quarta-feira, Setembro 19, 2012

Rolinhos de Lombarda e Chouriço

A melhor maneira de começar uma refeição entre amigos ou família é sempre com alguns petiscos e tapas diversificados. Nem sempre acontece ter tempo ou vontade de preparar estas coisas, mas há dias em que me sinto particularmente inspirada. Foi o caso deste ultimo jantar em que também houve uns rolinhos de inspiração oriental mas com sabores bem portugueses. Acabei por fazer uma versão mini, mas indicada para entrada, mas também é possível fazer em versão “normal” e servir com um pouco de arroz e uma salada verde para uma refeição completa.

Ingredientes para 12 rolinhos:

2 folhas de massa filo
1 couve lombarda pequena (cerca de 350g)
1 chouriço alentejano de boa qualidade
1 cenoura pequena
2 dentes de alho
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.

Preparação:

Lave e descasque a cenoura e retire a pele ao chouriço. Coloque no robot de cozinha a cenoura, o chouriço e os dentes de alho descascados e pique-os grosseiramente, de modo a que não fique muito desfeito.
Entretanto com uma mandolina (ou com uma faca, se preferir) corte a couve lombarda em Juliana muito fininha. Lave bem a couve e seque-a.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite. Acrescente a mistura de cenoura e chouriço deixando saltear um pouco. Acrescente depois a couve lombarda e deixe saltear até a couve estar cozida mas ainda crocante. Retifique de sal e pimenta e deixe arrefecer.
Corte agora cada uma das folhas de massa filo em 3 tiras, e cada uma das 3 tiras ao meio de modo a ficar com 12 retângulos de massa para rechear (com cada folha vai conseguir fazer 6 rolinhos).
Pincele cada retângulo de massa com um pouco de azeite e coloque um pouco do recheio de couve e chouriço na extremidade da massa. Dobre depois para dentro cerca de 0,5cm de cada um dos lados do retângulo de massa e enrole depois para formar os rolinhos. Repita até esgotar os ingredientes.
Frite-os depois em óleo quente ou leve ao forno até que a massa fique crocante e dourada.
Sirva mornos.

Bom Apetite!

10 comentários:

  1. excelente. Adorei. Tenho que experimentar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adorei esta espécie de crepes chineses, ficaram lindos.


    beijinhos

    cookaddiction.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Parecem crepes chineses...eh eh! Eu adoro, por isso também devo de gostar dos teus! Lá bom aspecto têm eles...
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  4. uma entrada bem saborosa :)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo11:52

    Uma pergunta:

    Será que em vez de fritar os rolinhos, estes não poderão ser levados ao forno (com o cuidado de os virar a meio do tempo, para ficarem dourados)?
    Tenho feito isso com crepes chineses congelados (do Lidl, por exemplo) e resulta lindamente. Sempre seria uma versão mais saudável. Pergunto isto porque nunca cozinhei com massa filo... O que acha, Joana?

    A receita parece deliciosa.
    Um abraço,
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta,

      Não leu bem a receita... Porque como opção a fritar está escrito que também pode utilizar o forno. Eu optei por fritar porque estava muito calor para ligar o forno e achei que não valia a pena o gasto de energia apenas para assar uns quantos rolinhos. Pessoalmente também prefiro usar o forno quando uso massa filo.

      Espero ter ajudado,
      Um beijinho
      Joana

      Eliminar
  6. Meu Deus, que delícia!

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Parece uma sugestão fantástica, tenho de experimentar :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  8. Hmm, sou capaz de arriscar fazer :) Bjinhos.

    ResponderEliminar

Poderá também gostar de:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin