Moqueca Rápida de Pescada



O cabaz da peixinho da Lota é sempre uma agradável surpresa, porque me traz peixe que nem sempre seriam as minhas primeiras escolhas, e que me obriga depois a ser mais criativa nas refeições que planeio para a semana.

No último cabaz vieram umas pescadinhas pequenas, que tive como ideia inicial fazer fritas (pescadinhas de rabo na boca). Mas no dia em que as tirei decidi fazer uma espécie de moqueca e ficaram realmente deliciosas.

Na verdade é um peixe estufado em tomate, pimento e leite de coco e adapta-se super bem a quase todos os peixes.

Ficou mesmo bem, e fez-se num instante!


Ingredientes para 4 pessoas:


700g de pescadinhas  cortadas em pedaços não muito pequenos

1 pimento vermelho 

2 tomates

200ml de leite de coco

sal e pimenta q.b.

1 malagueta (opcional)

2 colheres de sopa de óleo de coco (na verdadeira moqueca leva azeite de dendé)

1 cebola grande

Coentros frescos


Preparação:


Pique grosseiramente a cebola e leve-a ao lume a refogar com o óleo de coco. Junte depois o tomate e o pimento em em cubinhos, e a malagueta e deixe refogar até estar macio. Junte a pescada e tempere de sal e pimenta. Assim que o peixe  esteja cozinhado - demora poucos minutos - junte o leite de coco e retifique de sal e pimenta. Deixe levantar fervura e polvilhe com coentros frescos picados.

Sirva de imediato com arroz bem soltinho.


Bom Apetite!


1 comentário :

  1. Olá
    desde que descobri a moqueca que faço muitas vezes, normalmente uso caldo de camarão (que costumo fazer e congelar), leite de coco, tempero com açafrão e outras especiarias. Como fica com muito caldo, comecei a congelar para reaproveitar. Já fiz um risoto de camarão com uma sobra de caldo, alguma outra ideia para aproveitar este caldo aromático?

    ResponderEliminar

Imprimir