Batatinhas em Azeite e "Feito em Casa"

Muito obrigada por todos os simpáticos comentários de ontem. Nem imaginam como me deixaram feliz! E falando um pouco mais do livro, posso dizer que se chama "Feito em Casa" - um nome que não foi muito fácil de escolher, mas que resume a essência do livro, que tenta ser mais do que só um livro de receitas. E mais não conto!
Quanto a estas batatinhas que vos trago hoje, posso apenas dizer que são deliciosas e é difícil parar de as comer. Acompanham muito bem carnes assadas e peixe grelhado, e ficaram mais que aprovadas pelo M. Espero que também gostem!

Ingredientes para 2 pessoas:

10 batatinhas novas
4 dentes de alho
200ml de azeite (ou o suficiente para cobrir as batatinhas)
sal e pimenta q.b.
1 raminho de Alecrim

Preparação:

Lave muito bem as batatinhas, e leve-as a cozer em água temperada de sal durante 5 minutos. Retire e escorra-as bem.
Pique a casca as batatinhas com um garfo e coloque-as num recipiente que possa ir ao forno, mas de modo a que as batatinhas fiquem bem acomodadas e sem espaços entre elas. Tempere com um pouco de sal e pimenta, com o alecrim partido em pedaços e os dentes de alho esmagados.
Regue com o azeite de modo a cobrir as batatinhas e leve-as ao forno (140ºC) de modo a que as batatinhas acabem de cozinhar. Deve ter em atenção a temperatura do forno para que as batatinhas não fritem, mas sim cozam no azeite. Se vir as bolhinhas típicas da fritura a formarem-se deverá diminuir a temperatura do forno.
Deixe cozinhar até as batatinhas estarem macias, cerca de 1 hora.
O azeite onde cozinhou as batatinhas poderá ser guardado e pode voltar a utilizá-lo para esta preparação, ou usar para temperar peixe, assados ou legumes.

Bom Apetite!

28 comentários :

  1. Fico á espera ansiosa para ver o teu livro,o nome o ideal mesmo amiga,muito bem escolhido,depois um dia destes vou juntar dinheiro e vou comprar,bjokinhasss

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela realização do sonho de tantos de nós que é ter um livro, dos a sério, nas livrarias. Boa sorte para a divulgação e comercialização.

    Estas batatinhas estiveram a um passinho pequeno de serem totalmente confitadas, não foram aqueles 5minutos a ferver em água.
    É uma pequena "batota" que poupa depois meia hora ou mais de forno e se calhar até compensa, nem que seja em poupança energética.

    ResponderEliminar
  3. O título perfeito para o seu livro, que será sem dúvida um sucesso! É um sonho que também acalento no futuro. E estas batatinhas estão muito apetitosas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. O nome do livro é perfeito!!
    Fico á espera para ver.

    Batatinhas perfeitas também.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Gosto do nome do livro e estas batatinhas...hummmmmmmmm!

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelo livro. Vou comprar certamente porque não há dia que não visite este blog! E todos os bons momentos rodeados de amigos ultimamente têm tido a presença das receitas deste blog! Por exemplo: http://dificildarnomeaumblog.blogspot.com/2011/01/goddamn-were-getting-old.html

    ResponderEliminar
  7. Muitos Parabéns pela publicação do livro. Acho que merece pois tem dado uma contribuição enorme a todas nós nos seus blogs. Tudo de bom e boa sorte para próximos projectos.
    Bj
    Caty

    ResponderEliminar
  8. Anónimo12:39

    Boa tarde
    pra começar eu sou um zero à esquerda no mundo da cozinha, sei fazer algumas coisas mas n tenho aquele gosto.
    Gostaria que me ajudasse por isso fica a pergunta o k posso acompanhar com estas batatinhas???

    ResponderEliminar
  9. Anónimo13:59

    Algo que já muita vez me tinha passado pela cabeça que este blog iria dar em livro...e curiosidade das curiosidades logo no meu dia de anos, faço 32 nesse dia, desejo muita sorte e que corra tudo bem e que o blog continue com a força que tem tido até agora. PARABENS

    Paulo Fadista
    fadistboy@hotmail.com

    ResponderEliminar
  10. Anónimo14:04

    Mais uma curiosidade... as tuas fotos...és tu que tiras??? É que para alem de excelente cozinheira ao nivel de fotografia está fantástico...Mais uma vez, PARABENS

    Paulo Fadista
    fadistboy@hotmail.com

    ResponderEliminar
  11. Olá querida Colher-de-Pau! Muitos Parabéns pelo livro e sem dúvidas que o titulo é perfeito! A curiosodade já está a crescer!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Salomé Nogueira14:40

    Parabéns pelo livro que deve ser um espanto... continue assim com o bom trabalho...

    ResponderEliminar
  13. Sou seguidora fiel do seu blog e fiquei muito contente com a novidade do livro. De certeza que vou comprar. Se houver sessão de autografos avise!

    ResponderEliminar
  14. Chego atrasada, mas não queria deixar de agradecer o livro de cozinháste para nós. Um exemplar vai ser meu com toda a certeza. Adoro vir aqui, venho todos os dias, de resto. Às vezes faço as tuas receitas by the book, às vezes faço algumas alterações. O resultado é sempre muito bom. Obrigada e parabéns!!! Pode ser que um dia destes te entreviste. ;)

    ResponderEliminar
  15. Vou comprar o livro sem dúvida nenhuma!

    ResponderEliminar
  16. Devem ser fantásticas! É claro que vou comprar este livro :)

    ResponderEliminar
  17. Sou seguidora das suas receitas (através do FB) mas só hoje me tornei seguidora aqui no Blog...
    Adoro as suas receitas, são práticas e acima de tudo têm óptimo aspecto. Algumas delas já as fiz e apesar de não ficarem com tãobom aspecto como as suas, adorei!

    Quanto à publicação do livro, fico muito feliz por saber que conseguiu realizar um dos seus sonhos! É sempre bom saber que alguém conseguiu realizar o seu sonho, ajuda-nos a acreditar e a manter a esperança que um dia também poderemos concretizar os nossos sonhos!
    ---
    http://eu-e-myself.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. Fátima Fonseca20:04

    Todos os dias visito este blog e o da economia cá de casa.Adoro as receitas e tal como tu adoro cozinhar.Aliás, no meu flickr costumo colocar fotos dos meus cozinhados, onde aparece muitas vezes receitas que tiro daqui.
    Posso dizer que já fiz a minha encomenda na Wook, onde vai estar disponível a partir de segunda;)Adorei a capa!E vou adorar o conteúdo de certeza!

    ResponderEliminar
  19. Luísa Lemos20:10

    Espero que a boa noticia não implique que as receitas que já publicaste fiquem indisponiveis ou que seja o fim do blog.

    Muitos parabéns

    Luísa Lemos

    ResponderEliminar
  20. Caro anónimo:

    Estas batatinhas ficam deliciosas com quase tudo, desde carnes e peixe grelhados, carne assada, frango... Experimente, tenho a certeza de que irá gostar.

    Caro Paulo:

    Muito obrigada! Quanto às fotos, sim, sou eu que tiro. Ao início com menos jeito, mas agora bem melhor. E posso dizer que também fui eu que tirei as fotos do livro.

    Cara Luísa Lemos:

    Fique descansada! Nem as receitas publicadas ficarão indisponíveis, nem o blogue terminará. Com o livro ainda tem é receitas novas!
    Aliás isso era coisa que para mim não faria sentido nenhum.

    ResponderEliminar
  21. Parabéns pelo livro, vai ser um sucesso com certeza... E as batatinhas tem muito bem aspecto.

    ResponderEliminar
  22. Acho que vim cá parar ao blogue há cerca de dois anos, na mesma altura em que larguei as "saias da mãe". Procurava então no Google por uma simples receita de salada de grão de bico com atum, tal era o conhecimento culinário que eu tinha, e vim para ao "As Minhas Receitas". A partir daí tornou-se leitura assídua.

    Nota-se a dedicação e o amor à culinária e em especial à nossa gastronomia portuguesa em todo o blogue, daí este "prémio" (o livro) ser totalmente merecido. Parabéns!

    ResponderEliminar
  23. Adorei a novidade :D
    Deixei o meu comentário no outro Blogue ( o que vi primeiro hoje ehehehe).
    Beijinhos e já agora para quando a sessão de autógrafos?
    Beijinhos :*
    Romã

    ResponderEliminar
  24. Parabéns! Será com certeza "delicioso".

    Bjs

    ResponderEliminar
  25. Ana Claudia Costa13:59

    Gosto do nome do livro, mas a capa está simplesmente fantástica, gfz lembrar os antigos livros de receitas das avos!A capa é uma verdadeira nostalgia!Boa sorte!e continue a mostrar as suas fantasticas receitas, que sao um verdadeira inspiração para os dias mais cinzentos como o de hoje!

    ResponderEliminar
  26. Parabéns pelo livro, já está na minha "wishlist"! :-)

    Em relação às batatinhas, gostei da dica de LPontes :-)
    Queria perguntar uma coisinha (decerto q quem anda nestas coisas de cozinha há mais tempo q eu, sabe disso, mas...eu 'inda sou novata): usou batatinha nova, certo? Mas tb fica bem com batata velha? Neste caso terá de estar descascada, mas terá de ser feita alguma alteração à receita base?
    Bjinhos e obrigada!

    ResponderEliminar
  27. Anónimo17:12

    Entao muitos parabens porque as fotos estão muito boas, eu pelo menos sou fã, boa comida e boas fotos echem o olho com toda a certeza...boa sorte com o livro, eu de certeza que vou pedir no meu aniversário, dia de lançamento do livro... eh eh eh

    Cumprimentos
    paulo fadista

    ResponderEliminar
  28. Anónimo08:58

    Adoro o seu blogue!!! Muitos parabéns.
    Vou tentar comprar o livro online pois em Macau não está disponivel.
    Muitas felicidades.
    Sofia

    ResponderEliminar

Imprimir