Para comemorar os 10 anos do António fiz um bolo que não fazia há muitos anos. Quase que podia jurar que apesar de não o fazer há muitos anos que havia receita no blogue, mas afinal descobri que não.
O bolo é até bastante simples apesar de ter de se fazer caramelo - que eu sei que há quem não goste - duas vezes! Uma para a massa do bolo, e outra vez para o recheio e cobertura. Mas isso será talvez a parte mais chata.
Foi o bolo com que cantamos os parabéns ao António e fez muito sucesso aqui por casa - até porque já ninguém se lembrava bem deste bolo!
Ingredientes:
200g + 150g de açúcar
150g de manteiga
225g Farinha
4 ovos
250ml de leite
1 colher sopa de fermento em pó
Recheio e cobertura:
350g de açúcar
200g de miolo de noz
250ml de leite
Preparação:
Ligue o forno a 180ºC, unte duas formas de 16cm de diâmetro com manteiga e polvilhe-a com farinha. Leve ao lume um tacho com 200g do açúcar até obter um caramelo castanho escuro. Adicione o leite, aos poucos e com cuidado, mexa suavemente com umas varas até ficar bem envolvido e dissolvido e o caramelo derretido e retire do lume.
Bata muito bem o restante açúcar com a manteiga até ficar um creme esbranquiçado e junte as gemas, uma a uma e batendo sempre. Depois adicione o caramelo anteriormente preparado. Mexa bem e junte, a farinha peneirada com o fermento. À parte, bata as claras em castelo e envolva-as na mistura. Divida a mistura pelas formas e leve ao forno durante cerca de 1 hora, verifique a cozedura com um palito, retire e deixe arrefecer.
Faça o recheio: leve o açúcar ao lume num tacho até obter um caramelo, junte de seguida o leite aos poucos e envolva bem. Pique grosseiramente as nozes com uma faca, adicione-as ao caramelo, envolva e deixe arrefecer bem.
Desenforme e deixe arrefecer os bolos. Corte-os depois ao meio de modo a obter quatro rodelas, espalhe 1/3 da mistura anterior sobre uma rodela, e siga até obter 4 camadas terminando com caramelo e nozes por cima.
Bom Apetite!

Sem comentários :
Enviar um comentário