Pastéis de Massa Tenra

Se há coisa que já nem me lembrava de fazer era pastéis de massa tenra. Mas lá resolvi voltar a testar as minhas capacidades nestes delicados pastéis, e parece que não me saí muito mal.
A massa derretia na boca, e, ao fritar inchou e ficou com aquelas bolhas, tal como uma boa massa de pastéis de massa tenra deve ficar.

Ingredientes para cerca de 20 pasteis:

Massa:
250g de farinha
100g de margarina
água morna
sal q.b.
Recheio:
1 cenoura grande
250gr de pá de porco em cubos pequenos
1/2 copo de vinho branco
2 colheres de sopa de farinha
125 ml de leite
sal e pimenta q.b.
azeite
noz moscada
sumo de limão

Preparação:

Coloque a farinha sobre a mesa, abra-lhe ao meio uma cavidade e nela deite a margarina e o sal. Comece a amassar a margarina com a farinha e vá-lhes juntando água (apenas a necessária para obter uma massa homogénea) e amassando sempre.
Depois de amassada, bata-a em cima da mesa, esticando-a com a mão algumas vezes e dobrando-a. Por fim, faça uma bola com a massa, cubra-a com um pano e deixe repousar 2 horas.
Enquanto a massa descansa, prepare o recheio. Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e aloure os cubos de carne. Junte depois a cenoura em cubinhos, tempere de sal e pimenta e adicione o vinho branco. Deixe cozinhar em lume brando até a carne estar macia.
Passe depois a carne pelo robot de cozinha para picar, e devolva-a novamente ao tacho. Adicione a farinha e o leite e leve novamente ao lume até a mistura engrossar e ficar homogénea.
Rectifique os temperos e coloque um pouco de noz moscada e sumo de limão. Retire e deixe arrefecer.
No momento de utilizar a massa, com o rolo estenda bem fina uma parte e coloque montinhos de recheio sobre ela a intervalos regulares. Estenda outra parte e coloque-a por cima da massa com o recheio. Com a mão dê-lhes um jeito para fazer aderir e para moldar os pastéis e corte-os em forma de rectangulo com uma carretilha.Coloque-os num prato polvilhado com farinha.
Pode congelar os pastéis e fritar sem descongelar quando precisar, ou frite-os logo em óleo abundante e quente. Como opção, pode cozinhá-los no forno.
Sirva com salada ou um arroz de legumes.

Bom Apetite!

21 comentários :

  1. No Brasil, é muito comum colocar um pouquinho de cachaça na massa para que os pastéis fiquem cheios de bolhinhas na hora de fritar!
    Os seus ficaram deveras apetitosos!

    =)

    ResponderEliminar
  2. Nunca fiz pastéis de massa tenra, mas estes estão perfeitos!
    E aposto que deliciosos.

    ResponderEliminar
  3. Os pastéis de massa tenra são dos salgadinhos que gosto mais... Sai-se muito bem, estão perfeitos!

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho guardada uma receita de pastéis de massa tenra, e depois de ver estes teus, tão douradinhos, fiquei ainda com mais vontade de experimentar :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo11:21

    Também nunca fiz, mas adoro! Ficaram lindos os teus, e delíciosos aposto! :)
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  6. Tenho esta receita no livro da minha mãe, ninguém os fazia como ela,apetecia-me experimentar, tenho que ganhar coragem.
    Bj.

    ResponderEliminar
  7. Ai que saudades dos pasteis de massa tenra da minha avo! Esta receita parece uma maravilha.

    ResponderEliminar
  8. Olá amiga

    Esses pasteis ficaram lindos!

    Tenho selinho para ti no meu blog.

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. nunca fiz estes pasteis mas ficaram muito bonitos os teus.
    bijinhos

    ResponderEliminar
  10. O que eu gosto de pastéis de massa tenra! Têm, de facto, um aspecto... que apetece trincar. Um dia destes aventuro-me! :)

    ResponderEliminar
  11. Sou muito suspeita para falar de pastéis pois sou fanática por massa de pastel feita em casa. A minha avó paterna me criou ajudando-a no preparo dessa massa. Lembro-me que ela ainda adicionava um pouco de pinga na massa para fazer essas bolhas quando fritasse... rs
    Bjs...

    ResponderEliminar
  12. Anónimo18:40

    Esses Pasteis de Massa Tenra fizeram saudades a muita gente...É mesmo comida de Avó, pelo trabalho que dá a fazer...Eu gosto imenso, e já não como há que tempos! Os teus ficaram tão bonitos e sugestivos, que acho vou ter de experimentar. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  13. Anónimo00:29

    Que saudades de uns bons pastéis de massa tenra. Há anos que não os como. A minha falecida avó fazia-os muito bem, hoje em dia os que se vendem por aí são meio plastificados. Tenho que arranjar coragem para os fazer.
    Bjs
    Moisa

    ResponderEliminar
  14. Anónimo08:59

    Ola Bom Dia,

    Pode explicar-me como os posso fazer no forno?

    Bom fim de semana
    Maria

    ResponderEliminar
  15. Anónimo10:51

    Parece-me receita só para mestres!
    Nunca fiz porque acho que é difícil. Mas depois de os ver tão bonito...se calhar vou experimentar.
    A ideia de puderem ser feitos no forno também é muito atractiva.

    ResponderEliminar
  16. Foi coisa que nunca fiz nem sei se me atreveria a fazer.
    Mas que gosto muito de comé-los, lá isso gosto!

    ResponderEliminar
  17. Nunca fiz pastéis de massa tenra, tenho problemas em fazer massas...mas recordo com saudades os da minha tia Maria Rosa.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo19:11

    Têm um aspeto delicioso!

    Como aqueles que costumo fazer...

    Tens umas mãos de fada!

    ResponderEliminar
  19. Anónimo19:16

    Tens umas mãos de fada!É assim, quando se cozinha com amor...

    ResponderEliminar
  20. Nunca tinha feito pasteis de massa tenra e sou praticamente analfabeta em tudo o que toca a fazer seja que massa for. No entanto, tive saudades de pasteis de massa tenra e decidi experimentar fazer. Usei outro recheio que me era mais conveniente e a sua receita de massa. Ficaram muito bons! Bem-haja por esta dica.

    ResponderEliminar

Imprimir