Sopa de Agrião

Este sábado decidi ir até ao mercado semanal, que fica aqui perto de casa. Há já muito tempo que não ia até lá, na maioria das vezes por pura preguiça. Desta vez, não deixei a preguiça vencer-me e lá fui eu de cesto na mão com o intuito de comprar produtos frescos e caseiros directamente ao produtor.
Vim para casa com alho francês, batatinhas, coentros frescos, alfaces, e um molho de agriões. Claro que quase tudo custou metade do que teria custado no supermercado!
Ao ver os agriões o M. pediu logo uma sopa. E, aproveitando os produtos deliciosos que tinha acabado de comprar, lá fui tratar do pedido.

Ingredientes para 6 pessoas:

2 alhos franceses pequenos
3 batatinhas pequenas ou 1 média
1 courgete
1/2 cabeça de nabo pequena
1 cenoura
75g de agriões arranjados e lavados
sal q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Lave e descasque todos os legumes, cortando-os em pequenos pedaços.
Leve uma panela ao lume com um fio de azeite e junte os legumes deixando-os saltear e suar um pouco. Acrescente água a ferver apenas até cobrir os legumes e tempere de sal. Deixe cozinhar em lume brando até os legumes estarem bem macios.
Com a varinha mágica triture bem os legumes e acrescente mais água quente até a sopa ter a consitência desejada, que não deve ser nem muito grossa, nem demasiado rala. Rectifique de sal e coloque novamente a panela ao lume até levantar fervura.
Acrescente os agriões e deixe cozinhar dois ou três minutos.
Sirva quente com um fio de azeite se desejar.

Bom Apetite!

15 comentários :

  1. E que rica sopinha,e que bem que sabe,assim com produtos da praça,bem fresquinhos,bjokinhas

    ResponderEliminar
  2. Que rica sopinha. Adoro sopa de agrião.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Gosto tanto de sopa de agrião. Ainda por cima com esse prazer redobrado de serem produtos biológicos! Que bom que a preguiça não venceu!
    Babette

    ResponderEliminar
  4. Com produtos directos da horta a sopa até tem mais vitamina.Pena de muita gente não ter acesso a um mercado ou praça, eu tenho e dou o valor!

    Bjinho
    Rita

    ResponderEliminar
  5. Adoro sopa de agrião e já há algum tempo que não faço, vi esta tua e fiquei literalmente com desejos!
    Ideal para acalmar o frio destes dias.

    Um beijinho:)

    ResponderEliminar
  6. Anónimo11:06

    Tiveste sorte ou então é da minha zona... Sempre que vou ao mercado não encontro produtos mais baratos do que no supermercado... :(

    ResponderEliminar
  7. Este fim de semana fizemos o mesmo =p não só fomos ao mercado comprar coisas como fizemos uma bela sopa de agrioes ;)

    kiss kiss

    ResponderEliminar
  8. Que óptima e deliciosa sopa,....
    Adorei fantástica sopa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que sopa maravilhosa.

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Hummmm... Também gosto. Um pratinho aqui para a minha mesa, se faz favor... :)

    ResponderEliminar
  11. Nem de prepósito, comprei agriões para fazer sopa, a sua tem óptimo aspecto.

    Boa semana e bons cozinhados :)

    ResponderEliminar
  12. Hummm o meu companheiro adora! :)

    ResponderEliminar
  13. o M. escolheu muito bem. tam,bem gosto muito desta sopa.

    ResponderEliminar
  14. Tenho fazer esta sopa a seguir esta receita. Obrigado.

    ResponderEliminar

Imprimir