Bolo Moka

Lembram-se de há uns tempos ter feito um bolo de café, quando o meu objectivo era fazer o bolo moka do Chefe Silva?
Finalmente, no último jantar comunitário, lá fiz o bolo que o meu cunhado L. e o M. tanto falavam. Fez as delícias de todos apesar de o L. e o M. acharem que a massa do bolo, de que recordavam das festas da sua infância, não tinha exactamente o sabor que se lembravam.
Este bolo serve também para partilhar com vocês, para "celebrarmos" a chegada do "Feito em Casa", que está à venda a partir de hoje!

Ingredientes:
(in Teleculinária nº 22, de 21/12/1983 - Chefe Silva)

Bolo
6 ovos
200g de açúcar
200g de farinha
raspa ( vidrado de meio limão)
licor Bailyes
Creme Moka
250g manteiga sem sal
150g de açúcar em pó
2 ovos
1 colher de café de Nescafé (pó) ou 2 colheres de sopa de café forte ( líquido).

Preparação:

Bater os ovos inteiros com o açúcar e o vidrado do limão até obter um creme fofo. Junte depois a farinha previamente peneirada e espalhando-a bem com os dedos, mexendo o batido de baixo para cima, com cuidado para o batido "não ir abaixo". Deitar na forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, o batido e levar a cozer em forno médio, cerca de 25 a 30 minutos.
Entretanto prepare o creme: amasse muito bem a manteiga com o açúcar em pó e logo que esteja amolecido e possa ser trabalhado, junte os ovos, um a um, mexendo sempre com vara de arames ou batedeira. Misture depois o nescafé, ou o café líquido e mexa muito bem. (Se o creme "talhar" aqueça-o ligeiramente e bata muito bem com a vara.)
Depois do bolo cozido, retire da forma e deixe arrefecer. Depois de frio, dê-lhe um golpe transversal, dividindo o bolo em dois e borrife-o com umas gotas de licor.
Recheio-o com um pouco de creme Moka e una as duas metades. Barre-o então por cima e dos lados com creme e alise-o. Por fim com um saco de pasteleiro, decore o bolo a gosto.
Bom Apetite!

37 comentários :

  1. E que bem que saiu sempre conseguiste fazer amiga,ficou lindo..

    Boa sorte com o teu livro amiga,vai correr tudo bem,esta semana a ver se o encontro,bjokinhass

    ResponderEliminar
  2. Mãe09:31

    Hoje,tinha de ser a 1ª pessoa a dar-te aquele abraço e sorriso que só as mães têm para mimar os filhos! Que bom poder-te dar os parabéns por mais um objectivo concretizado - que decerto irá ter alguns "frutos"... O " Feito em Casa", que já li e me fez emocionar, é um livro diferente de um mero livro de culinária e nele perpassam muitos sentimentos,histórias e memórias, lembranças de sabores e cheiros das nossas cozinhas familiares!E grata fico eu pelas palavras ditas de reconhecimento às mulheres da tua vida!
    Bj grande da Mãe

    ResponderEliminar
  3. Que bolo fantásticamente delicioso!
    Que tenhas muitos sucessos, com o teu livro,...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Bom dia!
    O bolo tem um aspecto divinal.
    Por acaso sobrou uma fatia?
    Boa sorte com o livro! E que seja o primeiro de muitos escritos por si e a inspirarem as mulheres nas tarefas do lar!
    Beijinho grande.
    http://osdiasdanossavida.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Graça10:28

    O bolo tem ótimo aspeto!
    Desejo que o livro seja um grande sucesso!Logo que tenha oportunidade vou adquiri-lo.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Muitos Parabéns!

    bjs
    sj

    ResponderEliminar
  7. O bolo ficou muito bonito.
    Boa sorte com o livro.

    ResponderEliminar
  8. que guloso!
    ficou lindo e de certeza que é delicioso!

    ResponderEliminar
  9. O bolo está maravilhoso e deve ser uma delícia. Na 1ª oportunidade tenho que experimentar.
    Muitos parabéns pelo livro. Que tudo corra bem. Onde posso comprar?

    ResponderEliminar
  10. Há quanto tempo que não como bolo moka.Ficou bonito.

    Tenho que ir ver se encontro o livro.

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Estive hoje na Bertrand e na Fnac, ambas no Chiado e ainda não havia o livro =(
    O bolo parece maravilhoso! =D

    ResponderEliminar
  12. Anónimo12:57

    parece delicioso...qq dia faço a saber o gosto q tem

    ResponderEliminar
  13. Parece ser uma verdadeira delicia ;)

    kiss kiss

    ResponderEliminar
  14. Anónimo13:45

    Mãe bonita!! :) Estava aqui a pensar q cozinhar dá muito prazer, é uma espécie de vício :) e se for bolo de moka...q maravilha.

    bjinho

    Boa sorte (que este seja o 1º dia...)
    Cristina

    ResponderEliminar
  15. Olá!!! Ao ler os comentarios aqui já publicados quando cheguei ao da "Mãe" até as lagrimas me vieram ao olhos (pois mae é mae e comentaria destes deve deixar-t orgulhosa) Parabéns mais uma vez pelo teu livro assim como pelos teus Blog's que visito quase diariamente. Com certeza que vu adquirir um exemplar... Mtos Parabéns continua és um exemplo.

    ResponderEliminar
  16. Mariana16:51

    Com o teu livro ao meu lado, e já depois de o ter lido, não poderia deixar de te deixar aqui uma palavra, onde tudo começou... És um exemplo de força, das mulheres de força da nossa família, que não desanima quando uma dificuldade se lhe atravessa no caminho. Foste à luta e fazes todos os dias por concretizar os teus sonhos. Este livro é o primeiro de muitos sonhos realizados, e não te consigo dier por palavras o quão orgulhosa de ti estou...
    É realmente emocionante ver como a história das nossas mulheres está tão bem retratada no "Feito em Casa", como elas te influenciaram e como tão bem nos ensinaram. À distância de alguns anos, ainda bem que fui a tua primeira cobaia, que contribuí, de alguma forma, para o apurar e aprofundar deste amor pela cozinha que é tão teu, tão nosso... Aliás, muitas das nossas conversas mais importantes são tidas na cozinha, entre tachos e panelas!
    Este livro representa realmente a pessoa que és!
    Obrigada...

    Beijos,
    A tua irmã*

    ResponderEliminar
  17. Também tenho lembranças boas deste bolo na cozinha da minha mãe. Nunca o fiz mas agora fiquei com vontade de ir buscar a teleculinária e fazê-lo.

    Quanto ao livro ainda não vi, mas daquilo que conheço daqui vai ser uma mais valia nas prateleiras das livrarias, concerteza. Parabéns!!!

    Um beijinho e muito sucesso

    ResponderEliminar
  18. Venho desejar os maiores sucessos para o livro e quanto ao bolo ficou DEMAIS!!Está lindo e acredito na delicia que devia estar, parabéns a dobrar.

    Beijinhos e boa semana!!!

    ResponderEliminar
  19. Adoro Bolo Moka. é dos meus preferidos... Boa sorte para este novo projecto. Bjinhos

    ResponderEliminar
  20. Mariana18:24

    Olá joana, o teu Livro está lindooo, completamento perfeito, fizes-te um optimo trabalho ;) Muitos parabéns! Adorei o livro e as receitas como sempre muito deliciosas :)

    ResponderEliminar
  21. Rita19:11

    Indisponível na FNAC online :( E vinha tão lançada!!!

    Continuação de óptimo trabalho e felicidades!

    Rita

    ResponderEliminar
  22. Este bolo é simplesmente delicioso! E tenho a certeza de que o teu livro também o será! Tentei hoje comprar mas no dolce vita e no odivelas parque ainda não estava disponível, mas a reserva já está feita! ;-)
    O maior sucesso para ti!
    Beijinhos e boas receitas*

    ResponderEliminar
  23. Hum...Adoro creme moka!!!!
    Felicidades com o teu livro...estou ansiosa por o folhear.
    Bj

    ResponderEliminar
  24. Anónimo00:08

    Estava agora a pensar o que oferecer ao meu amigo Paulo, que tem um restaurante onde se come muito bem, e que celebra o seu aniversário, hoje, e eis senão quando.....me ocorreu, o seu livro! acho que ele vai gostar....

    ResponderEliminar
  25. o bolo esat tao bonito. mesmo indicado para a chegada do teu livro. estou ansiosa para o ver assim que for as compras tenbho que ir a procura
    beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Diana Lopes19:12

    Depois de ler, devorar e desfrutar do teu livro…muito tenho a dizer…antes de tudo e como já te disse acho que o livro será um sucesso…Do meu ponto de vista é INOVADOR…é muito mais para além de um livro de receitas/culinária… É um livro que cativa e prende quem o lê…mas para mim há algo que o demarca que é fazer reviver as vivências, experiências e partilhas familiares… e isso tanto é para ti um reviver de tantas recordações que têm um significado especial para ti …como também fazes com que isso aconteça a quem te lê.

    Sem dúvida que agora encontraste o teu caminho de realização e a fazer aquilo que gostas e com que te identificas…cozinhar, inovar, experimentar e partilhar novas receitas e dicas práticas, por isso desejo-te muito sucesso. Beijinho Diana

    ResponderEliminar
  27. Olá.
    Acompanho o seu blog há algum tempo e gosto bastante. São receitas que apetece comer e que parecem caber na azáfama do dia-a-dia =)
    Quero muito fazer este bolo. Por mais estúpida que possa soar a pergunta, vou ter que a fazer: o que é vidrado? Não é raspa de limão normal?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  28. O bolo moka, mais uma recordação! Parabéns pelo livro e espero que não esgote rápido, pq quero comprá-lo!! ;)

    ResponderEliminar
  29. Lindo e imagino delicioso também!

    ResponderEliminar
  30. Maria C.22:18

    Respondendo à BUH :
    Vidrado de laranja ou limão é de facto a casca, mas atenção - mesmo só a casca de fora e completamente sem a parte branca ou tegumento dos frutos que, como se sabe, dá um sabor mais amargo aos citrinos.

    ResponderEliminar
  31. Ah ok =)
    Não sabia que o nome era esse.
    Muito obrigada pelo esclareciment ;) *

    ResponderEliminar
  32. Francisca Martins00:56

    Olá Paula todos os dias venho aki fazer uma visita.Mtos parabens pelo livro finamente hoje consegui comprar o ultimo ke estava no continente.Continue o seu blog ajuda-nos mto .Bejinhs Francica Martins

    ResponderEliminar
  33. Olá Joana,

    Este bolo parece realmente delicioso e tentei fazê-lo. Mas quando chegou a altura de fazer o creme, ficou tudo em grumos, não ficou cremoso. Tentei depois aquecê-lo ligeiramente como aconselhas na receita e bater novamente com a batedeira, mas ficou líquido.

    Que cuidados devo ter ao preparar o creme de forma a ficar cremoso?

    Obrigada e felicidades,
    Andreia Arenga

    ResponderEliminar
  34. Olá Andreia,

    Para o creme ficar cremoso o melhor mesmo é bater com a batedeira. Primeiro a manteiga até ficar maleável e depois os outros ingredientes até tudo ficar bem incorporado. Quanto ao teu creme ter ficado líquido, provavelmnete aqueceste demais e a manteiga derreteu na totalidade.
    Espero ter ajudado.

    Joana

    ResponderEliminar

Imprimir