Creme de Couve flor com Fios de Bacon Crocantes



Não me canso de dizer que o bacon torna tudo mais apetitoso! 
E ainda por cima se usarmos Bacon da Primor que, mais uma vez, e pelo 6º ano consecutivo, ganha o prémio de “Escolha do Consumidor”.
Desta vez a Primor desafiou-me a fazer uma receita com estes fios de bacon. Pensei em muitas coisas, panquecas de bacon e queijo, ovos com fios de bacon e espinafres, numa pizza, em massas gratinadas....  mas a receita saiu, instintivamente, e quase sem pensar muito nisso.
Estava eu a fazer sopa, uma sopinha bem básica, quando olho com outros olhos para a embalagem de fios de bacon no frigorífico e foi assim como se, de repente, tivesse a certeza da combinação que ia usar.
Um creme de couve flor enriquecido com os fios de bacon. E uma maneira muito agradável de começar uma refeição.

NOVO WORKSHOP “Receitas Simples e Rápidas para Organizar a Semana - Meal Prep”

FURADOURO- OVAR - 17 de Março: Colher de chá, 10h - inscrições geral@colherdecha.pt

Próximos Workshops:

“Receitas para a Páscoa”

PORTO - 16 de Março:  Workshops Pop Up Porto, 11h30 - (INSCRIÇÕES AQUI)

LISBOA - 30 de Março : Workshops Pop Up Chiado, 11h30 - (INSCRIÇÕES AQUI)


Ingredientes para 4 pessoas:

1 couve flor pequena
1 courgete pequena
1 cebola
sal q.b.
azeite q.b.
150g de fios de bacon Primor
coentros frescos q.b.

Preparação:

Separe a couve flor em raminhos e lave bem. Descasque a courgete e corte-a em pedaços, assim como a cebola.
Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e junte os legumes e deixe-os refogar ligeiramente durante uns 5 minutos. Acrescente depois de água até cobrir os legumes, tempere de sal, e deixe cozinhar em lume brando até os legumes estarem macios.
Triture depois a sopa, e acrescente água até ter a consistência desejada, uma sopa cremoso e não muito líquida. Retifique de sal e deixe levantar fervura novamente. Desligue.
Entretanto leve uma frigideira anti aderente ao lume sem adicionar gordura e deixe aquecer. Junte depois os fios de bacon e deixe fritar até que fiquem crocantes. Retire e deixe escorrer sobre papel absorvente.
Sirva a sopa bem quente com os fios de bacon crocante e os coentros frescos picados.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Anónimo09:52

    E assim, algo simples e "aparentemente" banal fica sofisticado com a junção do bacon (ou outro elemento - presunto/chouriço crocante, croutons, sementes ou frutos secos tostados).
    Para experimentar, logo que encontre os fios de bacon à venda (não os vejo nos supermercados que frequento na minha zona, e possivelmente só num hipermercado quando passar por lá).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. UUUhhhhhh...cremas, cremas, cremasssss! Amo nas cremas! Crema do rabos, porco gordinho com crema e muitas mais cremas. Ahhhh nas cremas!

    ResponderEliminar

Imprimir