Salada de Arroz e Atum com Maionese

Dou por mim muitas vezes a pensar que tipo de "cozinheira" sou, ou qual o meu "tipo de cozinha". Sei que gosto de usar ingredientes simples. Daqueles que todos temos em casa e que se encontram em quase todo lado. Gosto que a minha comida seja comida caseira preparada com amor e carinho e de acesso a todos e para todos os gostos. Que dê prazer a quem a come, desde o aspecto visual, ao cheiro passando, claro, pelo sabor. Não sei que tipo de "cozinheira" me faz. Provavelmente apenas uma "cozinheira" que se sente muito feliz de cada vez que vai para a cozinha, nem que seja para preparar a mais básica salada de arroz com atum. Mas isso a mim basta-me.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 latas de atum em azeite
1 chávena de arroz cozido ( usei um resto de basmati)
1 chávena de ervilhas congeladas
1 cenoura
4 colheres de sopa de milho doce
1 tomate
2 ovos
sal q.b.
Maionese q.b. (usei caseira - receita aqui)

Preparação:

Descasque a cenoura e corte-a em cubinhos. Coloque-a depois num tachinho, junte os ovos inteiros para cozer, água, tempere de sal e leve ao lume. Assim que levantar fervura acrescente as ervilhas congeladas e deixe cozinhar uns minutos até ficar pronto. Escorra, coloque os ovos em água fria e reserve.
Numa saladeira junte o arroz, o atum previamente escorrido, o milho doce e o tomate sem pele nem sementes e cortado em cubinhos. Acrescente a mistura de cenoura e ervilhas e os ovos já descascados e cortados em rodelas. Misture bem.
Junte depois 2 ou 3 colheres de sopa de maionese apenas para ligar os ingredientes e coloque no frigorífico até servir.
É uma optima salada fria para comer durante o verão depois de vir da praia, para levar para o almoço no escritório ou para uma refeição mais ligeira em época de calor.

Bom Apetite!

17 comentários :

  1. Graça09:59

    Bem fresca e simples esta salada! Ideal para esta época.

    ResponderEliminar
  2. Identifico-me tanto com o que escreveu-me que só me espanto que não esteja assinado por mim ;)
    Boa continuação nessa cozinha que é um pouco de todos nós.

    ResponderEliminar
  3. Muito boa esta salada.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Fantàstica esta saldinha, gostei mt e levo comigo!

    Obrigado pela partilha, beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito deste tipo de saladas, faço imenso! E com muitas variações, que estas saladinhas vão bem com tudo!

    ResponderEliminar
  6. Pelas sugestões que apresenta diáriamente é uma ótima cozinheira e identifica-se com tudo :)
    saladinha boa e fresca como o sue cantinho :)

    ResponderEliminar
  7. Uma refeição saborosa e rápida :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito destas saladas.

    Bjs*

    ResponderEliminar
  9. Anónimo15:30

    Essa salada também fica muito boa se for feita com massa em vez de arroz... Está mesmo a apetecer :-)

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana,
    Acho que é uma cozinheira de corpo e alma, que o que faz, faz mesmo com sentimento e dedicação, saindo assim coisas simples e deliciosas ...como este arroz :)Está com um aspecto delicioso...eu no Verão só me apetece estas refeições prácticas e saudáveis :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Anónimo21:46

    Faço-a muito nesta altura do ano, mas às vezes substituo a cenoura por pimento verde e/ou vermelho cortado aos cubinhos. Fica delicioso...

    Parabéns pelo blogue e pelo livro!

    Marta

    ResponderEliminar
  12. Ficou com bom aspecto, diferente ;)

    ResponderEliminar
  13. Uma verdadeira receita de Verão :) fazia-a já para o almoço...

    ResponderEliminar
  14. Anónimo21:24

    das melhores memérias que tenho de infância...nos dias longos e quentes de verão!
    E cada vez que volto a casa no verão,peço à minha mãe para fazer!A minha nunca sai igual à dela!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo21:25

    das melhores memérias que tenho de infância...nos dias longos e quentes de verão!
    E cada vez que volto a casa no verão,peço à minha mãe para fazer!A minha nunca sai igual à dela!

    ResponderEliminar
  16. Vou experimentar :D

    mnha mnha ....

    ResponderEliminar

Imprimir