Ovos no Forno com Bacon e Tomate Cereja


Na ementa semanal das refeições que preparo cá por casa, há normalmente uma refeição por semana em que o ingrediente principal são os ovos. Que não haja dúvidas que os ovos são o meu ingrediente de eleição. Muito versátil e rápido de cozinhar, e que permite fazer quase tudo.
Os ovos são geralmente um jantar mais ligeiro de domingo à noite, ou o nosso jantar durante a semana num dia em que prevejo que vamos jantar mais tarde do que o habitual, ou que terei menos tempo para preparar o jantar.
Gosto também do equilíbrio no orçamento que uma refeição com ovos permite fazer. A juntar à refeição com ovos, há também semanalmente uma refeição vegetariana - sem carne, ovos ou peixe, e, provavelmente de duas em duas semanas uma refeição com atum de conserva. 
Também são adeptos de equilibrar assim as vossas ementas e orçamentos?


(Entretanto deixo a informação de que vai haver um novo workshop no Porto, nos Workshops Pop-Up, na Rua do Almada, 275, no 12 de Outubro pelas 15h - o sábado dia 11 já se encontra esgotado. O tema  - Sobremesas Rápidas para Impressionar. As inscrições já começaram. Qualquer informação acerca do workshop façam-na para o seguinte endereço info@workshops-popup.com


Em Coimbra também haverá um workshop, dia 10 de Outubro, pelas 19h, na Quinta do Ribeiro em Antuzede - Coimbra. Com o tema - Comidas para o Conforto do Lar. Para inscrições e informações workshopquintaribeiro@outlook.com)


Ingredientes para 2 pessoas:

100g de bacon
2 ovos
200g de tomate cereja
1 molhinho de manjericão fresco
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de azeite

Preparação:

Corte o bacon em cubinhos e leve-o a alourar juntamente com o azeite numa frigideira anti aderente. Quando o bacon começar a ficar chocante, coloque tudo num pirex ou prato de ir ao forno e reserve.
Lave o tomate e corte-os ao meio. Junte depois à mistura de bacon, assim come metade do manjericão, tempere de sal e pimenta e envolva bem. Leve depois ao forno previamente aquecido, cerca de 15 minutos ou até os tomates cereja começarem a cozinhar.
Retire os tomates do forno e abra cuidadosamente um espaço entre os tomates, onde deverá colocar os ovos cuidadosamente para não rebentarem.
Leve novamente ao forno mais alguns minutos até que os ovos fiquem cozinhados a seu gosto.
Retire do forno e antes de servir polvilhe com o restante manjericão. Sirva com pão para um refeição mais ligeira, ou com arroz branco.


Bom Apetite!

10 comentários :

  1. Anónimo09:36

    Olá Joana. Também costumo usar ovos na refeição, e às vezes é uma "tortilha" no forno para aproveitar restos de legumes cozidos. Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,
      Eu cá acho mesmo que uma refeição com ovos é sempre maravilhosa e uma opima maneira de limpar o frigorífico.
      Por acaso hoje é dia de refeição "vegetariana" cá em casa.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. bOM dIA!
    Acho maravilhoso estas refeições super versáteis, além de saborosas, são simples e deliciam qq um.
    Esses ovinhos com certeza que faziam as delicias cá em casa.
    Um Beijinho!
    Cláudia L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia,
      É que fazer uma alimentação com menos carne ou peixe e mais económica não é difícil nem sequer menos saboroso... é mesmo uma questão de inspiração.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Tem um aspecto delicioso... Obrigado pelo seu blog... pela inspiração de todos os dias e pelas receitas tantas vezes fáceis e versáteis..
    Beijinhos
    Patrícia*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia,
      Muito obrigada pelas suas palavras. E como estas receitas são realmente o que se cozinha aqui por casa, é mais fácil serem realmente simples e versáteis.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. que belo aspecto!
    Beijinho,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Anónimo23:02

    Muito semelhante ao que faço (um jantar por semana é veggie, outro é sobras/ovos), não só por motivos orçamentais mas também por uma questão de saúde, o que acaba por originar ainda uma poupança de recursos, por isso só vantagens. As ideias da Joana ajudam e muito a variar, criar alternativas e enriquecer as ementas. Obrigada, mais uma vez.
    Ana Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      É realmente verdade o que diz, além de questões orçamentais a nossa saúde, com a diminuição do consumo de carne e peixe - que consumimos em demasia - agradece.
      Obrigada pelas simpáticas palavras.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir