Entrecosto com Molho Caramelizado de Whiskey


Não há fim se semana que acabe e não se fique com a sensação de que os dias passaram a correr, de que não houve tempo para nada e que devia já ser fim de semana outra vez.
O nosso não foi diferente do habitual. A ida à piscina do Zé Maria, compras muito necessárias no mercado biológico e muitos outras afazeres que, num instante fazem os dias chegar ao fim!
A satisfação de ir ao mercado em inicio de primavera, e trazer as primeiras ervilhas tortas do ano, assim como ervilhas para debulhar e batatinhas novas. Muitas cores e finalmente as couves a deixarem de dominar as bancas!
Neste fim de semana houve ainda tempo de testar novas receitas de pão caseiro, ainda mais rápidas e simples, e que tornam a tarefa de fazer pão em casa a coisa mais simples do mundo, e que não implica amassar ou sequer uma máquina para amassar o pão.
Prepararam-se também sumos naturais e fizeram-se refeições na varanda para aproveitar os dias muito simpáticos que estiveram por aqui.
E houve ainda tempo para preparar este delicioso entrecosto adocicado e caramelizado, com um molho delicioso e perfeito para lamber os dedos no final.
A receita fica por aqui, pois merece mesmo ser partilhada.





Continuo também a convidar-vos para o workshop de Brunch, que decorrerá este domingo, sia 19 de Abril às 10h, na Quinta do Ribeiro, em Antuzede - Coimbra. Se não conhecem a Quinta, nem imaginam como vai ser agradável poder desfrutar de um brunch, com este tempo magnífico à beira da piscina, ou no lindíssimo jardim. Ainda há algumas vagas, mas inscrevam-se e fiquem saber mais no endereço workshopquintaribeiro@outlook.com.

Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado de “Olive” Fevereiro de 2015, página 52)

700g de entrecosto 
sal q.b.
1 colher de chá de pimenta da jamaica (allspice)

Molho de Whiskey:
3 colheres de sopa de whiskey
50g de açúcar amarelo
50g de ketchup
1 colher de sopa de mostarda de Dijon
1 colher de sopa de Molho Inglês
2 colheres de sopa de Molho de soja
1 colher de chá de pimenta da Jamaica (allspice)

(Se não encontrar pimenta da Jamaica, substitua por uma mistura de canela, cravinho e cominhos)

Preparação:

Corte o entrecosto separando-o pelos ossos e coloque-o num tabuleiro que vá ao forno. Tempere de sal e com a pimenta da jamaica e cubra com um pouco de água a ferver, apenas para cobrir o entrecosto. Tape com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 1h15.
Entretanto coloque todos os ingredientes do molho num tachinho e leve ao lume com 1 colher de sopa de água e deixe levantar fervura. Desligue e reserve.
Ao fim de 1h15 retire o entrecosto do forno e cuidadosamente escorra a água. Cubra o entrecosto com metade do molho, envolvendo bem e volte a colocar no forno, desta vez aumentando-o para 220ºC. Deixe cozinhar mais 30 minutos, virando e pincelando o entrecosto com o restante molho, de modo a que fique caramelizado e peganhento.
Sirva com uma salada e batatinhas assadas.


Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Que delícia!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:27

    Uma bela sugestão para dias cheios de sol, a piscar o olho às patuscadas de Verão. E uma boa variação para o entrecosto grelhado. Um bom início de semana, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,
      é sim uma boa alternativa aos churrascos de verão. Tem tudo a ver com amigos e patuscadas.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. que aspeto mais delicioso, como eu adoro entrecosto esse devia ser divinal.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica muito bom.
      Vale a pena experimentar.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Anónimo11:20

    Não haverá na receita um engano com as temperaturas do forno? Primeiro vai ao forno a 200º e após colocação do molho vai segunda vez ao forno aumentando a temperatura para 200º?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão.
      Já retifiquei.
      Obrigada pelo reparo.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir