Tarte Húngara com Framboesas


Não sei porque esta tarte é assim chamada. Mas é o nome pela qual esta batizada no meu velhinho caderno de receitas. E também não sei porque lhe chamam tarte, porque na verdade não é bem uma tarte, e também não é bem um bolo...
O que sei é que a preparei para o dia nos namorados. Não que se ligue alguma coisa à data aqui por casa, mas porque foi um dia com desculpa para comer sobremesa depois do jantar.
A receita é bastante simples de fazer e perfeita para quem gosta de chocolate. E, apesar de a receita original não fazerem parte, esta minha versão levou um entremeio de framboesas só porque sim.
Acho que vale a pena experimentarem!

Próximos Workshops:

“Receitas para a Páscoa”

PORTO - 16 de Março:  Workshops Pop Up Porto, 11h30 - (INSCRIÇÕES AQUI)

LISBOA - 30 de Março : Workshops Pop Up Chiado, 11h30 - (INSCRIÇÕES AQUI)

Ingredientes para 1 tarte grande ou 6 individuais:

6 ovos
200g de chocolate 70% cacau
75g de manteiga
75g de açúcar
125g de framboesas frescas
2 colheres de sopa de farinha

Preparação:

No microondas ou em banho maria, derreta o chocolate partido em pedaços com a manteiga também em pedaços, até ficar uma mistura homogénea.
Separe depois as gemas das claras. 
Misture as gemas com o açúcar, misturando bem, Bata as claras em castelo e reserve.
À mistura de gemas e açúcar misture o chocolate com a manteiga derretida e misture bem. Envolva depois suavemente as claras em castelo. Reserve metade desta mistura no frigorífico.
À outra parte acrescente a farinha e volte a envolver.
Coloque depois esta massa numa tarteira SEM FUNDO AMOVÍVEL previamente untada com um pouco de manteiga e por cima disponha as framboesas, enterrando-as ligeiramente na massa. Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15/20 minutos, ou até estar cozido. Deixe arrefecer completamente.
Depois da base completamente fria, e sem a retirar da tarteira, cubra com a restante mistura, que guardou no frigorífico. Por cima decore com mais framboesas ou raspas de chocolate.
Guarde no frigorífico até servir.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Anónimo09:44

    Conheço esta tarte como "Bolo Mousse de Chocolate" ou "Delícia de Chocolate".
    Tinha uma colega que trazia este bolo quando fazia anos, era sempre um sucesso, além de ser um "estouro"! Era servido bem fresco e em fatias pequenas.
    Gosto do pormenor das framboesas, pelo contraste, e é capaz de ficar bem com morangos, laranjas/tangerinas ou clementinas.
    Para experimentar, pois há gulosos em casa apreciadores de chocolate.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Ai q delícia! Vou fazer num próximo convívio-refeição :P Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar

Imprimir