Bifes de Atum à Algarvia



Para quem diz não gostar muito de peixe, acho que os bifes de atum são uma boa solução: não têm peles nem espinhas e são bastante "carnudos" e firmes (por algum motivo são apelidados de "bife"). Actualmente é bastante fácil encontar bifes de atum, fresco ou congelado, à venda em qualquer hipermercado do país.
Claro que não têm o mesmo sabor daqueles que se compram nos mercados do Algarve, mas, para mim, trazem sempre um gostinho a férias, sol e mar!

Ingredientes:

bifes de atum fresco
sal e pimenta
alho
limão
azeite
cebola
tomate pelado
pimento verde
vinho branco
salsa

Preparação:

Tempere os bifes de atum com sal, pimenta, alho cortados e bastante sumo de limão. Deixe ficar na marinada durante 1 hora.
Prepare um refogado leve com o azeite e a cebola cortada em meias luas. Quando a cebola estiver translucida, coloque o tomate pelado e picado e o pimento cortado em tirinhas. Tempere e deixe cozinhar em lume brando.
Regue com o vinho e, quando levantar fervura, adicione os bifes de atum e a marinada. Cubra-os com o molho e cozinhe agitando várias vezes o recipiente para evitar que se pegue.
Já fora do lume polvilhe com salsa picada.
Sirva bem quente com batatinhas cozidas.

Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Que bonito prato, e a receita parece ser facil de executar.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo22:12

    Hmmm parece-me muito saborosa :) A única vez que provei esta receita foi quando comprei uma lata de conserva para uma refeição rápida. Não achei mau... Mas penso que os bifes cozinhados em casa devem ser muito melhores!
    Beijinhos
    Gui

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:30

    Vou fazer para o jantar.
    O almoço foi coelho com espumante e tomilho (uma delícia).
    Para o lanche já estão prontos os queques de chocolate.
    Sou fã deste blog
    Parabéns.
    Paula

    ResponderEliminar

Imprimir