Presentes de Comer 2022: Doce de Abóbora Menina e Laranja



O Natal está mesmo à porta, e depois dos muitos workshops de Natal, é altura de passar à tarefa seguinte que é uma das coisas que mais gosto!

Dar inicio aos presentes de comer.

Acho que foi em 2004 que comecei com os presentes de comer. Na altura oferecia apenas compotas feitas por mim aos tios do Miguel… Só em 2006 passaram a ser pequenos cabazes com biscoitos e compotas, duas coisas que continuam sempre a fazer parte dos meus mimos de natal.

A compota de abóbora é já um clássico. E vou variando as receitas, até porque depende  do tipo de abóboras que arranjo e que também influenciam o resultado final.

Este ano tive uma oferta de 2 lindas abóboras meninas e a compota foi simples mas está mesmo deliciosa.

Não estava para colocar a receita, porque não difere assim tanto de outras aqui partilhadas em outros anos, mas deixo na mesma porque os pedidos foram muitos!


Ingredientes:


1kg de abóbora menina sem casca e partida em cubos pequenos

650g de açúcar

1 pau de canela

Casca de 1 laranja


Preparação:


Coloque a abóbora num tacho largo. Junte o pau de canela, a casa de laranja e o açúcar e envolva bem. Leve a lume brando, até o açúcar derreter. Evite colocar o lume forte nesta fase - o açúcar deve derreter de forma lenta para não cristalizar no final. 

Deixe depois ferver em lume baixo, mexendo de vez em quando, cerca de 1 hora ou até o doce estar apurado. Retire o pau de canela e a casca de laranja e triture com a ajuda da varinha mágica. 

Retifique o ponto (o doce, quando colocado num pires e se passar o dedo, deve “abrir uma estrada” e não se juntar de imediato. Se necessário deixe ferver em lume brando mais um pouco) e coloque o doce ainda quente em frascos previamente esterilizados, Tape e coloque.os de cabeça para baixo, cerca de 30 minutos, até que ganhem vácuo natural.

Decore depois os frascos a gosto.


Bom Apetite!


Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir