Curd de Limão e Gengibre

Há quem não acredite, mas eu tenho um limoeiro. Isto não seria nada de extraordinário se eu  morasse numa casa com quintal. Mas não moro. Vivo num apartamento e tenho um limoeiro, num vaso, na varanda. E sim, o limoeiro é pequenino e mesmo assim dá limões grandes e sumarentos. Ninguém parece acreditar até realmente o verem! Então se tiver  limões, mais admirados ficam.
Este ano o meu pequeno limoeiro deu 10 limões. E já descobri mais uns, ainda muito pequeninos, o que significa que mais para a frente haverá ainda mais.
Não é nenhuma fartura, mas o meu limoeiro pequenino, num vaso, na varanda dá limões, que eu reguei, vi crescer, falei e finalmente colhi. O privilégio de podermos saborear algo que vimos crescer é sem dúvida um sentimento muito bom. E, apesar de estar a falar de limões, também a vida nos permite, algumas vezes, colher frutos saborosos do que plantamos e tratamos com carinho.
Como queria celebrar a pequena colheita do meu limoeiro, resolvi fazer algo em que eles fossem a estrela. Nada melhor do que fazer um curd de limão e gengibre, ideal para comer com crepes, rechear bolos, ou a acompanhar gelado!

Ingredientes para 4 frascos:

6 ovos
6 limões
1 pedacinho de raíz de gengibre (do tamanho do polegar)
400g de açúcar
120g de manteiga

Preparação:

Num tacho junte a raspa da casca dos limões, assim como o seu sumo.Descasque o gengibre e rale-o. Junte-o também ao tacho e acrescente o açúcar e a manteiga. Leve ao lume até a manteiga estar derretida e a açúcar dissolvido.
Bata bem os ovos e junte-os à mistura anterior. Sem para de mexer, leve ao lume até engrossar. Retire e deixe arrefecer.
Guarde o curd em frascos previamente lavados e esterilizados. O curd deverá ser guardado no frigorífico e consumido no prazo de um mês.

Bom Apetite!

34 comentários :

  1. Concordo em absoluto. Eu, este ano, tive um tomateiro na minha varanda, que deu tomates cereja em abundância e muito mais saborosos do que aqueles que já tinha provado (http://atmosferadolar.blogspot.com/2010/07/tomateiro.html)

    ResponderEliminar
  2. A Natureza é fantastica mesmo!No outro dia tb vi uma arvore só com 5 troncos fininhos e com poucas folhas, mas estva carregada de tangerinas.Tantas que até entortavam os ramos até quase ao chão...
    Tenho de experimentar o Curd!

    bjinho
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Muito fixe teres um limoeiro na varanda amiga eu tenho ali um no meu terreno e nunca deu nada,vou mudar para um vaso talvez tenha mais sorte..

    Este teu Curd ficou com um aspecto delicioso,bjokinhas

    ResponderEliminar
  4. Anónimo09:35

    Onde entra o Gengibre? Mesmo sem ele deve estar muito goloso.

    ResponderEliminar
  5. Adorei o teu curd de limão mesmo sem o gengibre, que penso que é ralado e junto á mistura de sumo e açuçar.

    Na minha varanda não tenho limoeiro, mas bem que gostava, mas já não há espaço, tenho uma oliveira, que ainda não deu frutos, tenho espinafres selvagens que já deram origem a várias sopas, ervas aromaticas, que agora estão fraquinhas, e muitos narcisos que estão lindos em flor, e que fazem sentir que a primavera está próxima e morangueiros já com morangos bem pequeninos.

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  6. Bom dia
    Achei a ideia quer do limoeiro na varanda quer do curd fantástica. MAs ia perguntar precisamente onde, quando e a quantidade do gengibre. É que a minha mão para a cozinha não é assim tão apurada que consiga inventar tanto. :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. olá. fiquei com vontade de experimentar mas não sei quanto e quando colocar o gengibre :)
    bjs e votos de continuação de um blog FANTÁSTICO!!

    ResponderEliminar
  8. A receita já está correcta! Desculpem lá.

    ResponderEliminar
  9. gostei!
    que giro teres um mini limoeiro na varanda! ;)

    ResponderEliminar
  10. Fantástico! Deve ser óptimo poder acompanhar e colher os frutos! E que deliciosa receita! Adoro curd, para rechear bolos!

    Ficou fantástico!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  11. realmente deve ser muito bom saborearmos as coisinhas às quais depositamos muito amor e carinho todos os dias.
    ter um limoeiro é muito fixe. talvez qq dia também me aventure a ter um! :D
    agora ando a aventurar-me pelas ervinhas aromaticas ainda.
    parabens pela receita e pela publicação gostei muito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Anónimo13:23

    Eu gostava de ver uma foto desse limoeiro para eu ficar cheia de inveja :-))

    ResponderEliminar
  13. Os limoeiros t~em essa vantagem, acho que dão em todo o lado, se tiverem espaço então crescemmm.

    Adorei o gengibre do curd.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Bem tem cá um aspecto este teu Curd de Limão e Gengibre amiga que nem sei que dizer....guloso talvez seja a palavra certa, vou levar a receitinha e promete que um dia destes colocas a foto do teu limoeirozinho da varanda.
    Uma grande beijioka!!

    ResponderEliminar
  15. Tem bom aspecto, e deve estar mesmo saboroso.


    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  16. Anónimo21:04

    visitem as novidades em www.replicaspt.com

    ResponderEliminar
  17. Anónimo21:04

    visitem as novidades em www.replicaspt.com

    ResponderEliminar
  18. As pessoas são mesmo desatentas... Nos ingredientes diz que a porção de gengibre é o tamanho do polegar e na receita diz para descascar e ralar...

    ResponderEliminar
  19. Anónimo14:03

    Muito legal ter um limoeiro na varanda... = ), gostei da receita...
    bjus *--*

    http://silvinharamires.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  20. Que vontade de provar! Um bolo com esse recheio deve ficar divinal.

    E, já agora, também tenho um limoeiro :)

    ResponderEliminar
  21. nada melhor que sabermso de onde veem as coias e quando sao criadas por nos teem realmente um gosto bem melhor.
    que rico limoeiro.
    nunca experimentei curd mas terei d eo fazer ia ser adorado ca em acsa.
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  22. Olá,

    Tb tenho um limoeiro, não na varanda, mas no quintal e dá cá um jeitão!

    Aproveito para levar algumas receitas...Parecem todas tão boas :)


    Deixo o link do meu blogue, terei todo o gosto em a receber no meu cantinho ;)

    http://aprendizdefeiticeironoreinodehermes.blogspot.com/

    Beijinhos
    Rosa A.

    ResponderEliminar
  23. Elizabeth Anastasia R. Serejo20:12

    Adorei o blog, as idéias são ótimas. Acabei de começar um de receitas sem glúten e sem lactose para divulgação do meu livro. Colocarei algumas receitas novas também.
    Se quiser passar por lá vou gostar muito!!
    :*

    ResponderEliminar
  24. Adorei o blog, as idéias são ótimas. Acabei de começar um de receitas sem glúten e sem lactose para divulgação do meu livro. Colocarei algumas receitas novas também.
    Se quiser passar por lá vou gostar muito!!
    :*

    ResponderEliminar
  25. Nao fiz a receita por isso nao provei.
    Mas deve ser muito boa, porque de sabores fortes e diferentes eu gosto.
    Até porque nossa vida é feita dos dois sabores, por isso me faz a cabeça hihihihih
    Amei receber tua visita no meu blog e se voce sabe fazer uma receita de pudim de bolacha vou adorar recebe-la ali. Ha tempos meu marido vem me pedindo mas esqueci como faze-la
    Um abraço

    ResponderEliminar
  26. Anónimo09:58

    eu tentei fazer, mas como nao achei limao sisiliano, fiz com o verde mesmo, tem problema? não sei se ficou certo, ficou meio granular e não lisinho e cremoso como na foto. é assim mesmo? ou sera q como os limoes são diferenes deveria ter colocadio mais limao?

    ResponderEliminar
  27. Qto tempo deve ficar ao lume e a que temperatura?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jo:

      O lume deverá ser brando (baixinho) e deverá demorar cerca de 5 a 10 minutos até ficar no ponto.
      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
  28. Muito Obrigada pela receita http://obolodatiarosa.blogspot.pt/2012/04/coalhada-de-limao-com-gengibre-e-uma.html

    ResponderEliminar
  29. Olá Joana,
    Tenho os seus dois livros e é um prazer lê-los e descobrir receitas tão boas e rápidas, para além das dicas de economia doméstica, muitas das quais já seguia. Tentei variar o recheio dos meus profiteroles e experimentar o seu curd de limão. Correu alguma coisa mal pois ficou muito líquido e está para ali está no frasco, mas sem esperança alguma que a coisa resulte. O que faria mal? O que poderia ter feito depois de ver que estava tão líquido?
    Obrigada pelas suas partilhas.

    Elena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elena,

      A razão de o seu curd ter ficado demasiado líquido pode ser apenas porque os seus limões eram mais sumarentos - e portanto a quantidade de líquido usada é diferente. Experimente juntar mais um ovo e um pouco mais de manteiga e deixar engrossar novamente.

      Espero ter ajudado.

      Joana

      Eliminar
  30. Obrigada Joana,
    Também pensei na hipótese do ovo, pois é isso que costumo fazer com a maionese quando ela não está a engrossar, mas tive receio. Agora fiquei elucidada. Realmente estes limões tinham muito sumo e eram perfumados como só os limões criados naturalmente são, e foi isso concerteza.

    ResponderEliminar

Imprimir