Conserva de Pimentos Assados



Mais uma vez, recebi uma quantidade grande de pimentos! Como sou muito poupada nestas coisas de comida e detesto ver coisas estragadas, resolvi fazer algo de diferente!
Uma parte destes pimentos foram lavados, cortados em tiras e congelados, de modo a ter sempre pimentos prontos a usar.
A outra parte foi para fazer esta conserva. Não sei até que ponto é que vai resultar, mas tenciono guardá-la até ao Natal ou Fim de Ano, e depois fazer uma salada de pimentos com alho picadinho e vinagre balsâmico. A ver vamos!

Ingredientes:

Pimentos
Sal
Azeite
alhos inteiros esmagados
frasco de vidro esterelizado

Preparação:

Começei por assar os pimentos. Depois de lhes tirar a pele cortei-os em tiras grossas e coloquei-os num pano para retirar o excesso de água.
No frasco esterelizado coloquei sal, os alhos esmagados e os pimentos. Misturei tudo e acabei de encher o frasco com azeite. Tapei e guardei em local fresco e seco.
Agora é só esperar pela altura certa para os servir, como já disse, temperados com alho picadinho, vinagre balsâmico e um pouco de sal e azeite da marinada! Depois conto como correu!

Bom Apetite!

10 comentários :

  1. Uma maravilha para as saladinhas!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo blog, "colher-de-pau"! Está mesmo apetitoso... e dá para tirar umas ideias. Que venham mais truques e receitas! ;-)

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a Elvira, deve ser uma maravilha para saladas.

    ResponderEliminar
  4. Se encher o frasco quase até à borda com azeite e, assim cheio e bem fechado, o esterilizar durante meia hora em água a ferver, e a seguir o mergulhar em água fria, deixando-o arrefecer, forma-se vácuo, e aí os pimentos durar-lhe-ão até ao Natal de 2008. Também deve guardar o frasco no escuro, para que a luz não rancifique o azeite, ainda que com a rarefação do oxigénio, pela formação de vácuo, isso seja muito difícil. Desculpe intrometer-me na sua cozinha, foi com boa intenção, embora saiba que o Inferno está cheio de boas intenções :)

    ResponderEliminar
  5. Fez bem amigo Avental. E se os mergulhar na água fria com a tampa para baixo ainda é melhor. Fica feito o teste de estanquicidade.

    ResponderEliminar
  6. E que tal a conserva de pimentos? O resultado foi positivo? Nunca fiz porque tenho receio que se estraguem... Quero aproveitar quando consiga compra-los a bom preço e fazer o mesmo. ;)

    ResponderEliminar
  7. E então, como correu? Este ano também tenho muitos pimentos para conservar... Gostava de saber o resultado desta experiência, para ver se vale a pena experimentar! Obrigada.

    ResponderEliminar
  8. Também gostava de saber se resultou, tenho imensos pimentos para conservar, costumo assalos e temperar com azeite e vinagre e alhos, mas nunca fiz em quantidades para guardar por muito tempo.

    Fico a aguardar uma resposta

    ResponderEliminar
  9. Em resposta a todos:

    Realmente a conserva assim não resultou. Ou seja passado algum tempo, quando abri os frascos, os pimentos estavam azedos. Só dá para periodos de tempo pequenos e têm de estar no frigorífico. Voltei a experimentar e o resultado foi o mesmo e não consigo perceber porquê, porque fiz tudo convenientemente, com frascos bem esterilizados e afins.
    No entanto, costumo conservar os pimentos em cru partidos em tiras no congelador, usando conforme a vontade e, também já os congelei assados em sacos de congelação. Estes, depois de descongelados ficam optimos em saladas e outras preparações e podem ser uma alternativa.
    Outra solução poderá passar por conservá-los como pickles, em vinagre, conforme postei recentemente (em versão pepino) no economia cá de casa.
    Espero ter ajudado,
    Joana

    ResponderEliminar
  10. Anónimo22:21

    Olá, eu experimentei fazer a conserva de pimentos, mas verifiquei que os alhos ao fim de uma semana se estraram (apodreceram por conterem humidade). entao o que fiz de novo foi, quando se secam os pimentos, colocar os dentes de alho (no meu caso fiz no forno, num tabuleiro coberto com papel vegetal. E já vão algumas semanas e até agora tem resultado. Aconselho também a que se sequem bem os pimentos (é essa humidade que vai criar bolor, e como referiram atrás, cobrir bem os pimentos com azeite e ainda, colocar sal por cima do azeite. ajuda a conservar, e a temperar

    ResponderEliminar

Imprimir