Picanha com Todos



Um almoço pós natal aqui em casa e preparei uma ementa que gosto muito e que é super prática para cozinhar para várias pessoas.

Costuma ser quase sempre o nosso almoço de primeiro dia de ano, mas desta vez, como vamos para outras paragens acabou por ser o almoço com que recebi a Filipa, o Pedro e o pequeno Tomás.

Pode parecer uma coisa trabalhosa, mas na verdade é bastante prático de preparar. Chamo-lhe picanha com todos. Na verdade é a minha receita de picanha ao Sal, com todos os tradicionais acompanhamentos de picanha na brasa. Faz sempre sucesso,

Acho que tenho todas as receitas espalhadas pelo blogue, mas porque me pedem imenso achei que era a altura de compilar tudo numa entrada só, para mais fácil pesquisa.

Aqui ficam para a última receita do ano, aquele que foi o nosso primeiro almoço de 2022.


Ingredientes para 6 pessoas:


Picanha ao sal:


No fundo de um tabuleiro onde a carne caiba perfeitamente, coloque uma boa camada de sal marinho (grosso). Por cima coloque 1 peça de picanha inteira com cerca de 1,5kg com a gordura virada para cima. Por cima da carne coloque um pouco de sal grosso - como se estivesse apenas a temperar - e, se desejar um pouco de pimenta ou de ervas aromáticas da sua preferência.

Leve a assar em forno quente (200ºC) durante cerca de 35 a 40 minutos até a carne estar cozinhada a gosto (este tempo foi perfeito para este pedaço de carne, mas depende muito do tamanho da peça e de como gosta da carne) e a gordura derretida e tostada.

Deixe a carne repousar cerca de 20 minutos, tapada com papel de alumínio e fora do forno. Corte em fatias o mais fino que conseguir e sirva.


Couve Mineira:


Pique 2 dentes de alho e leve ao lume a alourar com um pouco de azeite. Junte também cerca de 100g de bacon em cubinhos e deixe alourar um pouco, Acrescente depois 300g de couve de caldo verde crua envolva bem no refogado e tempere de sal e pimenta. Deixe cozinhar bem em lume brando, mexendo de vez em quando, até a couve estar cozinhada. Se necessário acrescente 1 ou 2 colheres de sopa de água à couve para ajudar a cozinhar, principalmente se esta for muito rija.


Farofa:


Leve dois dentes de alho e um pouco de azeite ao lume numa frigideira. Quando o alho começar a alourar, junte cerca de 125g de farinha d mandioca e envolva bem no azeite. Sempre com uma pitada de sal, e mexendo de vez em quando, deixe cozinhar até a farinha “torrar”, ou seja ficar bem douradinha.


Vinagrete:


Corte 1 tomate em cubinhos pequenos, 1/2 cebola roxa também finamente picada, 1/2 pimento vermelho e coloque tudo numa taça. Junte depois azeite e tempere de sal, pimenta e junte o vinagre. Envolva bem.


Banana Frita:


Descasque 6 bananas e corte-as ao meio ou em 3, dependendo do tamanho. Bata 1 ovo e coloque-o numa taça. Noutra taça coloque o pão ralado.

Passe cada pedaço de banana pelo ovo batido e depois pelo pão ralado e leve depois a fritar em óleo quente. Escorra bem em papel absorvente.


Feijão preto guisado:


Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite. Junte 1 cebola picada com 2 dentes de alho e 1 folha de louro e deixe alourar. Acrescente cerca de 75g de bacon em cubinhos ou linguiça picada e deixe refogar mais um pouco. Acrescente depois 400g de feijão preto cozido e um pouco do caldo da cozedura e tempere de sal, pimenta e um pouco de picante se gostar. Deixe depois apurar, cerca de 20 minutos em lume brando.



Acompanhe depois as fatias finas de picanha com todos estes acompanhamentos e ainda arroz branco e batatas fritas!


Bom Apetite!


Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir