Ovinhos de Codorniz com Maionese Caseira

Desde que vi estes simples ovinhos no blogue da Babette, que esperava a ocasião certa para os preparar. Logo que a oportunidade surgiu, foi só cozer os ovinhos e preparar uma maionese caseira. Uma combinação muito boa e uma ideia simples e genial que faz sucesso! Obrigada Babette!

Ingredientes:

12 ovinhos de codorniz (adaptem as quantidades ao número de pessoas que vão servir)

Maionese:
1 ovo (de galinha)
150ml (aprox.)de óleo de girassol ou amendoim
sumo de 1/2 limão
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de mostarda de Dijon

Preparação:

Coza os ovos de codorniz em água temperada de sal durante 5 minutos. Retire-os e coloque-os em água fria. Cuidadosamente descasque os ovinhos e reserve.
Entretanto, no copo da varinha mágica coloque o ovo inteiro, o sumo de limão, a mostarda e tempere de sal e pimenta. Junte depois 1/3 do óleo e ligue a varinha mágica fazendo movimentos para cima e para baixo emulsionando todos os ingredientes. Vá depois acrescentando o restante óleo, em fio, ao mesmo tempo que mantêm o movimento da varinha mágica. No final a maionese deverá estar espessa. Rectifique de sal e pimenta e guarde no frigorífico.
Sirva os ovinhos juntamente com a maionese.

Bom Apetite!

6 comentários :

  1. qQue surpresa agradável ver esta minha sugestão no blog da colher-de-pau!....
    Obrigada pela referência...
    Aqui entre nós: é um petisco, não é???
    Beijinhos
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Joana14:19

    A Babette e a Colher-de-pau estão ambas de parabéns. Este ovinhos são uma verdadeira delícia.

    ResponderEliminar
  3. GuidaTrancoso14:24

    Eu costumo por metade da quantidade de óleo e a outra metade de azeite, fica mais saborosa. E ponho também essa mistura toda no copo e depois é só ligar a varinha mágica, esperar uns segundos e fica pronta! De resto faço igual!

    ResponderEliminar
  4. Nunca provei ovos de codorniz, mas devem ser bons. Gostei foi do pormenor de especificar que o ovo da maionese era de galinha :D De facto, neste caso é necessário!

    ResponderEliminar
  5. Gostava de saber se a autora acredita que a água salgada da cozedura vai temperar os ovos. E uma sugestão: aprenda a fazer mayonaise
    Cumprimentos
    João Botelho Gomes

    ResponderEliminar

Imprimir