Fusili com Molho de Atum


Esta é uma daquelas "receitas" que nem receita é! É uma comida de emergência, de falta de tempo, de desenrasque, do que lhe quiserem chamar.... Mas é bastante agradável e normalmente as crianças gostam! Foi feita no fim-de-semana que a minha sobrinha de 20 meses veio passar connosco, e ela, parece que gostou!

Ingredientes:

Massa fusili (espirais)
2 latas de atum
1 cebola
2 dentes de alho
Azeite
1 lata de tomate pelado
oregãos
Sal

Preparação:

Leve uma panela ao lume com água temperada de sal e com um fio de azeite. Quando a água estiver a ferver "em cacho", coloque a massa e deixe cozinhar até ficar"al dente".
Entretanto pique bem a cebola e o alho e leve a alourar num pouco de azeite. Junte depois o tomate pelado cortado em pedacinhos e o todo o molho de tomate que a lata tiver. Quando esta mistura levantar fervura junte o atum bem espremido do óleo, rectifique de sal, tempere com oregãos e deixe cozinhar em lume brando durante 10 minutos.
Quando a massa estiver cozida escorra-a e passe por água fria (para parar a cozedura). Junte depois o molho de atum e tomate, misture bem e polvilhe com mais oregãos.
Sirva com uma salada mista!

Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Meu filhote tem hoje 7 anos, mas quando tinha 1 aninho adorava macarrão, e fazia a maior sujeira pra comer.rs Eu sempre faço uma massa com atum, mas leva creme de leite adorei essa por ser mais leve.

    ResponderEliminar
  2. Essa também é a minha receita dos "apertos" :)

    ResponderEliminar
  3. descobri o teu blog [fantástico!!] há pouquíssimo tempo. devo dizer que ADORO as tuas receitas, já experimentei alguma coisas e é óptimo ter sempre novas receitas, ainda por cima com fotografia a ilustrar.

    na culinária não tenho ideias nenhumas, e tu és uma fonte de inspiração!

    muito obrigada e continua!! :)

    ResponderEliminar
  4. Anónimo21:16

    hmmm nham nham eu adoro massas de todos os tipos e modos de preparação mas nunca experimentei esta receita. Deve ser mto boa! Assim q tiver oportunidade vou experimentar :)
    Normalmente faço fusilli c atum e molho calvé whisky - servido frio, no verão - k é mais rápido de fazer (e mais calórico, eu sei!).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Oh... Bateu agora uma saudade dos tempos de universitária!!! A nossa receita das semanas académicas! Barata, com hidratos suficientes para ajudar a aguentar o "álcool"... Perfeito para estudantes nessas semanas!!! ahahah....

    Deu-me para "cuscar" as receitas do início do Blog... E não posso deixar de notar a sua evolução Joana... Na escrita, nas fotos, nas receitas, na variedade.... Enfim! Já lá vão quase 10 anos!
    Parabéns mais uma vez pelo seu trabalho, blog, livros, etc....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana,

      Curioso ter aqui este seu comentário... ainda esta semana fiz uma versão semelhante para mim e para o Zé Maria - que tem os mesmo 20 meses que a minha sobrinha tinha nesta altura (agora tem 9 anos!) e ele também adorou. Acrescentei apenas ervilhas que ele gosta muito.
      Mas é realmente uma receita barata e nutritiva. Mas pode e deve ser adptada às refeições de qualquer família pois acho-a perfeita para equilibrar o orçamento!
      Um beijinho,
      Joana
      PS - e obrigada pelas palavras. Evoluir faz parte do percurso!

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Imprimir