“Bolinhos” de Peixe de Aproveitamentos



Se há coisa que gosto mesmo de fazer  - e acho que faço mesmo bem - é aproveitar todo o tipo de sobras nas mais variadas refeições. Seja aproveitar todos os restinhos e mais alguns e transformar em receitas deliciosas, seja dar uma nova vida a uma grande quantidade de sobras para simplesmente não parecer que estamos a comer a mesma coisa, acho mesmo que tenho jeito para esta tarefa! E confesso que me dá um gozo enorme.

Depois de um fim de semana de calor e muitas refeições no jardim, chego a segunda feira com uma quantidade ainda simpática de dourada grelhada que tinha sobrado.

Seria deliciosa e simplesmente aquecida para os meus almoços solitários, mas tinha companhia para o almoço e a dourada acabou com outro destino, igualmente delicioso!


Ingredientes para 6 “bolinhos”


150g de sobras de peixe limpo de peles e espinhas

2 batatas doce laranja pequenas

1/2 cebola pequena

Salsa picada q.b.

Sal e pimenta

Pão ralado q.b. ou farinha de mandioca

1 ovo

Azeite q.b.


Preparação:


Coza ou asse as batatas doce, e esmague-as depois muito bem com a ajuda de um garfo. Acrescente o peixe desfiado, a salsa e a cebola previamente picadas e amasse bem. Tempere a gosto de sal e pimenta.

 Acrescente o ovo e pão ralado ou farinha de mandioca até conseguir formar uns bolinhos em forma de hambúrgueres e passe por um pouco mais de pão ralado ou farinha de mandioca.

Leve uma frigideira ou chapa quente ao lume e deixe aquecer bem.

Pincele os bolinhos com um pouco de azeite e leve a cozinhar de ambos os lados até que fiquem dourados e mais firmes.

Sirva com legumes cozidos ou uma salada verde.


Bom Apetite! 

Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir