Almôndegas com Molho de Tomate e Natas


Uma coisa que existe quase sempre no meu congelador são almôndegas caseiras congeladas - ainda por cozinhar. Escolho a carne no talho, peço para picar, e depois quando chego a casa preparo as almôndegas a meu gosto e congelo.

Como as cozinho ainda congeladas, são quase uma refeição de emergência e muito praticas de preparar. Uma refeição quase sempre à mão. 

Os miúdos gostam muito delas estufadas com molho de tomate e com espaguete,  ou com molho “ikea”, mas também as faço com esta versão mais simples, e que é igualmente deliciosa. Jantar na mesa em 20 minutos!


Preparação:


500g de carne de vaca picar (peçam ajuda no talho, eles sabem sempre indicar a melhor carne para o que pretendem cozinhar. Neste caso usei chambão de vaca)

sal e pimenta q.b.

1 colher de sobremesa de alho em pó

1 colher de sopa de mostra de ervas secas

1 ovo


azeite q.b.

4 colheres de sopa de molho e tomate caseiro ou de compra (receita aqui:http://paracozinhar.blogspot.com/2010/08/back-to-basic-4-molho-de-tomate-rapido.html))

200ml de natas

50g de queijo ralado


Preparação:


Numa taça coloque a carne. Junte o sal e a pimenta, o alho em pó, as ervas e o ovo e misture bem, amassando, até obter uma espécie de massa, Forme depois as almôndegas, do tamanho de nozes (mais pequenas também cozinham mais depressa, principalmente se as usar congeladas). Neste ponto pode congelar, se se usou carne que esteve previamente congelada não pode congelar as almôndegas antes de as cozinhar!

Leve as almôndegas ao frigorífico para ficarem mais firmes.

Numa frigideira anti aderente, coloque uma ou duas colheres de sopa de azeite, deixe aquecer bem e junte as almôndegas, deixando-as cozinhar uniformemente , mexendo ocasionalmente, até que fiquem douradas e “caramelizadas”. Junte depois as 4 colheres de sopa de molho de tomate e as natas e envolva muito bem. Retifique de sal e pimenta e deixe levantar fervura. Junte o queijo, envolva bem e desligue.

Sirva depois com arroz, massa, batatas fritas ou puré de batata e uma salada ou legumes.


Bom Apetite!


2 comentários :

  1. Parece-me uma refeição deliciosa e bem rápida.

    Beijinhis

    ResponderEliminar

  2. Deixou-me com água na boca. Que aspeto delicioso, magistral, fascinante.
    .
    Tenha um dia feliz. Cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar

Imprimir