Peras (de S. Joao) Bêbadas

Depois de mais uma ida às compras, ao mercadinho biológico, não resisti a trazer as peras para casa. Pequeninas, amorosas, ainda um pouquinho verdes, mas perfeitas para fazer assim, na versão bêbada.
Pois as peras vieram e andaram por aqui mais de uma semana até que finalmente tiveram o fim desejado. Umas peras aromáticas e muito saborosas que são sempre uma excelente sugestão para sobremesa. Gulosa como sou acho que a calda de vinho tinto e vinho do porto, assim como as peras, acompanham lindamente uma bola de gelado de baunilha…
Uma sugestão para o fim de semana!

Ingredientes:

500g de peras de S. João (umas peras pequeninas, mas podem usar pera rocha, vão é demorar mais tempo a cozinhar)
400ml de vinho tinto de boa qualidade (usei um vinho da bairrada “Marquês de Marialva”)
150ml de vinho do Porto
150g de açúcar amarelo
1 pau de canela
150ml de água

Preparação:

Descasque as peras mantendo-as ainda com o caule e reserve.
Numa panela coloque o açúcar, o vinho tinto, o vinho do porto e o pau de canela e mistura até que o açúcar esteja dissolvido. Leve depois o tacho ao lume e deixe começar a ferver. Junte depois as peras e deixe cozinhar em lume brando até que as peras estejam macias e não ofereçam resistência quando as tentar “atravessar” com uma faca. (Cerca de 35 minutos?)
Retire depois as peras, e acrescente a água à calda de vinho. Deixe ferver cerca de 10 minutos em lume forte até a calda apresentar uma consistência xaroposa. Verta a calda sobre as peras e coloque no frigorífico até servir.
(Para mim o ideal é servir as peras frias…)

Bom Apetite!

1 comentário :

  1. Anónimo10:59

    Olá, Joana,
    Nunca comentei, embora seja visita assídua e aprecie o seu trabalho (e já tenha experimentado, com sucesso, muitas das suas propostas).
    Hoje vi a receita das peras, que é a primeira que veja na blogosfera semelhante à minha. A maioria usa imeeeensos ingredientes, uma maçada! Queria só deixar-lhe uma sugestão (veja só o meu atrevimento!): costumo acrescentar à sua/minha receita uma folha de louro. Parece estranho mas funciona lindamente.
    Continuação do ótimo trabalho que tem vindo a desenvolver!

    ResponderEliminar

Imprimir