Folhado de Pato

Uma das melhores receitas que saiu da minha cozinha nestes ultimos tempos foi este folhado de pato.
A semana passada, convidei os amigos F e AM para cá virem jantar.A entrada foi uma deliciosa Salada Grega, fresca e simples, ideal para a época. A sobremesa o Ananás com Hortelã do Jamie Oliver do qual ficamos fãs cá em casa, e o prato principal foi este folhado. A repetir, sem dúvida nenhuma!

Ingredientes para 4 pessoas:

1 placa rectangular de massa folhada fresca ou congelada
1 pato
2 cebolas pequena
1 cenoura
1 raminho de hortelã
sal q.b.
6 cravinhos
6 pimentas pretas
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sobremesa de amido de milho (Maisena)
1 gema para pincelar

Preparação:

Coza o pato numa panela grande juntamente com 1 cebola com os cravinhos espetados, a cenoura, sal, as pimentas e o ramo de hortelã.Deixe cozinhar em lume brando até o pato estar bem cozido.
Retire depois do lume, desfie o pato e coe o caldo da cozedura, reservando-o.
Leve depois uma frigideira ao lume e aloure uma cebola pequena juntamente com o azeite. Acrescente o pato desfiado e a farinha maisena e mexa bem. Junte um pouco do caldo da cozedura e deixe engrossar até ficar com um molho espesso e cremoso. Rectifique de sal e pimenta.
Entretanto corte a massa folhada em 4 rectângulos iguais. Com uma faca faça um rebordo ao longos dos rectângulos, mas sem os cortar até ao fundo. Pincele toda a superfície com a gema de ovo e leve ao forno quente até a massa cozer e folhar completamente.
Retire depois a massa do lume e com a ajuda de uma tesoura retire a tampa que marcou previamente com a faca mantendo-a inteira. Ficará com uma caixa rectangular e respectiva tampa por pessoa.
Encha cada uma das caixas com o pato desfiado (se necessário aqueça-o para ir quente para a mesa) e cubra com a tampa. Decore com um raminho de hortelã, e sirva acompanhado com uma salada de rucula.

Bom Apetite!

23 comentários :

  1. Muito boa ideia e com uma óptima apresentação.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:00

    Só colesterol, de uma ponta a outra. A começar pela massa folhada e a terminar no protagonista, o pato... absolutamente probido para quem se preocupa minimamente com a sua saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17:53

      Lol, claramente não sabe muito sobre o assunto, pois o pato pode ser comido mesmo em dieta, desde que se tire e não se coma a pele do mesmo. relativamente à massa folhada realmente não é das melhores, mas pode perfeitamente trocar-se por massa quebrada ou massa filó (esta ultima sendo a melhor opção). Não percebo essa vontade toda de criticar logo as pessoas e as receitas das mesmas quando é tão fácil trocar certos ingredientes por outros melhores (como os que mencionei). E para além disso também não vi em lado nenhum a indicação de que esta era uma receita saudável!

      Eliminar
    2. Se acha que é só colesterol não coma. Não sabe o que perde. De resto não sei o que faz pior à saúde, se comer um picadinho uma vez por outra ou se tomar a medicação para o colesterol todos os dia.

      Eliminar
  3. Simplesmente delicioso vou experimentar com certeza

    ResponderEliminar
  4. Uma delícia! Tem excelente aspecto!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo09:53

    Esse comentário do só colesterol,,, deve ser feito por alguém que de certo não é leitor assíduo destss páginas de gastronomia.Por isso, fica desculpado| Mas, recomendo que esteja mais atento e não critique só por criticar...

    ResponderEliminar
  6. de facto é original e parece ser saboroso!!!

    ResponderEliminar
  7. Nham nham super saboroso com certezA!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Ficaram lindas essas caixinhas com o pato lá por dentro!! Muito original, sem dúvida!Com uma saladinha de alface marchava que era um instantinho...eh eh eh!
    Amiga, não ligues a bocas parvas, são pessoas que obviamente não têm mais nada que fazer e nem sabem aquilo que dizem! :)
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  9. Adorei!
    Simplesmente adorei.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo11:41

    Não só tem ar de ser delicioso como ficou muito bonito. Deve fazer um jantar muito simpático, para mimar uns convidados amigos. Gostei mesmo muito!

    Beijo *
    Mariana

    ResponderEliminar
  11. Eu não sou grande fã de pato, mas estes folhadinhos têm um aspecto que é uma delício para os olhos (e não só!).

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  12. Ontem fiz o ananás que mencionaste, ainda não tenho esse livo do Jamie ;-)
    Já não fiz o ananás inteiro porque só tinha 5 rodelas que tinham sobrado do fim-de-semana.
    Resumindo, fica muito bom, um sabor super refrescante para esta altura do ano, e claro é daquelas combinações mesmo à Jamie!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. E eu que adoro este tipo de pratos!
    Está apetitoso! :)

    ResponderEliminar
  14. Anónimo17:18

    Será possivel informar-me onde se pode comprar massa folhada rectangular? não encontro em lado nenhum... Obrigada. Joana

    ResponderEliminar
  15. A massa folhada rectangular fresca, compro no Lidl.
    No Continente, existe também uma rectangular bastante boa, é congelada e vem em caixas de duas unidades.

    ResponderEliminar
  16. mãe22:43

    Por acaso tb. fiz hoje a receita do ananás com hortelã. Adorei o paladar, mas em vez de utilizar açucar fiz com adoçante em pó. Fica bom na mesma e não faz mal. O Pai é que não aprecia hortelã, mas mesmo assim comeu! Bjs mãe

    ResponderEliminar
  17. Muitos parabéns! Esta receita para além de deliciosa, faz um óptimo prato. Muito bonito!

    ResponderEliminar
  18. Muito boa ideia. Fiz, com receheio de legumes e sobras de frango. Ficou delicioso e com optima apresentação.

    ResponderEliminar
  19. Susana16:31

    Boa Tarde!

    Antes de mais Parabéns pelo BLOg, consulto-o todos os dias e faço imensas receitas suas, normalmente dos livros, e correm sepre lindamente!

    Estou com muita vontade de fazer esta e outras receitas com massa folhada...quando se refere a receitas com placas de massa folhada, podem ser sempre as do LIDL, porque rectangulares não conheço mais nenhumas!

    Obrigada,
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana,
      Obrigada pelas suas palavras.
      Frescas retangulares só conheço também as lo lidl. Mas encontra congeladas que eu, pessoalmente prefiro. No continente, por exemplo.
      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
  20. Anónimo21:12

    Claro que é um prato que favorece o aumento do colesterol ruim! Quem se preocupa com o facto e não toma a fatal sinvastatina supostamente salvadora, não deve comê-lo. O ideal será ser vegetariano. De resto parece-me saboroso, prático e vou experimentar um dia destes!Obrigada por ter postado.

    ResponderEliminar

Imprimir