Bacalhau à Bráz (à maneira rápida!)


Toda a gente sabe fazer Bacalhau à Bráz... É relativamente fácil e pode ser preparado com alguma antecedência.
Foi o prato principal escolhido para um outro jantar cá em casa. E éramos 9!
Estava eu para fritar batatas para tanta gente? Não me apeteceu.. Resolvi usar das de pacote (daí chamar a este bacalhau, o da maneira rápida!). Não fica tão bom como quando se fritam as batatinhas em casa, mas não estava nada de se deitar fora. Só um conselho: usem batatas palha de compra de boa qualidade. Algumas tendem a ser muito gordurosas e salgadas, e dão um sabor estranho a este prato!

Ingredientes:

Batata Frita palha de compra (usar 1 boa marca)
Migas de bacalhau salgadas (não usem daquelas que são só peles e espinhas)
Cebola
Azeite
Alho
Louro
Salsa
Azeitonas Pretas
Ovos (normalmente 1 por pessoa)
Sal (só se for necessário)
Pimenta

Preparação:

Comece por demolhar as migas de bacalhau em várias águas até perderem o sal em excesso. Se usarem as migas, demora apenas algumas horas, desde que tenham o cuidado de mudar muitas vezes a água. Para terem a certeza de que já não está muito salgado, vão provando o bacalhau!
Depois das migas demolhadas, pode começar!
Coloque um fundo de azeite num tacho largo e leve a alourar bastante cebola cortada em meias luas, alho picadinho e 1 folhinha de louro. Quando a cebola começar a ficar translucida, coloque o bacalhau e deixe cozinhar. (Demora cerca de 15 minutos!)
Agora é só juntar as batatas palha (para 6 pessoas 1 pacote de 500gr é suficiente, bem como 1 pacote de migas de bacalhau e 6 ovos) e mexer bem.
Bata os ovos temperados com um pouco de pimenta (normalmente sal não é preciso, mas prove primeiro a mistura) e junte ao bacalhau e às batatas. Vá cozinhando em lume brando sem parar de mexer, e até os ovos estarem cozidos, mas sem ficarem demasiado secos.
Polvilhe com bastante salsa picada e volte a mexer.
Sirva decorado com azeitonas pretas e salsa picada, e acompanhe com uma salada de alface!

Bom Apetite!

15 comentários :

  1. fiz a semana passada esta versão rápida mas com frango desfiado, chamo "Carne à Brás"

    também prefiro as batatas palha fritas em casa mas... tenho de admitir que é muito mais prático abrir o pacote, lol

    ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo10:54

      mt obrigado pela dica, fiz o meu bacalhau e ficou um espetaculo. mais uma vez o meu obrigado

      Eliminar
    2. Anónimo19:08

      Eu tambem fiz con frango e chamei lhe frango a bras e ficou fantastico

      Eliminar
  2. Contam-se pelos dedos de uma só mão as vezes que fiz bacalhau à Brás, só por de ter de cortar a batata palha. Não sei de utensílio ou máquina que as corte satisfatoriamente. Já tinha ouvido falar nesse recurso, só com uma diferença que penso melhore a sua receita: disseram-me que punham as batatas fritas de molho :) Só pode ser para lhes tirar o sal e as amaciar.

    ResponderEliminar
  3. ó amiga colher de pau... este teu blog é uma tentação...é só coisinhas boas!!
    Admiro mt esta tua faceta para a culinária, continua a "alimentar-nos" com essas receitas! ;) Ando sempre a ver qual é o prato do dia...

    *******

    ResponderEliminar
  4. Sebastiao17:06

    probetei esta receita com a a minha família, uma maravilha.
    Rapida e bom

    Obrigado

    Beijinhos da Franca .

    ResponderEliminar
  5. Este era o Prato predileto do meu amor.

    Deu-me cá uma saudade.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Anónimo20:25

    Vou ter um acampamento com os escuteiros e tenho que fazer alguma coisa para o almoço e cmo nao sei cozinhar pois tenho aapenas 12 anos esta maneira foi muito boa
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
  7. Anónimo11:56

    conto pelos dedos dos pes as vezes que fiz peru á brás.a batata pala palha do lidl e o peru do jumbo, meio ovo a cada um e ficou de botar fora. boa receita. obrigados

    ResponderEliminar
  8. Anónimo18:56

    UMA DELICIA :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo20:25

      ESTOU ENJOADA DO SR. BACALHAU Á BRÁS

      Eliminar
  9. Anónimo20:26

    fiz a semana passada esta versão rápida mas com frango desfiado, chamo "Carne à Brás"

    também prefiro as batatas palha fritas em casa mas... tenho de admitir que é muito mais prático abrir o pacote, loOl

    ;-)

    ResponderEliminar
  10. ola gente boa adoro cozinhar para o meu marido,e fis o araz mas acrescentei erva doce e cominhos e sinceramente ficou divino

    ResponderEliminar
  11. Anónimo19:58

    Vou fazer hoje para jantar!
    Como professora de português, NÃO posso deixar passar o erro "COMEÇE" com cedilha. Não se usa neste caso - o C antes de E ou I lê-se S......
    A quem de direito, por favor corrija urgentemente!!! Obrigada. Pela língua portuguesa.

    ResponderEliminar

Imprimir