Preparar o Natal: Torta de Claras com Caramelo Salgado e Chocolate




No natal é altura de fazer vários doces que levam essencialmente gemas: doce de ovos, leite creme, aletria, arroz doce…. Eu sei lá quantos mais. E depois lá ficamos com as claras. Tenho quase sempre claras congeladas, que descongelam mesmo muito bem, e se usam como se fossem claras acabadas de partir dos ovos, e este ano tenho mesmo muitas claras para usar porque fiquem com muito stock depois de vários workshops a usar muitas gemas, Fiz mil suspiros para os cabazes de natal, mas também aproveitei para testar finalmente a receita de tortas de claras que é uma espécie de pavlova enrolada e portanto é imperdível e uma adição maravilhosa à mesa de Natal.

Aqui recheei com caramelo salgado e chocolate, mas é super versátil e pode rechear e decorar como quiserem. Estou a pensar repetir para o Natal com queijo creme, Lemon curd e framboesas que é só a minha combinação favorita de todo o sempre!


Ingredientes:


200g de claras

250g de açúcar em pó

25g de amido de milho

1 colher de chá de sumo de limão ou vinagre de maçã

Recheio e cobertura:


200g de caramelo salgado de compra ou caseiro (encontra a receita aqui no blogue)

50g de chocolate negro


Preparação:


Bata as claras. Quando estiverem levantadas junte o açúcar em pó e continue a bater até que fiquem duras e brilhantes. Junte depois 1 colher de chá de sumo de limão ou vinagre e o amido de milho. E continue a bater até ficar com um merengue bem firme. (No total bato cerca de 10 minutos com a batedeira eléctrica).

Forre depois um tabuleiro de forno com papel vegetal e espalhe bem o merengue numa camada uniforme e com a ajuda de uma espátula. Leve ao forno previamente aquecido a 150°C durante cerca de 30 minutos.

Retire do forno e vire o merengue sobre uma folha de papel vegetal limpa e deixe arrefecer uns minutos sobre uma grelha. Barre depois por cima do merengue, e numa camada fina, cerca de 125g caramelo salgado e enrole cuidadosamente. 

Coloque no prato de servir e termine barrando com o restante caramelo e decore com lascas de chocolate.


Bom Apetite!


4 comentários :

  1. Anónimo11:55

    Para cozinhar esta deliciosa sobremesa, o que poderia ser melhor do que uma boa cozinha bem equipada com todo o equipamento necessário, incluindo uma boa mesa frigorifica de pastelaria para manter as nossas sobremesas sempre frescas.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:33

    Que maravilha de receita, é sempre uma alegria ler estas coisas ao pequeno almoço. Depois, num delírio de imaginação, juro a mim própria que vou fazer estas delícias no próximo encontro familiar. Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. This blog in very informative for us

    ResponderEliminar

Imprimir