Bolo de Natas à Antiga


Há anos que não fazia este bolo. É daqueles bolos muito tradicionais, básicos até. Os chamados bolos de chá, ou para o lanche.
Neste caso, as natas - que não são usadas batidas, mas sim diretamente da embalagem - são a gordura usada para fazer o bolo, em vez de manteiga ou óleo/azeite.
Se não me engano esta era a “receita” que a madrinha da minha irmã fazia tantas vezes, e que tantas vezes comi em casa dela.
Lembrei-me de fazer este bolo para receber uns amigos. E ficou a ideia, de poder fazer este simples bolo para o dia do pai, já dia 19 de Março, com a ajuda dos miúdos. (Na verdade é o que costumamos fazer aqui em casa! Apenas um simples bolinho para comemorar o dia do pai!)
E como as coisas simples ficam especiais com outras coisas simples, para o dia do pai podem decorar com este lindo cake topper! (O cake topper veio da @rocknbakebysp e é onde encomendo todos os meus toppers de bolo)

NOVO WORKSHOP “Receitas Simples e Rápidas para Organizar a Semana - Meal Prep”

FURADOURO- OVAR - 17 de Março: Colher de chá, 10h - inscrições geral@colherdecha.pt

Próximos Workshops:

“Receitas para a Páscoa”

PORTO - 16 de Março:  Workshops Pop Up Porto, 11h30 - (INSCRIÇÕES AQUI)

LISBOA - 30 de Março : Workshops Pop Up Chiado, 11h30 - (INSCRIÇÕES AQUI)


Ingredientes:

250g de açúcar
4 ovos grandes
2 colheres de sopa de manteiga
200ml de natas
250g de farinha de trigo
1 colher de chá bem cheia de fermento

Preparação:

Derreta a manteiga e reserve. Misture a farinha com o fermento.
Bata as gemas com o açúcar, com a ajuda de uma batedeira, até obter um creme branco. Junte a manteiga derretida e continue a bater. Junte as natas, diretamente do pacote e misture bem.
Entretanto bata as claras em castelo.
Adicione depois alternadamente as claras e a mistura de farinha e fermento, envolvendo suavemente.
Coloque a mistura numa forma previamente untada e polvilhada e leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1 hora.
Retire da forma e deixe arrefecer uns minutos antes de desenformar. Deixe arrefecer sobre uma grelha.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. a minha mae fazia este bolo para as minhas festas de aniversrio mas metia sprinkles colorias para lhe dar cor e ficava muito muito giro! um classico sempre saboroso!
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  2. Anónimo13:29

    A receita deste bolo, lembra um bolo de laranja que a minha mãe fazia, com o sumo de laranja em vez das natas.
    Por coincidência, também, fiz no passado fim de semana, um bolo com natas e tangerina (gomos de tangerina e raspa ), o qual desapareceu muito rapidamente!
    Gosto de bolos simples, e este será para fazer, pois lembra os da minha infância.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana porque é que nunca mostra fotos do interior dos seus bolos? Têm todos tão bom aspecto e já fiz muitos que ficaram óptimos mas por vezes ficamos na dúvida como fica por não vermos asfotos. Obrigado. Uma fiel seguidora desde o 1º anos do seu blog. Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Acho q tenho por aí esta receita, mas c outro nome ;) Eu faço sempre biscoitos p oferecer ao meu pai e avô <3 Bjinhos.

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha,...vou experimentar,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  6. Parece-me uma excelente receita para o fim de semana :) Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Parece delicioso😋vou fazer

    ResponderEliminar

Imprimir