Bola do Cozido

Mais uma vez a pergunta surgiu. O que fazer com os restos de umas carnes e enchidos de cozido à portuguesa, e que enchiam uma caixa no congelador.Cozido outra vez não me parece, mas que tal fazer uma bola? Afinal tenho de fazer alguma coisa para levar ao jantar comunitário.E assim fiz.
Restos de carnes assadas, cozidos, de grelhados... são também optimos para aproveitar para fazer uma bola de carnes. E assim vos deixo esta sugestão para o fim-de-semana.

Ingredientes:

350g de restos de carnes cozinhadas (no meu caso tinha frango, enchidos e carne de porco)
500g de farinha de trigo
200g de farinha integral
500ml de água
sal q.b.
1 pacotinho de levedura seca

Preparação:

Comece por preparar a massa da bola, usando a máquina de pão: Coloque a água e uma pitada de sal na cuba da máquina, e depois junte as farinhas e levedura seca. Ligue a máquina no ciclo de amassar e levedar e deixei-a trabalhar. (Se não tiver máquina de pão, junte os ingredientes amassando-os à mão e deixando-os depois levedar).
Entretanto desfie as carnes e cortei os enchidos em rodelas.
Unte uma forma com um pouco de azeite e coloque no fundo metade da massa de pão. Por cima coloque as carnes, reservando algumas para a decoração) e cubra com a restane massa. Decore com os enchidos reservados e leve a assar em forno quente 200ºC até a massa estar bem cozida, cerca de 1h00.
Retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes de a desenformar.
Sirva cortada em pedaços.

Bom Apetite!

20 comentários :

  1. Olha que óptima ideia :))
    Gostei muito.

    ResponderEliminar
  2. Acho que resulta mesmo muito bem. É parecido com o folar de carnes transmontano - que fez parte da minha infância ;)

    ResponderEliminar
  3. Bom dia!
    Também gostei da ideia. Vou experimentar esta receita.
    Beijinho
    http://osdiasdanossavida.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. bela ideia! eu com as sobras das carnes do cozido costumo fazer uns ovinhos mexidos! hummmmm!

    ResponderEliminar
  5. wouw!!! que bom amiga!
    Deve ter ficado bem saboroso poir so aspecto fala por si memso, parabens

    bjs

    ResponderEliminar
  6. Adorei a ideia.
    Que pena não ter sobras na minha cozinha

    ResponderEliminar
  7. Costumo espreitar o seu blogue, pois também sou apaixonada por culinária. Dou-lhe os meus parabéns pelo seu blogue e o recente livro!

    ResponderEliminar
  8. Já agora, pode publicar a receita de Cozido, sff?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde!
    E quem não tem máquina de fazer pão?
    Compra massa de pão numa padaria ou pode fazer a massa em casa , batendo com a batedeira normal?

    ResponderEliminar
  10. Uma ideia para aproveitar as soras de cozido.Muito bom.

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. OLÁ BOA TARDE!! AMEI SUAS RESEITAS E JÁ SOU UMA SEGUIDORA
    DA UMA OLHADINHA NO MEU,BJUSSSSSSSS

    ResponderEliminar
  12. Tem muito bom aspecto!!! Já comprei o teu livro hoje no Continente! Ainda não o vi como deve ser, mas logo á noite...
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  13. vera fragoso21:25

    olá, parabéns pela sua paixão! Ao da maioria das pessoas que comentam o seu blog eu cheguei a ele depois de esta semana ter ido à FNAC e casualmente me ter cruzado com o seu fabuloso livro.Mais uma vez parabéns pela ajuda preciosa, nos dias fulminantes que correm e em que não nos ocorrem ideias para fazer as refeições.

    ResponderEliminar
  14. Que bôla maravilhosa! Bem rica de sabores....um luxo de aproveitamento do cozido!...um bom fds!

    Babette

    ResponderEliminar
  15. Anónimo21:37

    queria agradecer muito. esta bola fez lembrar no nosso casamento os tempos em Mirandela antes de virmos para Lisboa. e... aconteceu, como antigamente... aquele amor nas malvas dos silvados, sabem?

    obrigado

    ResponderEliminar
  16. nunca tinha pensado nisso, parece-me muito bem mesmo

    ResponderEliminar
  17. Adorei esta bola!! Realmente é uma óptima maneira de aproveitar os restos do cozido. Eu normalmente faço sopa de cozido, mas para a próxima vou fazer esta bola :)

    ResponderEliminar
  18. Encontrei ótimas receitas por aqui, parabéns pelo blog e obrigada!

    ResponderEliminar
  19. Aqui em casa sua receita foi o maximo todo mundo aprovou - parabens pelas receitas

    ResponderEliminar
  20. Ola pessoal visitei este blog uma vez e mim apaixonei por ele - meus parabens.

    ResponderEliminar

Imprimir