Gelado Rápido de Pêssego

Mais uma receita com pêssegos, eu sei. Mas já sabem que por aqui não se deita nada fora e a abundância tem-me dado que fazer...
Desta vez foi um gelado e, apesar de já ter feito várias receitas de gelado de pêssego esta é um pouco diferente, não necessita de nenhuma máquina de gelados e é inspirada na preparação de gelados da Bimby. Este "robot" de cozinha super potente faz (entre muitas outras coisas) gelados "automaticamente" usando para isso todos os ingredientes congelados e triturando-os com o seu poder e velocidade. Os robots de cozinha "normais" podem não ter tanta potência mas também picam, batem e emulsionam, portanto era apenas uma questão de experimentar e ver o que acontecia. (Tal como a Mariana, do Caos na Cozinha, " tirando 1 ou 2 funcionalidades, não há nada que a bimby faça que eu não faça sem ela." - e como podiam ser minhas as restantes palavras deste seu post!)
Os pêssegos bem maduros acumulavam-se no frigorífico e eu em vésperas de estar fora de casa uns dias. Dei então por mim a arranjar os pêssegos e a congelá-los para, quem sabe, fazer uns batidos. No frigorífico estava também meia-lata de leite condensado e eu para não estragar, e seguindo os ensinamentos da minha amiga C. que congela tudo, resolvi colocar o leite condensado em covetes de gelo e lá foram para o congelador. De regresso a casa (e depois de uns dias de convivência com uma Bimby.) lá foi tudo parar ao convencional robot de cozinha. E assim, sem Bimby, também tive direito a gelado "instantâneo".
E a minha opinião sobre a Bimby? Boas qualidades, alguns senãos e um preço excessivo. Mas, apesar de tudo, acho que já estive mais longe de comprar uma....

Ingredientes:

1kg de pêssegos maduros arranjados e cortados em pedaços pequenos
1 embalagem de leite condensado

Preparação:

Coloque o pêssego num saco de congelação, retire o ar e congele na horizontal  de modo a que depois de congelado não fique com uma "bola" de pêssego congelado.
Coloque o leite condensado numa covete de gelo, embrulhe em película aderente, para não ganhar cheiros e sabor, e congele também.
Quando quiser fazer o gelado, basta retira os ingredientes do congelador uns 20 minutos antes e deixar à temperatura ambiente para começarem a amolecer um pouco (porque os robots de cozinha convencionais não têm a potência da Bimby e convém que os ingredientes estejam a começar a amolecer em vez de estarem duros como pedra). Se quiser fazer o gelado para sobremesa basta retirar as coisas do congelador no inicio da refeição.
Coloque tudo no robot de cozinha onvencional, ou até no copo dos batidos e triture até obter uma textura cremosa e homogénea. Sirva de imediato.

Bom Apetite!

24 comentários :

  1. Como te compreendo. Também eu já andei mais longe de a comprar. Mas o facto de ser demasiado cara, e até hoje viver sem ela, sem ninguém reclamar dos meus cozinhados, é porque posso continuar a viver sem ela!
    O teu gelado tem ótimo aspeto. Fiquei deliciada com a ideia de congelar o leite condensado!
    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Tb sou adepta do: "Faço quase tudo o que a bimby faz, e sem ela". É preciso é imaginação. Continuo uma resistente. Principalmente quando vejo amigas minhas que deram aquele balúrdio por ela e agora usam-na apenas para fazer arroz ou massa ou como picadora de alta velocidade.
    Se eu tivesse um restaurante, aí sim, seria uma mais valia para ser mais rápida.

    http://mefrancesca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. A Bimby, como muitos outros utensílios de cozinha, é uma opção. Existem pessoas que não gostam de cozinhar com placas de indução e ficam sempre fiéis aos bicos a gás do fogão, existem as que não gostam de formas de silicone e ficam sempre fiéis às de alumínio, e por aí adiante. São gostos. Eu não sou fanática pela Bimby, mas dou-lhe mesmo muito valor, porque [para mim] o tem. Não acho que se cozinhe melhor ou pior, é uma opção e como todas as opções deve ser respeitada. Muito sinceramente acho que a maior parte das pessoas não a compra devido ao preço, é cara, é certo, e só quem lhe der uso que valha o investimento lhe dará o seu real valor. Apesar de algumas imitações que agora por aí andam no mercado a Bimby continua a ser a Bimby.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo10:59

    Tenho a bimby e recomendo, especialmente para quem não é grande cozinheira como eu ... é mais rápido e simples ... agora não tenho "medo" de me aventurar! Mas também para boas cozinheiras´é uma óptima ajuda, há imensos restaurantes que a têm nas suas cozinhas.
    Em relação ao leite condensado, Joana, pelo que me disseram, não congela, apenas o leite evaporado (para fazer o gelado).

    ResponderEliminar
  5. hummmm! pode ser um cone para a sobremesa sff! adorei! ;)

    ResponderEliminar
  6. Adorei a sugestão. Este vai fazer parte do fim de semana para refrescar o pessoal lá em casa!
    *

    ResponderEliminar
  7. Anónimo12:30

    Eu faço granizado no meu liquidificador da mesma maneira. Como ele pica gelo, fica igual ao da bimby. Nunca experimentei os gelados, mas é uma óptima ideia! ;)

    Beijinhos *
    Mariana

    ResponderEliminar
  8. Obrigada por esta receita, porque tenho o fruto já congejlada e não sabia bem o que fazer .

    Vou experimentar

    http://pimentinhasnacozinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Adorei a receita do gelado. Fácil, rápida e parece muito saborosa. Vou experimentar com certeza e já me deu umas ideias.

    Relativamente à bimby também jogo no clube do "faço tudo o que ela faz mas sem ela". Conheço algumas pessoas que tem e que gostam bastante e outras que quase já nem a usam. Acho sinceramente que ela é uma ajuda para quem não sabe ou gosta de cozinhar. As minhas amigas que usam mais são precisamente as que têm menos experiência e nem sabem quase cozinhar sem ela. Pessoalmente acho-a muito limitadora quando queremos criar novos pratos e fazer experiência com novos sabores.

    https://fromportugalwithlove.blogspot.com

    Maria João FPWL

    ResponderEliminar
  10. Sofia.Lopez15:54

    Por mim comia gelado todos os dias... :) sou mesmo fã! Este de pêssego ficou muito bom além de ser super práctico! Obrigada pela receitinha! :)

    Em relação à Bimby, é como tudo, quem pode, compra e faz o uso que quiser dela, muito ou pouco. Tenho a certeza que quem a tem já "não vive sem ela" :):) eu pessoalmente penso que, um dia, se tiver possibilidade, comprarei. Mas se não puder, vivo sem ela :) No fundo o que interessa é o gosto pela cozinha, a entrega que se tem e aquilo que cozinhar nos dá... uma grande satisfação... porque o "como se faz" é apenas um "perúmenor". :):) ihiih

    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo19:29

    Mais uma receita que vou experimentar =)
    Comprei o seu livro antes de ontem e "devorei-o" completamente. Que excelente livro! Os meus parabéns *****


    Ana

    ResponderEliminar
  12. Joana, por favor...
    Deixe-se lá de Bimbys! Vai perder toda a graça com ela...

    Gostamos das suas receitas assim! Simples, fáceis e deliciosas!!!

    ;) um beijinho,
    Seu fã número um

    ResponderEliminar
  13. Que luxo poder dar tantos usos diferentes aos pêssegos caseiros que aí chegam!...Bravo!
    Babette

    ResponderEliminar
  14. Amiga a minha opinião em relação à Bimby é que não acho que mereça a pena gastar tanto dinheiro em algo só para ter menos trabalho na cozinha, tenho sitios bem mais interessantes onde o gastar...eh eh eh! Mas, claro que respeito quem tem, cada um com a sua opinião certo? ;)
    Em relação ao gelado, ficou fantástico, é algo a experimentar, sem dúvida!
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  15. Realmente, é como diz: a bimby faz tudo o que outros electrodomésticos fazem. A diferença é que ela é só uma e os outros são uma meia dúzia. Não tem de andar com vários "trecos" na cozinha pois, com ela, arrumam-se uma data deles. A começar pelas panelas...
    Agora, é mito que só seja boa para quem não sabe cozinhar: a mão a temperar e a inventar é a mesma... Mas, para quem não tem tempo a perder e tem outros prazeres na vida a seguir, é, sem dúvida do melhor. E quem a usa, ou seja, quem não desiste logo de a explorar, não quer outra coisa. Normalmente, só fala mal dela quem a desconhece...
    bjs

    ResponderEliminar
  16. Olá Joana,
    eu tambem não tenho Bimby, e por muitas vantagens que tenha ainda não me rendi... talvez porque o que gosto mesmo é do "por a mão na massa", mas acredito que para quem n goste de cozinhar ou não tenha muito tempo, a bimby seja uma grande ajuda.
    Belíssimo gelado, posso pedir um cone com duas bolas? ;) beijinhos

    ResponderEliminar
  17. deve ser uma delicia!!!!de agua na boca!!!
    Quero lhe fazer um convite!!!

    Vamos lá!!!

    O Convite
    >
    > Você foi convidada(o) a participar de uma troca de receitas. Espero que
    > participe, pois escolhi quem achei que podia tornar isto divertido.
    >
    > 1. Por favor envie uma receita à pessoa cujo nome é o número 1 abaixo
    > (mesmo que não a conheça) e deve ser algo rápido, fácil e com ingredientes
    > correntes. Aliás, a melhor receita é aquela que sabe de cor e consegue
    > escrever e enviar já, neste momento. Não se preocupe muito, envie aquela
    > que faz quando tem pouco tempo para preparar.
    > 2. Depois de enviar a receita à pessoa com o número 1 abaixo e apenas a
    > esta pessoa, copie esta carta num novo email, desloque o meu nome para a
    > posição 1 e coloque o seu nome na posição número 2. Só o meu nome e o seu
    > nome devem aparecer quando enviar a sua mensagem. Envie para 20 amigos.
    > Se não conseguir fazer isto em 5 dias, diga-me, para ser justo para os
    > participantes. Deve receber 36 receitas. É divertido ver de onde elas vêm!
    > Raramente as pessoas desistem já que todos agradecemos idéias novas. O
    > retorno é rápido já que só há dois nomes na lista .


    Posição 1: Andrea Coutinho
    coutinhoand@gmail.com

    Posição 2: Monica Johnsson Boran

    monica.boran@gmail.com

    ResponderEliminar
  18. uma pergunta: tentei fazer esta receita com leite condensado light (para não me culpabilizar tanto!)...o leite não congela!!!

    ResponderEliminar
  19. Sim, tens toda a razão do mundo. Não há nada que não se faça sem a bimby, e tem um preço excessivo. Mas Facilita muito o nosso trabalho. Por exemplo, sabes fazer sonhos, certo? o trabalhão que dá amassar a massa. Agora lê a receita na bimby e vê o tempo que demora. Outro exemplo: Leite creme... sempre a mexer, cuidado com os grumos,. etc... agora vai ler a receita.Pronto é a minha (preguiçosa opinião). Adapto muitas receitas tuas à bimby, tal como se pode fazer o contrário. O que é preciso é ter prazer no que se faz. Obrigada por tudo!

    ResponderEliminar
  20. Cristina Martins09:56

    Mas onde é que eu arranjo cones para gelados??????????

    O leite condensado não congela completamente. Fica mais consistente, isso sim. Eu uso sempre leite condensado magro e funciona na perfeição.

    Quanto à Bimby, não resisto a comentar. Tenho uma desde Outubro de 2007 e uso-a quase todos os dias. Claro que conseguiria viver sem ela, penso que já cozinhava razoavelmente antes de a ter, mas é uma grande ajuda. Por causa da facilidade com que faz algumas coisas, as refeições começaram a ser mais variadas e faço imensas coisas que não fazia antes. Além disso, é fantástico deixar a comida a fazer sem me preocupar se queima ou coze demais enquanto dou banho às minhas filhas e/ou ajudo a mais velha nos trabalhos de casa.
    Cozinhar é muito simples quando estamos só (ou quase só) a fazer isso...mas quando há duas crianças à nossa volta e tem que se deixar o cozinhado a meio porque a pequenita (de quase 3 anos) resolveu subir para a mesa ou anda a arrastar cadeiras para chegar aos armários, não é assim tão simples. Pode tornar-se complicadíssimo fazer minimamente bem um simples "salteado de porco com ananás"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso aí! Já não tenho filhos pequenos mas sou uma grande distraída. quantas vezes deixei queimar o tacho por estar a fazer tudo menos a tomar conta dos cozinhados... A bimby veio trazer mais alento á minha veia de chef. :)

      Eliminar
  21. Cristina Martins,

    Costumo comprar os cones de gelado no supercor, mas já vi há venda no continente, na secção de coisas para bolos, gelatinas e chocolates.
    Quanto ao leite condensado, realmente não congela devido ao elevado teor de açúcar, mas fica mais grosso e juntamente com a fruta congelada permite fazer o gelado.

    Joana

    ResponderEliminar
  22. Andei muito tempo a resistir à Bimby, mas quando me rendi, fiquei MESMO rendida. É uma preciosa ajuda para quem gosta ou tem de cozinhar e não tem jeito, e para quem tem jeito, para quem tem tempo e adora fazer montes de coisas e para quem não tem tempo e tem de ser a correr... maravilha. Até agora ainda não me arrependi. Comida a vapor, temperatura controlada, e não preciso de ter o cuidado de mexer o tacho com medo que tudo se pegue. Isso já era, principalmente quando me esquecia do tacho ao lume porque tinha montes de coisas para fazer ao mesmo tempo.É uma opção, é cara, mas se usada regularmente, rentabiliza-se a ela própria em poucos meses.
    Ajuda muito, mas pode-se passar sem ela... é como tudo na vida.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Imprimir