Frango Assado com Laranja, Limão e Alho


Nem todos os dias da semana são iguais. Há dias em que tenho mais tempo, e sei que posso fazer receitas um bocadinho mais demoradas. Outro dias o tempo é mais curto, chegamos mais tarde e casa, e ainda bem que consigo ter o jantar já quase pronto, porque são praticamente horas de jantar. E depois aqueles dias, em que estando em casa, basta colocar o jantar no forno, não me preocupar mais com essa tarefa e poder dedicar o tempo a tudo o resto que há para fazer. Talvez por isso seja uma fã incondicional de receitas de forno, e o frango assado está sempre no topo das preferências, por ser versátil e agradar a quase todos. 
Desta vez, e como temos recebidos muitas ofertas de laranjas - até porque os citrinos estão em época - nada melhor do que assar o frango com laranja e limão, que dá um gostinho especial, e ajuda a criar um molho, para quem depois gosta de regar por exemplo os legumes cozidos ou o arroz com o molho dos assados.
E mesmo que sobre, quem não gosta de sobras de frango assado para a marmita do dia seguinte, ou para um almoço rápido, inventando uma salada saborosa?

Próximos Workshops:

“Receitas para a Páscoa”

OVAR - Furadouro - 7 de Abril : Colher de Chá, 10h - inscrições em geral@colherdecha.pt


Ingredientes para 4 pessoas:

1 frango caseiro (cerca de 1,5 quilos)
1 cabeças de alho
sal e pimenta q.b.
1 laranja grande
1 limão
1 colher de chá de colorau
1 folha de louro
azeite q.b.

Preparação:

Limpe e prepare o frango. Tempere-o muito bem com sal e pimenta, por fora e por dentro da cavidade. Coloque depois o frango num tabuleiro que possa ir ao forno. Corte a laranja e o limão em quartos, e a cabeça de alho ao meio. Coloque depois a laranja, o limão, o louro e metade da cabeça de alho dentro da cavidade do frango. 
Regue com um fio de azeite, polvilhe com o colorau e massaje a pele (ajuda a que fique mais crocante e dourada) e se necessário tempere com um pouco mais de sal. Junte a restante cabeça de alho.
Tape depois o tabuleiro com papel de alumínio e leve o frango ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h30, até o frango estar macio. Retire depois o papel de alumínio e deixe tostar até que a pele fique dourada.
Sirva com acompanhamentos a gosto!


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo13:26

    olá Joana, tenho uma duvida:
    coloca sempre nos assados cebola no fundo do pirex ou tabuleiro?
    Obrigado
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Amigos, ajuda agora em portugal! Agora em portugal nao trabalhos (Z-E-R-O) e muitas Sopas dos Pobres tudos dias, MUITAS!!

    Ajuda!!!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo13:39

    Embora faça frango assado com laranja (em pedaços, marinado em sumo de laranja, e assado sobre rodelas de laranja), gosto desta variante para o frango assado com limão.
    O frango combina bem com citrinos, seja assado, sejam bifinhos com natas e laranja.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir