Panquecas de Banana com Molho Toffee

Com o frio que faz assim que o sol se põe, nada melhor do que ir para a cozinha preparar um chá, e algo para o acompanhar. De preferência algo rápido, bom e nutritivo. E foi o que consegui com estas panquecas!

Ingredientes para 10 panquecas pequenas (8cm de diâmetro):

1 banana madura
8 colheres de sopa de farinha
8 colheres de sopa de leite
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de requeijão ou mascarpone
1 ovo
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de sopa de manteiga derretida

Molho Toffee:
100gr de manteiga sem sal
100gr de acúcar
150 ml de leite

Preparação:

Numa taça misture a banana esmagada com a farinha, o ovo, o açúcar, o fermento, a manteiga e o requeijão. Adicione depois o leite de modo a ficar com uma massa grossa e homogénea.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de margarina e coloque colheradas de massa (pode fazer panquecas maiores ou mais pequenas, conforme o gosto eu fiz 3 de cada vez, mas fiz panquecas pequeninas). Deixe cozinhar e crescer e vire com cuidado, deixando cozinhar do outro lado. Mantenha-as quentes.
Para o molho toffee leve o açúcar ao lume com a margarina e deixe caramelizar. Depois, e com muito cuidado adicione o leite mexendo bem até formar um molho cremoso.
Sirva as panquecas quentes regadas com o molho.

Bom Apetite!

18 comentários :

  1. hummmmm que maravilha!!!
    agora comia uma a acompanhar a chavena de chá quentinho que tenho à minha frente :) ai se comia!!!

    beijinhos

    p.s. há bolos novos!!vai lá ver!!

    ResponderEliminar
  2. Estou literalmente sem palavras: banana e toffee são dos sabores que simplesmente AMO (é o meu gelado favorito do Haggen-Dazs).

    ResponderEliminar
  3. Gostava de te fazer 2 perguntas sobre a tua Tarte de maçã rápida. Tu usas uma forma (ou outro recipiente) mais ou menos de que diâmetro? Não dá para fazer a tarte numa tarteira de fundo amovível, pois não (o caramelo deve derramar)?

    ResponderEliminar
  4. isso é uma tentação do demónio.. olhar para a foto e não poder comer nem uma panqueca.
    mas a receita já está copiada e um dia destes tenho que fazer, macacos me mordam se não faço!!!

    ResponderEliminar
  5. Ai que coisa boa, acho que amanhã vou levantar-me mais cedo para ter esta delicia ao pequeno almoço.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Pipoka:
    Realmente não dá para usar uma forma de tarte amovível por causa do caramelo.
    Eu uso uma forma de bolo sem buraco com cerca de 25 cm de diâmetro.
    Aliás a receita é mais um bolo. Eu é que lhe chamo tarte por ficar muito baixinho.

    ResponderEliminar
  7. Que sonho acordar com essas panquecas de café da manhã hein???? E para o chá da tarde então aff aff?
    Muito lindos
    Abraços,
    Paula Amanda

    ResponderEliminar
  8. Que delícia!! Esse molho está de matar. :)

    ResponderEliminar
  9. Anónimo13:28

    Olha, e que tal um lanchinho conjunto? Eu tenho uma selecção simpática de chás, e com essas panquecas... É hora do almoço e eu podia comê-las já, assim mesmo! :)

    Beijo *

    ResponderEliminar
  10. As palavras "toffee" e "caramelo" já me deixam doida!
    Que beleza de receita!

    ResponderEliminar
  11. Nossa que receita maravilhosa, vai já para minha lista de receitas.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  12. Que delícia deve ser! Nem sei o que é mais saboroso, as panquecas em si, o molho, ou o conjunto...
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  13. Eu assim que li o nome sabia que isto ia dar problema... Que grande tentação! Têm um ar absolutamente delicioso.

    ResponderEliminar
  14. 3 quentinhas para mim se faz favor! Meu deus, depois deste post estou a reconsiderar seriamente o que disse sobre o meu pequeno almoço preferido neste momento serem os brioches de abóbora. Adoro panquecas! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. eu tenho MESMO que experimentar esta receita!

    ResponderEliminar
  16. que aspecto delicioso . Parabens

    ResponderEliminar
  17. estas panquecas são uma perdição!!!!!! Nunca tinha visto panquecas de banana, mas como adoro banana e panquecas, já guardei.
    bj

    ResponderEliminar
  18. Tentadora! Substituí o mascarpone por cream cheese convencional e funcionou. E como fiz no verão, resolvi comer só as panquecas com gelado de chocolate. Da próxima também vou colocar mais meia banana não muito esmagada para ficar com uns pedaços maiores, mais textura... Ficou mesmo deliciosa!!

    ResponderEliminar

Imprimir