Creme de Courgete com Coentros

Há sempre sopa em minha casa e eu como sopa todos os dias.
Normalmente faço sopa sem grande história: puré de legumes (sempre sem batata), às vezes com puré de feijão ou grão, e depois com couves ou agrião ou espinafres ou nabiças ... ou qualquer outro vegetal que tenha comprado ou que os meus avós me tenham trazido lá da quintinha.
Desta vez foi diferente. A sopa que havia tinha acabado e eu queria fazer sopa. Os ingredientes não eram muitos, mas a sopa ficou deliciosa.
Tão deliciosa que a partilho aqui. E até já está pensada para fazer num próximo jantar de amigos.

Ingredientes para 6 pessoas:

2 courguetes médias
1 cebola média
1/2 couve flôr pequena
1 cabeça de nabo pequenina
1 cenoura grande
6 colheres de sopa de coentros frescos picados
azeite q.b.
sal

Preparação:

Lave e descasque o nabo e a cenoura, e parta-os em bocados. Corte a cebola em meias luas e separe a couve flôr, depois de lavada, em raminhos. Lave também a courguete e parta-a em rodelas - eu gosto de deixar a casca da courgete.
Leve um tacho ao lume com um fio de azeite e salteie a cebola. Junte depois as courgetes, a cenoura, o nabo e couve flor e deixe saltear tudo uns minutos, mexendo.
Adicione água até cobrir os legumes e tempere de sal. Deixe cozinhar.
Assim que os legumes estiverem cozidos passe-os com a varinha mágica na potência máxima durante 2 ou 3 minutos de modo a que o creme fique bem cremoso. Junte um pouco mais de água se achar necessário, mas não deixe ficar muito líquida pois perde a cremosidade.
Rectifique de sal e leve novamente ao lume. Assim que voltar a levantar fervura junte os coentros picados e sirva.

Bom Apetite!

13 comentários :

  1. Que sopinha maravilhosa, eu também não gosto muito dos cremes com batata e os coentros são muito do meu agrado.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. na minha casa também tem que haver sempre sopa (embora seja praricamente só eu a comê-la) e se há um dia em que me falte a sopa no frigorífico fico logo stressada (hoje é um desses dias). adorei esta sugestão

    ResponderEliminar
  3. eu adoro sopa!! aliás lá em casa somos muito sopeiros!! eh eh eh
    ainda ontem à noite fiz com crougetes, alho françês, cenoura, cebola e espinafres, tb ficou optima!!

    não há nada como chegar a casa e comer uma bela sopinha quentinha!!

    beijocas

    ResponderEliminar
  4. Sopa com um aspecto deliciosoooooo. Sou fã incondicional de coentros.Vou experimentar
    Bjokas

    ResponderEliminar
  5. Adoro sopa e como a quase todas as refeições, mas as minhas também raramente têm algo para contar. Esta deve ter ficado uma delícia!

    ResponderEliminar
  6. Maravilhosa essa sopinha adorei. um beijo Natércia...

    ResponderEliminar
  7. Ora aqui está mais uma delícia feita comm curgetes! Estou mais do que convencida das potencialidades deste legume!

    ResponderEliminar
  8. Vim deixar a beijoca repenicadissima e um abraço apertadoco... Desculpem...Quando chegar aviso!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo17:30

    Este texto lembrou-me de mim :) Há sempre sopa cá em casa e normalmente é sopa de sopa: todos os legumes que houver no frigorífico, feijão ou grão a boiar, e pronto! De vez em quando apetece uma sopa mais disto ou mais daquilo! E esta tem um ar delicioso, apesar de eu não ser muito fã de coentros :)

    ResponderEliminar
  10. Olá !
    É uma grande satisfação conhecer seu blog, Colher de Pau!
    Meu nome é Cristina. Adoro cozinhar, aprender novas receitas e compartilhar. Coleciono livros e receitas culinárias.

    Se você quer trocar idéias e novas experiências sobre culinária, e ainda desfrutar de uma boa amizade,visite meu blog http://mixdesabores.blogspot.com.
    Atualizo quase que diariamente com receitas, fotos e variedades.
    Fico imensamente agradecida se você me incluir na sua lista de blog´s, para me ajudar na divulgação.

    O endereço é: http://mixdesabores.blogspot.com

    Seja bem vinda! Muito Obrigada!
    Com carinho, Cris.

    ResponderEliminar
  11. Sou viciado em sopa, admito e assumo! Se a não tenho em casa, parece que o frigorífico e a dispensa estão vazios. Esta é uma boa receita para incluir no meu cardápio!
    Beijo

    ResponderEliminar
  12. tenho seu livro, já fiz esta sopinha, é maravilhosa

    ResponderEliminar

Imprimir