sexta-feira, março 30, 2007

Biscoitos do Garfo


Mais uma receita retirada do universo dos bolgues de receitas. Desta vez de um dos blogues mais bem feitos que anda por aqui (na minha modesta opinião!), A cozinha da FA.
Uns deliciosos biscoitinhos para acompanhar um chá ou café.

Ingredientes

125 g de açúcar
125 g de manteiga
250 g de farinha
1 ovo

Preparação:

Amassam-se muito bem todos os ingredientes.
Tendem-se pequenos bolos com a forma de croquetes que se enrolam em açúcar e depois se pisam por cima com um garfo.
Colocam-se num tabuleiro polvilhado de farinha e vão ao forno (200ºC) durante cerca de 15 minutos.

Bom Apetite!

quinta-feira, março 29, 2007

Strudel de Maça, Passas e Canela

Foi com o aniversário do M, que dei finalmente uso a umas folhas de massa filo que tinha comprado há já algum tempo!
Surgiu um strudel, não sei se verdadeiro ou não. Fiz o que me ditou o conhecimento e a inspiração do momento, sem seguir receitas.

Ingredientes:

8 folhas de massa filo
2 maçãs
sumo de limão
50 gr de passas
50 gr de amêndoa laminada
manteiga derretida
acúcar amarelo q.b.
canela em pó q.b.
Acúcar em pó

Preparação:

Descasque e corte as maçãs em laminas finas, e regue-as com sumo de limão. Misture-lhes as passas e as amêndoas e polvilhe generosamente com açúcar amarelo e canela.
Ligue o forno a 180ºC.
Antes de começar a tratar da massa filo derreta a manteiga, e junte o acúcar amarelo com a canela num "polvilhador" ou numa tacinha.
Num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com um pouco de manteiga coloque a primeira folha de massa filo. Com um pincel espalhe um pouco de manteiga por toda a folha de massa, polvilhe com açúcar e canela e coloque outra folha de massa filo por cima. Processa de igual modo até ter as 8 folhas de massa sobrepostas. Coloque por cima da 8ª folha a mistura de maçã, canela e amêndoa e enrole tudo como se fosse uma torta, tendo o cuidado de colocar por baixo a abertura da massa e de fechar bem as pontas.
Pincele o strudel com mais um pouco de manteiga e leve ao forno já quente durante 20 minutos aproximadamente.
Depois de ligeiramente arrefecido polvilhe abundantemente com açúcar em pó!
Sirva morno ou frio.

Bom Apetite!

quarta-feira, março 28, 2007

Creme de Espinafres

No aniversário do M, como não tinha muito tempo para fazer entradinhas para os 16 convidados, optei por fazer este creme de espinafres.
Visualmente resulta muito bem, pois fica de um verde muito forte que contrastam lindamente com uns simples pratos brancos de porcelana ou umas tacinhas de vidro transparente.
E, além disso estava boa!

Ingredientes:

batatas
courgete
cenouras
nabo
espinafres congelados
sal
pimenta
azeite

Preparação:

Lave e descasque as batatas, cenouras, cougettes e o nabo. (Se não gosta muito do sabor do nabo, não coloque muita quantidade)
Numa panela leve ao lume um pouco de azeite, e refogue aí os legumes cortados em rodelas finas. Junte depois água até cobrir os legumes, e tempere de sal. Deixe cozer.
Assim que estiverem bem cozidos, passe-os pela varinha mágica, junte um água e leve novamente a ferver. Assim que começar a ferver junte os espinafres congelados e deixe cozinhar cerca de 5 minutos.
Desligue, volte a passar a sopa pela varinha mágica até obter um creme homogéneo e espesso, mas não em demasia. Se necessário junte mais água e leve novamente ao lume.
Rectifique de sal, tempere com um pouco de pimenta moída na hora e um fio de azeite.
Se gostar, ao servir, junte um pouco de natas!

Bom Apetite!

terça-feira, março 27, 2007

Coelho no Tacho

Desde que vi esta receita publicada no blog Doces Cozinhados que sabia que a tinha de fazer. Não me arrependo. Simples e bastante saborosa!

Ingredientes:

Coelho
rodelas de chouriço
cebola
2 colher de sopa de azeite
1 lata tomate pelado
vinho tinto
sal
alho
picante
louro

Preparação:

Corte o coelho aos bocados tempere-o com com vinho tinto, o alho, o louro, o sal e o picante e deixe ficar de um dia para o outro.
No dia seguinte pique a cebolas e o tomate para um tacho de barro, junte as rodelas de chouriçoe o azeite.
Quando a cebola estiver loura deite os pedaços de coelho e mexe-se bem. Junta-se a marinada e deixa-se cozer lentamente em lume brando, mexendo de vez em quando.
Sirva no próprio tacho onde cozinhou o coelho acompanhado com arroz branco, legumes cozidos e, se desejar um pouco de pão frito!

Bom Apetite!

segunda-feira, março 26, 2007

Esparguete à Bolonhesa

Cá vai mais uma receita bem simples de massa, e que certamente todos saberão fazer!

Ingredientes para 2 pessoas:

300g de carne picada
1 lata pequena de tomate pelado
Sal e pimenta q.b.
1 cebola pequena
2 dentes de alho
Orégãos q.b.
1 colher de sopa de polpa de tomate
azeite q.b.
1 folha de louro
50ml de vinho branco
175g de esparguete


Preparação:

Num tacho leve ao lume o azeite. Junte a cebola e o alho picado, o louro e deixe refogar um pouco. Junte a carne, mexa e deixe cozinhar um pouco. Tempere depois com o sal, pimenta, e os oregãos, junte o tomate pelado em pedacinhos, assim como um pouco de polpa de tomate e vinho branco. Mexa bem, e assim que levantar fervura reduza o lume, tape e deixe cozinhar cerca de 30 minutos.
Entretanto leve o esparguete a cozer em água temperada de sal e de um fio de aziete. Assim que o esparguete estiver "al dente" escorra e passe por água fria.
Misture o esparguete com o molho bolonhês e plvilhe de oregãos.
Sirva juntamente com uma salada verde!
Bom Apetite!

sexta-feira, março 23, 2007

Gelado de Manga e Framboesas


Esta foi uma das sobremesas que fiz para o aniversário do M.
Ficou um gelado delicioso e ajudou a desenjoar dos outros doces!

Ingredientes:
1 lata de polpa de manga
2 gemas
200 ml de natas
100gr de acúcar
100gr de farmboesas congeladas
1 colher de chá de extracto de baunilha

Preparação:

Leve ao lume as natas com o açúcar e o extracto de baunilha. Assim que as natas começarem a ferver, reduza o lume para o mínimo, junte a polpa de manga, as framboesas e as gemas. Vá mexendo até a mistura começar a ferver. Desligue e depois de frio leve ao frigorífico de um dia para o outro.
No dia seguinte, coloque o gelado na máquina e proceda de acordo com as instruções. No meu caso é apenas colocar a cuba da máquina dos gelados 24h antes de usar no congelador, e depois é só colocar a mistura lá dentro, ligar a máquina e passado 30 minutos, temos um delicioso gelado. Para quem não tem máquina é só colocar a mistura no congelador, e, a cada hora ir ao congelador bater a mistura com um garfo ou uma vara de arames, para quebrar os cristais de gelo . Se não fizerem isto, em vez de gelado ficam com congelado! É por baterem a mistura quebrando os cristais de gelo que fazem o gelado. E é apenas isto que a máquina dos gelados faz..só demora é menos tempo!
Servir de imediato ou guardar no congelador e comer quando apetecer...

Bom apetite!

quinta-feira, março 22, 2007

Carne de Porco em Crosta

Andava para experimentar esta receita há já alguns meses, e, finalmente experimentei!
Ficou bom, não posso dizer que não, mas tenho de experimentar outra vez fazendo umas pequenas alterações!

Ingredientes:

100gr de farinha
50gr de margarina
água
sal e pimenta
lombo de porco
rum ou aguardente
passas
amêndoas laminadas
bacon em fatias
mostarda
cebola
azeite
ovo

Preparação:

Começe por preparar a massa para a crosta: junte a farinha com o sal, junte a margarina e se necessário junte um pouco de água morna até conseguir formar uma massa que se desprenda das paredes da taça. Forme uma bola e reserve.
Entretanto tempere a carne com sal e pimenta e esfregue bem.
Coloque as passas numa tacinha e deixe macerar juntamente com um pouco de rum.
Leve um tachinho ao lume com um pouco de azeite, e aloure aí a cebola picada. Junte as passas escorridas e as amêndoas laminadas e deixe cozinhar um pouco.
Recheie a carne com esta mistura, enrole como se fosse uma torta, barre com mostarde e cubra com fatias de bacon. Ate com fio de cozinha ou prenda com espetos de espetada.
Leve um tacho ao lume com azeite e aloure a carne de todos os lados. Junte o rum onde maceraram as passas, tape e deixe cozinhar até a carne estar macia.
Depois de cozinhada retire a carne do tacho e coloque-a num tabuleiro que vá ao forno. Cubra com a massa estendida com o rolo, e pincele com gema de ovo.
Leve ao forno a assar até a massa estar cozida e douradinha!
Sirva às fatias com arroz árabe e salada verde!

Bom Apetite!

quarta-feira, março 21, 2007

Raia com Salteado de Couve Roxa

O que estava para ser uma receita do Jamie Oliver, passou a ser outra coisa, inspirada na receita do Jamie Oliver. Passo a explicar.
Comprei estas postas de raia para fazer a receita que tinha visto no livro dele. Andei também à procura de radiccio, pois era um dos ingredientes da receita. Não encontrei o radiccio, e optei por substituir por couve roxa. E depois esqueci-me da pancetta que a receita também pedia - substituí por chouriço alentejano, e não coloquei as alcaparras pois cá em casa não gostamos.
No final, estava um peixinho muito bom, mas acho que fiz adapatações demais para dizer que é receita do Jamie Oliver! Esta aqui fica.

Ingredientes:

Postas de aba de raia
sal
pimenta
farinha
azeite
limão
couve roxa
chouriço

Preparação:

Começe por secar bem as abas da raia. Tempere-as depois com sal e pimenta. Passe-as por farinha sacudindo o excesso e aloure-as numa frigideira com um pouco de azeite. Depois de estarem coradinhas de ambos os lados, coloque-as num pirex e leve-as a forno quente durante 10 minutos ou até estarem cozinhadas.
Entretanto prepare o salteado de couve roxa. Corte a couve roxa o mais fininho que conseguir, e leve a alourar na mesma frigideira onde alourou a raia. Junte mais um pouco de azeite se necessário. Junte o chouriço também cortado em pequenas falhas. Tempere de sal e pimenta e deixe estufar até a couve estar cozinhada mas ainda firme.
Retire a raia do lume, coloque o salteado de couve roxa por cima e regue com sumo de limão acabado de espremer.
Sirva de imediato com umas batatinhas novas cozidas!

Bom Apetite!

terça-feira, março 20, 2007

Frango à Bráz

Nunca tinha feito Frango à Bráz. Esta sugestão partiu de uma amiga, a S., depois de um jantar partilhado em que sobrou imenso frango.
A sugestão foi prontamente aceite, e é de facto, uma excelente maneira de aproveitar não só frango, mas também qualquer outras sobras de carne e, porque não, até vegetais.

Ingredientes:

restinhos de frango desfiado
cebola
louro
azeite
batata palha frita de boa qualidade
ovos (1 por pessoa)
sal e pimenta
salsa

Preparação:

Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e aloure aí a cebola, juntamente com a folha de louro. Junte depois o frango desfiado, tempere com um pouco de pimenta e deixe refogar.
Adicione em seguida a batata palha, mexa bem, e junte depois os ovos batidos temperados com um pouco de sal (atenção ao sal das batatas) e pimenta!
Vá mexendo até toda a mistura estar ligada e os ovos cozinhados.
Polvilhe abundantemente com salsa picada e sirva com uma salada verde!

Bom Apetite!

segunda-feira, março 19, 2007

Lombos de Pescada com Pesto e Molho de Vegetais

A inspiração para este prato chegou-me através deste blog e desta receita.
Fiz as minhas alterações, mediante o que havia em casa eno frigorífico. O resultado foi tão bom que é certamente uma receita a repetir!

Ingredientes:

Lombos de pescada
limão
leite
sal e pimenta
pimento
linguiça
cenoura
molho pesto
pão ralado

Preparação:

Começe por temperar os lombos de pescada ainda congelados com sal, pimenta, sumo de limão e leite e deixe descongelar.
Depois começe a preparar o molho de legumes. Corte a cenoura em cubinhos, bem como o pimento. Corte também a linguiça em rodelas finas.
Numa frigideira anti aderente leve a linguiça ao lume para libertar a gordura, e saltei-e aí a cenoura e o pimento. Deixe cozinhar até os legumes estarem macios, mas firmes. Coloque os legumes num prato que possa ir ao forno, e reque-os com a marinada dos filetes.
Entretanto escorra os lombos e esprema-os. Coloque em cima de cada lombo uma colher de chá de molho pesto de modo a ficarem bem cobertos e passe-os depois por pão ralado.
Coloque os lombos sobre o molho de legumes com a parte recheada com pesto virada para cima e leve a assar em forno quente durante 20 minutos, ou até os lombos estarem cozinhados.Sirva com arroz e bróculos cozidos!

Bom Apetite!

sexta-feira, março 16, 2007

Bitoque

Até estou com vergonha de postar isto aqui como se fosse uma receita. É mais uma sugestão de uma refeição rápida, quando nem sempre temos muito tempo ou paciência paa pensar no que fazer!

Ingredientes:

Ovos
Febra de porco
alho
sal
pimenta
piri-piri
louro
vinho branco
molho inglês

Preparação:

Começe por temperar as febras de porco com sal, pimenta, alho picadinho, piri-piri, louro e vinho branco, e deixe ficar assim durante algum tempo.
Depois coloque um pouco de margarina ou manteiga ou óleo ou azeite numa frigideira, deixe aquecer e frite as febras reservando a marinada. No meu caso, eu apenas coloco as febras na frigideira anti aderente sem adicionar gordura, o que acaba por se tornar mais saudável!
Quando estiverem lourinhas, mas não completamente cozinhadas, coloque o líquido da marinada , junte um pouco de molho inglês a gosto e deixe acabar de cozinhar fervendo em lume brando.
Entretanto estrele os ovos (os da foto foram "estrelados" em água!)
Para um verdadeiro bitoque, sirva a bifana com um pouco de molho e com o ovo "a cavalo", arroz branco, batatas fritas aos palitos, salada de alface e uns pickles!

Bom Apetite!

quinta-feira, março 15, 2007

Petingas Albardadas

Há quanto tempo que não comia isto! Quando vi as sardinhas à venda no mercado, não fui capaz de resistir, e toca de comprar umas quantas! A peixeira foi muito simpática e arranjou-as tirando-lhes a tripa, o que me poupou um trabalho que eu não gosto muito!
Depois foi só fazer a polme, fritar e matar saudades deste petisco!

Ingredientes:

Sardinhas limpas de tripas
Farinha de trigo
sal
pimenta
sumo de limão
cebola
salsa
azeite
àgua
ovos
óleo para fritar

Preparação:

Depois das sardinhas amanhadas e passadas por água seque-as bem e tempere-as com um pouco de sal, pimenta e sumo de limão.
Entretanto prepare a polme: junte os à farinha 2 ovos, tempere de sal e pimenta, junte a cebola e a salsa picadinhas e misture. Se a mistura estiver muito grossa, junte um pouco de água, mas não em demasia, para não acabar com uma mistura demasiado líquida. A consistência ideal deverá parecer massa de bolo!
Aqueça o óleo numa frigideira e vá fritando as sardinhas, passando-as primeiro por farinha e sacudindo o excesso e, depois, pegando-as pelo rabo, passe-as no polme até ficarem bem cobertas e coloque-as no óleo quente. Escorra sobre papel absorvente.
Sirva com um arroz de espigos!

Bom Apetite!

quarta-feira, março 14, 2007

Lombinho de Porco Assado com Serpão

Da ultima vez que fui a casa da minha avó, dei com um monte de serpão fresco, acabado de apanhar. O cheiro inundava a cozinha, e começei logo a imaginar uma carne assada temperada com aquela erva aromática.
Obviamente que uns raminhos de serpão vieram cá parar a casa, e resultaram lindamente com este assado muito simples, mas cheio de sabor.
Ás vezes, quanto mais simples melhor. Foi o caso!

Ingredientes:

lombinho de porco (lombinho não é lombo!)
sal
pimenta em grão
serpão fresco
alho
colorau
azeite
vinho branco

Preparação:

Num almofariz pisar o sal com o alho, o serpão, uns grãos de pimenta, um fio de azeite e o colorau até formar uma pasta.
Barrar o lombinho ou lombinhos com esta pasta, regar com um pouco de vinho branco e deixar repousar tapado, no frigorífico, de um dia para o outro ou algumas horas (pois fica mais saboroso!)
Levar a assar em forno previamente aquecido cerca de 30 minutos!
Servir fatiado.
Eu acompanhei com umas batatinhas Noissete e uma migas!

Bom Apetite!

terça-feira, março 13, 2007

Migas de Broa de Milho com Grelos e Feijão Frade

Haverá muita gente a fazer estas migas. Eu devo dizer que são o meu acompanhamento favorito. Acho que podia comer isto todos os dias a todas as refeições e não enjoaria. Infelizmente não há grelos (de nabo) todo o ano, e sem os grelinhos não são a mesma coisa.
Ás vezes faço com couve cortada para caldo verde. Também fica bom, mas não é a mesma coisa!
Eu sirvo este acompanhamente com quase tudo: a acompanhar um churrasco, com bacalhau assado, com polvo à lagareiro, com febras ou costeletas, ou entrecosto na brasa, ou carne assada... enfim, o que acharem que vai bem!
Aprendi com a minha mãe e avó, e há muito que se fazem em nossa casa. Hoje partilho-a com voçês.

Ingredientes:

Grelos de nabo (se não encontrarem ou não for altura, couve de caldo verde resolve)
Feijão frade previamente demolhado (se quiserem usem de lata!)
broa de milho (eu uso broa do Museu do Pão, de Seia, que se encontra à venda nos hipermercados)
Azeite
alho

Preparação:

Começe por cozer os grelos e o feijão frade, separadamente em água temperada de sal.
Entretanto esfarele a broa com ou sem a côdea (eu gosto de sentir a textura mais dura da broa, mas deixo ao critério de cada um) e reserve.
Pique os dentes de alho bem miúdos e leve a aquecer juntamente com o azeite no fogão ou no microondas. (Atenção: é só para aquecer o azeite com o alho para este libertar o seu aroma, não é para o alho fritar)
Assim que os grelos e o feijão estiverem cozidos escorra-os separadamente, guardando um pouco da água de cozedura dos grelos.
Pique os grelos grosseiramente e junte-os à mistura de azeite e alho. Misture a broa esfarelada e o feijão frade escorrido. Misture bem.
Junte agora um pouco da água de cozer os grelos, de modo a que as migas fiquem ligadas, e mais ou menos secas conforme o gosto. (Eu gosto das minhas mais para o secas).
Sirva como acompanhamento com carne ou peixe!

Bom Apetite!

segunda-feira, março 12, 2007

Bacalhau em Crosta de Broa


Vi, ou li esta receita em algum lado, não sei bem onde, e pareceu-me deliciosa. Resolvi pô-la em pratica, fazendo-a de cor.
Coloco-a aqui tal qual a fiz e posso dizer que aconselho a experimentarem!

Ingredientes:

Postas de bacalhau altas do lombo previamente demolhadas
Broa de milho (usei do Museu do Pão, de Seia, que se vende nos hipermercados por todo o lado!)
Cebola
louro
salsa
alho
azeite
pimenta de moínho

Preparação:

Num tabuleiro que possa ir ao forno colocar uma camada de cebola em meias luas e o louro, por cima dispor as postas de bacalhau e regar generosamente com azeite.
Levar ao forno quente.
Entretanto esfarelar a broa aproveitando apenas o miolo, juntar a cebola, o alho e a salsa bem picadinhos. Temperar com um pouco de sal e pimenta.
Quando o bacalhau estiver quase cozinhado, retirar do forno e juntar o azeite em que o bacalhau esteve a assar à mistura da broa, de modo a formar uma pasta.
Dispôr por cima do bacalhau cobrindo-o na totalidade, e levar ao forno até ficar com uma crosta douradinha.
Servir acompanhado com umas batatas assadas a murro e umas migas ou grelos salteados!

Bom Apetite!

sexta-feira, março 09, 2007

Arroz Pulau

Acho que já disse aqui que a minha sogra é goesa e, portanto, a cozinha indiana faz também parte da minha cozinha. Hoje deixo aqui uma das especialidades dela, este Arroz Pulau, que me atrevi a fazer pela primeira vez. E até não ficou mau!

Ingredientes:

1 frango cortado aos pedaços
alho
gengibre
pimenta
coentros em pó
coentros frescos
açafrão
2 iogurtes naturais
sal
azeite
pau de canela
arroz
cebola

Preparação:

Tempera-se o frango com o alho, gengibre, pimenta, coentros em pó e coentros frescos, açafrão, sal e os iogurtes e deixa-se repousar no mínimo 1 hora.
Entretanto ferve-se o azeite com um pau de canela e os cravinhos e põe-se sobre a carne deixando repousar mais ½ hora.
Corta-se a cebola e leva-se a refogar com azeite (Aqui eu juntei 1 pitada de canela em pó e de cravinho em pó). Junta-se depois a carne e todos os temperos, o arroz e a água suficiente para a cozedura de modo a que o arroz fique soltinho. Rectificam-se os temperos. Põe-se a cozer.
Depois de pronto leva-se ao forno só para secar mais um pouco e serve-se quente.

Bom Apetite!

quinta-feira, março 08, 2007

Salada de Cuscus com Atum

Gosto muito de cuscus, principalmente se feitos sob a forma de saladas. São muito rápidos de preparar e extremamente versáteis, pois combinam com quase todos os outros ingredientes.
São optimos para preparar uma refeição ligeira, e foi exactamente o que aconteceu com esta deliciosa salada! Experimentem!

Ingredientes:

Cuscus (água e sal)
1 lata de atum
1 tomate
salsa
cebola
azeitonas pretas
azeite
sumo de limão

Preparação:

Preparem os cuscus de acordo com as indicações da embalagem (normalmente basta deixar hidratar em água quente temperada com sal!)
Numa taça, misturem 1 lata de atum bem escorrida, 1 tomate cortado em cubinhos, cebola picada, azeitonas pretas descaroçadas e cortadas em pequenos cubos ou rodelas.
Juntem os cuscus, temperem a gosto com sumo de limão e azeite e mexam bem.
Depois é só servir.

Bom Apetite!

quarta-feira, março 07, 2007

Salmão com Legumes no Forno

Aqui fica mais uma receitinha de salmão, muito simples, rápida, e apetitosa. E esta, ao contrário do salmão grelhado, não deixa a casa a cheirar a peixe durante dias!

Ingredientes:

salmão à posta
pimentos
1 folha de louro
1 cebola
azeite
sal
polpa de tomate
Vinho branco

Preparação:

Faz-se um refogado com o azeite, a cebola e a folha de louro, Junta-se depois a polpa de tomate, o vinho branco, a cenoura às rodelas e os pimentos às tiras. Temnpera-se de sal e quando os os legumes estiverem quase cozinhados junta-se o salmão e deixa-se cozer um bocadinho. Coloca-se depois toda esta mistura no forno, previamente aquecido para acabar de cozer e até ficar douradinho.
Sirvam acompanhado com arroz e uns legume cozidos.

Bom Apetite!

terça-feira, março 06, 2007

Esparguete Carbonara

Mais uma receita excelente para quando temos pouco tempo ou quando nos aparecem convidados surpresa.
O uso do bacon e das natas e dos ovos faz com se torne além de calórica, um perigo para o colesterol, mas um dia não são dias, e podemos sempre tentar reduzir alguma da gordura como eu aqui fiz!

Ingredientes para 2 pessoas:

300gr de esparguete
150 gr de bacon aos cubinhos
150 ml de natas ( eu usei light)
50gr de queijo parmesão ralado
2 ovos
2 colher de sopa de salsa picada
sal q.b.
pimenta moída na altura q.b.

Preparação:

Coza o esparguete em bastante água com sal, e assim que estiver cozido escorra-o.
Entretanto leve o bacon a alourar numa frigideira anti aderente. Assim que estiver lourinho coloque o bacon sobre papel absorvente para escorrer toda a gordura e limpe a frigideira.
Leve novamente a frigideira ao lume com o bacon e junte as natas. Deixe levantar fervura e desligue
Bata os ovos numa tigela, junte-lhes o queijo ralado, a salsa picada, misture bem e tempere com sal e pimenta. Assim que o esparguete estiver cozido junte-o na taça com a mistura de ovos, misturando tudo muito bem, de modo a que o calor da massa coza o esparguete.
Adicione depois o molho de natas com bacon e volte a misturar bem. Polvilhe com um pouco mais de salsa picada e sirva de imediato.

Bom Apetite!

segunda-feira, março 05, 2007

Lasanha de Vegetais

Na gaveta do frigorífico andava uma beringela e na sua companhia 1 alho francês e 1 courgete. E foi assim que nasceu a ideia desta lasanha...

Ingredientes para 4 pessoas:

1 beringela
1 courgete
1 alho francês
200gr de cogumelos frescos
1 cenoura
1 cebola pequena
1 pimento ver,elho
1 lata de tomate pelado
sal e pimenta q.b.
oregãos
alho em pó
azeite q.b.
sumo de limão
noz moscada
placas de lasanha (de preferência lasanha fresca)
400gr de queijo mozzarela ralado
1 litro de leite
40 gr de farinha
2 colheres de sopa de margarina

Preparação:
Lave bem a cougete e a beringela e corte-as em cubos mantendo a casca. Pele a cenoura e corte-a em rodelas finas. assim como o alho francês. Corte o pimento aos cubos, a cebola em meias luas,os cogumelos ao meio ou em quatro, dependendo do tamanho, e o tomate pelado em pequenos pedaços.
Coloque todos os legumes num tabuleiro que vá ao forno e tempere com um fio de azeite, o alho em pó, sal e pimenta e os oregãos. Leve a forno quente (180ºC) durante 40 minutos.
Entretanto prepare o molho bechamel. Leve o leite ao lume até ferver. Num tacho derreta a margarina e adicione a farinha. Junte depois o leite quente e mexa bem de modo a não fazer grumos. Deixe o molho engrossar e tempere a gosto com sal, pimenta, noz moscada e sumo de limão. Junte metade do queijo e mexa até este estar derretido.
Num prato que possa ir ao forno e à mesa, coloque uma camada molho bechamel. Sobre este coloque a primeira camada de placas de lasanha. Coloque depois os vegetais e cubra-os com queijo ralado. Coloque uma camada de becamel e nova camada de placas de lasanha. Repita até esgotar todos os ingredientes e termine com uma camada de placas de lasanha cobertas com molho bechámel e queijo ralado.
Leve a forno quente tapado com papel de alumínio até a lasanha estar cozinhada, cerca de 40 minutos, retirando o papel de alumínio apenas no final para gratinar a superfície.
Sirva com uma salada verde.

Bom Apetite!

sexta-feira, março 02, 2007

Bolo de Noz com Doce de Ovos

Mais uma receita testada e aprovada!
Andava eu a visitar blogues em busca de inspiração quando vejo este bolo neste blogue: What about Cooking?
Não fui capaz de resistir. E é tão bom como parece nas fotos!

Ingredientes:

250gr de miolo de noz
250gr de açúcar amarelo
6 claras

6 gemas
1dl de água
250 gr de acúcar branco

Preparação:

Pre aqueça o forno a 180ºC.
Passe o miolo de noz pela picadora e junte ao açúcar amarelo. Bata as claras em castelo bem firme e incorpore as nozes e o açúcar nas claras.
Forre uma forma de mola com fundo amovível com papel vegetal untado de manteiga. Coloque a massa do bolo e leve ao forno durante 30 a 40 minutos.
Desenforme e deixe arrefecer.
Entretanto prepare o doce de ovos: leve a água e o açúcar ao lume de modo até o açúcar derreter, junte as gemas batidas e deixe cozinhar até as gemas estarem cozidas e o creme ligeiramente engrossado.
Coloque por cima do bolo e enfeite com meias-nozes!

Bom Apetite!

quinta-feira, março 01, 2007

Bifes de Atum com Mangericão e Coentros Frescos

Cá em casa somos grandes apreciadores de bife de atum... Assim que vi esta receita, não podia deixar de a experimentar, ainda por cima sendo uma receita do Jamie Oliver. Apesar de não ter ficado muito parecido com a foto do livro, estes bifes são bastante aromáticos e estavam deliciosos!

Ingredientes:

Bifes de atum não muito finos
mangericão fresco
coentros frescos
sal
sumo de limão
1 malagueta seca
sementes de coentros (usei em pó)
1 dente de alho
pimenta preta

Preparação:

Esmague a malagueta e as sementes de coentros num almofariz. Junte o laho, o magericão e os coentros picados, sal e sumo de limão a gosto. Misture bem e tempere com a pimenta moída na ocasião.
Esfregue bem esta mistura nos bifes de atum.
Unte uma frigideira anti aderente, que deverá estar muito quente, com um pedaço de papel de cozinha embebido em azeite e coloque o atum, de pois de o sacudir da mistura de ervas. Deixe cozinhar 1 a 2 minutos de cada lado, dependendo se gosta do peixe bem ou mal pasado.
Retire e coloque por cima o tempero de ervas aromáticas.
Sirva de imediato com umas batatinhas novas cozidas ou salada de batata e umas verduras.

Bom Apetite!

Poderá também gostar de:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin