Bebida Vegetal de Noz


Por motivos que não sei bem explicar, ainda estava grávida do António, quando o leite me passou a causar enorme mau estar. Na altura ainda pensei que fosse por causa da gravidez, mas mesmo depois de ele nascer, nunca mais pude beber leite sem ter imensos efeitos secundários, e por isso deixei. No entanto os queijos e iogurtes continuam a fazer parte da minha alimentação, mas passei a consumir, de tempos a tempos algumas bebidas vegetais. Os miúdos gostam muito da bebida de aveia, que costumo comprar, mas eu confesso que gosto mais das bebidas vegetais de frutos secos e, como raramente consumo, costumava comprar. 
Mas, se há coisas que me fazem alguma confusão é o preço das bebidas vegetais de frutos secos. Principalmente porque são simples e rápidas de preparar e casa e, apesar do preço de alguns frutos secos, ficam muito mais baratas quando as fazemos em casa.
Gosto de usar as bebidas vegetais para papas de aveia por exemplo, e para preparar algumas coisas como pudins de chia ou receitas de inspiração vegetariana ou vegan.
Apesar das mais conhecidas serem de amêndoa, arroz, coco ou aveia, a noz, principalmente para quem tem nogueiras e nozes de forma “grátis”, fazem uma bebida vegetal muito saborosa e realmente económica.
(Só uma nota, todas as bebidas vegetais de frutos secos se fazem da mesma maneira!)

NOVO WORKSHOP “Receitas Simples e Rápidas para Organizar a Semana - Meal Prep”

FURADOURO- OVAR - 17 de Março: Colher de chá, 10h - inscrições geral@colherdecha.pt

Próximos Workshops:

“Receitas para a Páscoa”

PORTO - 16 de Março:  Workshops Pop Up Porto, 11h30 - (INSCRIÇÕES AQUI)

LISBOA - 30 de Março : Workshops Pop Up Chiado, 11h30 - (INSCRIÇÕES AQUI)


Ingredientes para cerca de 750ml de bebida vegetal:

250g de miolo de noz
750ml de água
1 colher de sobremesa de mel ou 1 tâmara (opcional)

Preparação:

De véspera demolhe as nozes em água (até cobrir os frutos secos na totalidade). 
No dia seguinte, escorra o miolo de noz, descarte a água onde demolharam e coloque os frutos secos numa liquifificadora ou robot de cozinha. Acrescente a água e a tamara ou o mel e triture bem durante 1 minuto.
Forre um coador com gaze (eu uso gaze que compro na farmácia) e coloque-o sobre uma taça ou outro recipiente. Verta a mistura sobre o coador e deixe escorrer na totalidade. Ficará com a polpa da noz no coador, que pode aproveitar para fazer outras preparações, bolos ou bolachas, por exemplo, e na taça a bebida vegetal. 
Coloque a bebida numa garrafa e guarde no frigorífico e consuma no espaço de 3/4 dias.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo13:07

    A bebida vegetal de noz é bastante agradável, tal como as outras.
    O modo de preparação deste tipo de bebidas com sementes ou grãos, é similar ao processo feito com os frutos secos (demolhar, escorrer a água de demolhar, e triturar com água).
    Quando o fazia, juntava um pouco de sementes de linhaça ou chia só para dar um pouco de "corpo" ao líquido. Também, aproveitava a "polpa" (resíduo depois de bem espremido), que levava ao forno para secar e ficar com uma espécie de farinha.
    Uma boa sugestão que vai ser um lembrete para retornar ao hábito de preparar bebidas vegetais.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Nao trabalhos em purtugal! Tudo e uma merda Grande!!! Ajuda amigos, ajuda a puurtugal! Agora mais que numca ajuda per me....

    ResponderEliminar

Imprimir