sexta-feira, setembro 07, 2012

Frango Corado com Acelgas Salteadas e Avelãs



O fim de semana que passou teve novas e deliciosas experiências. Finalmente fomos ao Dona Especiaria com os amigos Rita e JP, conhecemos o fantástico chef Gil Edgar e tivemos um verdadeiro repasto. Um conceito diferente e inovador acente em produtos de qualidade, nacionais e sempre que possíveis biológicos. Não há ementa nem pressa. Para a mesa vem aquilo que o chef criou para o dia. Todos os dias há coisas novas e não há repetições. O chef Gil descreve cuidadosamente os pratos, a origem dos ingredientes e os vinhos que os acompanham.Explica as receitas, as técnicas e até partilha alguns segredos. É um tudo uma fantástica experiência, numa casa de (re)pasto na parte velha da cidade de Coimbra. Claro que temos de voltar um destes dias.
E inspirada pelo jantar, pelos ingredientes e pelo chef Gil, no sábado fui finalmente ao Mercadinho Biológico do Botânico (Jardim Botânico de Coimbra, todos os sábados, das 10h às 14h e terças das 17h às 20h). Para casa vieram uvas, ovos, uma lindas aboborinhas, pão de centeio, acelgas, cenouras, beringelas. E para o almoço houve frango corado com acelgas salteadas e avelãs numa cama de pão de centeio.
Agora, que o fim de semana está mesmo à porta, que tal irem até um mercado biológico (e se não tiverem nenhum mercado biológico próximo, vão apenas ao mercado!) Comprem ingredientes novos, experimentem combinações diferentes, inventem e explorem sabores. Aqui fica a minha sugestão para este fim de semana. E uma receita.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 pernas de frango inteiras (perna e coxa)
1 cenoura
1 cebola
1 alho francês  - só parte verde
salsa q.b.
sal e pimenta q.b.
2 cravinhos
6 dentes de alho
1 raminho de tomilho fresco
azeite q.b.
1 folha de louro
150g de acelgas
30g de avelãs
2 fatias de pão de centeio para servir (opcional)

Preparação:

Numa panela junte a cenoura inteira e descascada, a cebola com os cravinhos espetados, a rama do alho francês, a salsa, o louro, o tomilho e o frango. Junte depois água até cobrir os os alimentos e tempere de sal e pimenta. Deixe cozinhar em lume brando até o frango estar bem cozinhado - cerca de 40 minutos.
Coloque depois um fundo de azeite numa frigideira , 4 dentes de alho esborrachados e  um pouco de tomilho. Deixe aquecer e junte depois o frango deixando-o corar bem de todos os lados, mantendo o lume brando.
Entretanto torre as avelãs numa frigideira anti aderente e parta-as depois em pedaços. Reserve,
Lave as acelgas e parte-as em pedaços. Leve uma frigideira anti-aderente ao lume com o azeite e os restantes dentes de alho picadinhos. Junte as acelgas e tempere-as com sal e um pouco de pimenta. Deixe-as saltear alguns minutos até estarem cozinhadas.
Sirva o frango corado sobre uma fatia de pão de centeio (ou com um pouco de arroz), juntamente com as acelgas salteadas e polvilhe tudo com as avelãs torradas.

Bom Apetite!

6 comentários:

  1. Olá Joana !
    Também gosto muito de mercados, e os produtos biologicos têm outro sabor, sem duvida.
    Gostei muito desta tua sugestão.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Te ha quedado realmente apetecible este guiso de pollo con verduras, combina perfectamente. Besicos.

    ResponderEliminar
  3. A ver se dou lá um saltinho :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  4. olá Joana também gosto muito de ir ao mercado embora o meu trabalho não permita mas sempre posso dou um saltinho e esse frango tem um aspecto muito bom:) beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Anónimo18:11

    Olá Joana também vou ao mercado e queria saber se compras frango de aviário ou do campo?
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria,

      Depende dos dias. Por vezes é de aviário e outras vezes compro do campo. E quando consigo compro mesmo frangos caseiros.

      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar

Poderá também gostar de:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin