ou pirex coloque metade da mistura de sal, coloque o filete de salmão e por cima coloque a restante mistura. Cubra com película aderente e deixe ficar cerca de 12 horas – de um dia para o outro – bem coberto no frigorífico.
Ao fim desse tempo retire o salmão do frigorifico, lave-o bem em água corrente, seque e está pronto a utilizar.
Sirva em fatias finas – como o tradicional salmão fumado – e sirva com tostas e queijo creme ou com panquecas de ovo.
Poderá guardar bem embrulhado em pelicula aderente no frigorífico cerca de 3 ou 4 dias até usar ou congelar também embrulhado em película aderente.

Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Anónimo09:54

    Bom dia Joana!!! Apesar de já a seguir há muitos anos nunca comentei.. Muitas foram os dias que chorei a ler as suas publicações porque a percebia e até parecia que estava a escrever para mim e muitos foram também os dias que fiquei feliz pelas suas vitórias que de certa forma acabávam por ser um pouco minhas também (e de todos nós que a acompanhamos e gostamos de si)!! E é por isso mesmo que vale SEMPRE a pena..porque há SEMPRE alguém que a entende, que a espera e que a ADMIRA!! Para além de todos nós, agora também tem um menino que vai olhar sempre para si. Para ele, a Joana vai ser sempre um exemplo de alguém de não se acomodou à mediocridade e que tentou sempre fazer diferente e melhor! O Zé Maria vai tê-la como um ponto de referência tal como muitos de nós já a temos!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Joana, Sou sua seguidora à muito tempo e venho todos os dias visitar o seu blog. Tenho todos os seus livros! Admiro e sigo o seu trabalho. Mudou e melhorou muito a minha maneira de cozinhar! Continue o excelente trabalho :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Cissi18:32

    Olá Joana sou médica e mãe de três filhos .Sempre prezei a vida da família e dediquei-me à profissão e à minha família de um modo que muitos nunca acreditaram ser possível. Gostava de trocar ideias consigo. Pode, se quiser, dirigir-se a mim através do meu e-mail. Fica a aguardar, beijinhos. Aqui está oi meu e-mail: anestamc@iol.pt

    ResponderEliminar
  4. Adoro salmão, tenho de experimentar esta sugestão! Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  5. Gostei imenso da sugestão! e acredito que valha sempre a pena, quanto mais não seja porque nós mesmo, se não há mais ninguém que o faça, temos de valorizar as nossas vitorias!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Anónimo17:33

    Boa tarde Joana. Acedi ao seu blogue pela busca da receita do salmão curado e comecei a ler a sua publicação e surpreendi-me. Hoje pensei num salmão curado (numa receita que aprendi na minha profissão, mas que a queria transformar) para fazer algo hoje por mim. Algo que me fizesse sentido. Sofri um abalo tão grande na minha vida que ao ler as suas palavras pareceu-me terem ser ditas por mim hoje. Pensei também se valeria a pena, ao reler e ler os comentários, vi que se mais ninguém valoriza o que sou, que faço ou que dou, estou cá eu e as minhas crianças para nos unirmos e nos realizarmos no futuro e aproveitar o resto da vida a que temos direito. Como acredito em Deus, julgo não ter sido por acaso vir parar a esta página e a esta publicação. Pode não acreditar, mas o seu desabafo foi hoje o meu e ao ler tudo o que está aqui escrito, deu-me força para seguir e preparar novos objetivos futuros. Obrigada a si e às suas leitoras amigas. Desejo que nestes meses de diferença entre publicação e meu comentário, a Joana tenha dado a "volta por cima" e hoje sentir-se bem mais valorizada. Eu sinto-me com um pouco mais de valor agora. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário.
      Todos temos dias assim. Em que estamos mais tristes e desanimados. Em que realmente existem coisas que parecem que não valem a pena apesar do nosso esforço e dedicação.
      Eu confesso que ultrapassei esses pensamentos, acreditando no que faço e para quem faço. Mas principalmente dando-me valor a mim.
      Um grande beijinho e que também tudo se resolva na sua vida.
      Joana

      Eliminar

Imprimir