Peito de Pato com Acelgas e Molho de Framboesas e Vinho do Porto

Da minha cozinha saem coisas sempre muito diferentes. Tanto podem sair umas simples costeletas com molho de mostarda e cerveja para o jantar, como uma salada russa para o almoço, uma massa com atum, ou um magret de pato.
Depende dos dias, dos ingredientes e da disposição e inspiração do momento. Esta receita foi uma junção feliz de coisas. Peito de pato que havia no congelador e framboesas frescas e acelgas que tinham vindo do dia anterior do mercado biológico.
Depois quase hora de almoço e algo que se preparou em cerca de 30 minutos, enquanto o Miguel deu a sopa e a fruta ao rapazinho cá de casa.
Rápido, saboroso e bonito. Pelo menos nós achamos.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 peitos de pato (magret)
1 molho de acelgas (cerca de 400g)
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
75g de framboesas
50ml de vinho do Porto
10g de açúcar

Preparação:

Lave as acelgas e corte-as em pedaços, como se fosse um caldo verde mas mais grosso. Reserve.
Prepare o peito de pato. Com uma faca bem afiada faça golpes em toda a camada de pele em forma de losangos. Tempere de sal e pimenta e coloque o peito de pato, com a pele virada para baixo numa frigideira anti aderente bem quente sem adicionar nenhuma gordura. Deixe cozinhar até a pele do pato estar dourada, cerca de 8 minutos. Vire do outro lado e deixe cozinhar mais alguns minutos (Tenha em atenção que ao cortar o peito de pato deverá estar sempre rosado, mais ou menos consoante o seu gosto pessoal, mas nunca deixe passar a carne em demasia) .Deixe repousar a carne antes de cortar.
Leve depois outra frigideira ao lume com um pouco de azeite e deixe aquecer. Junte depois as acelgas cortadas, tempere de sal e pimenta e deixe saltear até estarem cozinhadas mas ainda crocantes.
Para o molho, leve um tachinho ao lume com as framboesa, o vinho do porto e o açúcar e deixe ferver uns minutos até o vinho reduzir. Triture depois com a varinha mágica e coe o molho para retirar as sementes das framboesas.
Corte depois o peito de pato em fatias e sirva juntamente com as acelgas e o molho de framboesas.

Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Hummm que óptimo aspecto, adorei

    ResponderEliminar
  2. Tudo depende dos dias, da inspiração e da vontade - simples ou mais elaborado, o talento está todo lá :)
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Visite nosso site de replicas de relógios sp somos os maiores vendedores do google todos produtos são classe AAA replicas de relógios rolex, replicas de relógios tag heuer, relogios sp, replicas de relogios sp, nos faça uma visita venha em uma de nossas lojas em sp...


    Nossos parceiros em telas mosquiteiras importadas dos estados unidos, não propaga chamas, fungos ou mofos, são telas de fácil limpeza e protegem sua família contra picadas de insetos, principalmente os mosquitos da dengue.Telas mosquiteiras litoral norte, telas mosquiteiras sp, telas mosquiteiras ubatuba, telas mosquiteiras ilha bela, telas mosquiteiras ilha comprida, telas mosquiteiras granja vianna, telas mosquiteiras alphaville, telas mosquiteiras cotia, telas mosquiteiras jundiai

    ResponderEliminar
  4. Bonito, sim senhora e com certeza, saboroso também :) Bjinhos.

    ResponderEliminar

Imprimir