Empanada de Atum

Andava com vontade de fazer uma empanada. Depois de alguma pesquisa descobri aqui uma receita que me agradou num blogue de que gostava muito, mas que está um bocadinho parado nestes ultimos tempos: Chef Haruki.
A receita original é com sardinha, mas eu adaptei para usar atum.
Acredito que deva ficar deliciosa com restos de sardinha assada.

Ingredientes:

Massa:
500 gr de farinha de trigo
2dl de Azeite
2 dl de Vinho verde branco
1 Gema
Sal Refinado

Recheio:
2 latas de atum em azeite
1/2 lata de tomate pelado
4 colheres de sopa de polpa de tomate
1/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho
Azeitonhas pretas
2 dentes de alho
1 Cebola
Azeite q.b.
Vinho branco q.b.
Pimenta (moída na altura de preferência)

Preparação:

Num recipiente colocar a farinha e abrir um buraco ao meio onde se verte o vinho e o azeite. Juntar um pouco de sal a gosto e trabalhar os ingredientes até conseguir uma massa homogénea.
Para o recheio coloque o azeite num tacho juntamente com as cebolas picadas e deixe refogar um pouco. De seguida adicione os tomates cortados em cubinhos e a polpa de tomate. Acrescente o alho picado, os pimentos cortados em cubinhos, as azeitonas em bocadinhos e deixe cozinhar em lume médio acrescentando um pouco de vinho branco e repita sempre que necessário para não deixar secar o preparado em demasia.
Quando achar que os pimentos estão praticamente cozidos adicione o atum escorrido, tempere com sal e pimenta e deixe cozer sem mexer muito.
Unte uma forma tipo tarteira e forre-a com metade da massa e fure o fundo da massa com o garfo. Em seguida coloque o preparado de atum por cima da massa e feche a empanada com a outra metade da massa também estendida em círculo. Com as pontas dos dedos feche bem os rebordos da empanada para que não exista o risco do recheio sair.
Pique a empanada com um garfo, bata ligeiramente a gema do ovo e pincele todo o topo. Leve ao forno a 150ºC durante cerca de 30 a 40 minutos.
Sirva fria.

Bom Apetite!

14 comentários :

  1. Anónimo13:35

    Adoro salgadinhos e esta empanada esta com um aspecto delicioso!!!

    bj
    Lucia

    ResponderEliminar
  2. é indecente ter que olhar para a fotografia e não poder provar... lol
    gostei da receita! gosto de tudo o que leve atum
    e é verdade, o blog chef haruki está parado há 6 meses... o que é uma pena pois é um blog apetitoso

    ResponderEliminar
  3. há rica empada...
    deves ser gostosa...
    Bjinhos da Bela

    ResponderEliminar
  4. Adora empanadas galegas e até tenho um livro comprado em Pontevedra que lhes é integralmente dedicado.

    A receita da empanada de sardinhas encontra-se aqui:

    http://elvirabistrot.blogspot.com/2006/08/empanada-de-sardinhas-assadas.html

    Também tenho muita pena por o "Chefe Haruki" estar parado... :-(

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Uma sugestão perfeita para o lanche.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  6. O que eu gosto de empanada... Enquanto estudei em Coimbra comprava umas empanadas muito boas no Pingo Doce (passo a publicidade), mas esta tem um aspecto bem mais agradável ;)

    ResponderEliminar
  7. A esta hora j´se comia uma empanadinha, tem um aspecto super delicioso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Nham nham que óptimo aspecto! Confesso que nunca experimentei receitas deste género, pois para mim parecem demasiado elaboradas e acho sempre que nunca vou conseguir dar conta do recado :(

    Mas achei esta tão cativante que tenho mesmo vontade de experimentar! Um dia destes lá me estrearei :)

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  9. É espantoso que nunca me tenha ocorrido fazer uma coisa de que gosto tanto e passo a vida a comer mal passo o Rio Minho para lá.
    Na Galiza, além das tradicionais de carne e de choco com tinta, também aparecem com atum e são deliciosas.

    LPontes

    ResponderEliminar
  10. É espantoso que nunca me tenha ocorrido fazer uma coisa de que gosto tanto e passo a vida a comer mal passo o Rio Minho para lá.
    Na Galiza, além das tradicionais de carne e de choco com tinta, também aparecem com atum e são deliciosas.

    LPontes

    ResponderEliminar
  11. Excelente sugestão para o lanche :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  12. Quando puder, passe pela minha cozinha, atribui-lhe um prémio...
    Beijos.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo17:17

    Adoro empanada! Ficou-me de vários anos de férias em Sanxenxo, onde havia uma senhora que fazia as melhores que já comi! De massa muito fina, recheadas de atum ou sardinha, sempre com tomate e pimentos vermelhos. Nham! Ainda não me atrevi a fazer em casa, mas esta receita está a provocar-me :)

    Beijoca *
    Mariana

    ResponderEliminar

Imprimir