segunda-feira, Setembro 03, 2012

Coxa de Peru Assada com Gengibre, Caril e Coentros


Setembro já começou. Chegou o mês dos (re)começos e dos (re)inícios. Poderá ser a altura ideal para estabelecer novos planos e objectivos. Para implementar as ementas semanais, para passar a levar sempre a marmita para o escritório, para deixar de fazer refeições desnecessárias fora de casa, para incutir nas crianças o habito de levar lanches de casa ou para passar a planear refeições em grande quantidade que sirvam quer para a marmita, quer para reaquecer, congelar ou "reciclar" em novas refeições.
Por isso vou tentar ajudar e a receita de hoje tem exactamente esses princípios. Pode ser temperada de véspera -e/ ou preparada durante fim de semana ou durante a semana enquanto se dão os banho e se ajuda nos trabalhos de casa. Serve para a refeição do dia e as sobras são perfeitas para a marmita do dia seguinte e até para uma sandes. As restantes sobras podem ainda ser aproveitadas para um empadão, umas empadas rápidas, um gratinado com espinafres, uma quiche ou simplesmente congelada e reaquecido para outro dia. Se a prepararem para o almoço de domingo e em maior quantidade, poderão guardar umas fatias para a marmita de segunda-feira e ainda ter um jantar criativo na segunda ou terça feira.
Começou setembro e o que será que pode começar a partir de uma coxa de peru assada.

Ingredientes para 4 pessoas (em mais do que uma refeição):

1 coxa de peru dessossada (peça no talho) com cerca de 1,5kg
4 dentes de alho
1 pedacinho de 2,5cm de raiz de gengibre
1/2 molho de coentros frescos
1 colher de sopa de caril em pó
1 cebola grande
50ml de vinho branco
1 colher de sopa de azeite
sal e pimenta q.b.
umas gotinhas de tabasco (opcional)

Preparação:

Faça uma pasta com os dentes de alho esmagados com sal, os coentros picados, o gengibre ralado, a pimenta moída na hora, o azeite, o tabasco e o caril em pó. Barre depois a coxa de peru com esta mistura. (Se tiver tempo tempera a carne de véspera e guarde-a no frigorífico temperada.)
Descasque a cebola e corte-a em meias luas, Coloque depois a cebola num tabuleiro e sobre esta coloque a coxa de peru já temperada. Regue com o vinho branco e tape bem com papel vegetal.
Leve a assar em forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 1h15. Ao fim desse tempo aumente o forno para 200ºC e retire o papel de alumínio deixando dourar a carne e acabar de cozinhar.
Retire do forno e deixe repousar um pouco antes de partir em fatias finas.
Se gostar asse algumas batatinhas juntamente com o peru e sirva tudo com uma salada verde.

Bom Apetite!

7 comentários:

  1. Esperaba que bajará un poquito el calor para comenzar con los asados y por fin... así que está receta la haremos, con pierna de pavo no he hecho ningún asado todavía.
    besos

    ResponderEliminar
  2. Parece impossível já estarmos em Setembro! Eu que sou uma amante assumida do Inverno...já quase que me cheira a Natal :D as ementas semanais já estão implementadas e a funcionar lindamente! É maravilhoso como nunca mais pensei "o que raio vou eu fazer para o jantar de hoje?" para além dos euros que consegui começar a poupar! Boa semana!

    ResponderEliminar
  3. Ai que delícia, encheu minha boca de água.

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Adorei a receita.
    O peru ficou com um ar delicioso.

    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  5. Mais uma receita deliciosa! Parabéns por continuar a ser fonte de inspiração para todas (ou quase todas) as mulheres que cozinham em Portugal.

    Último post no meu blog:

    A receita caseira mais fácil para preparar um creme com cor para os lábios

    http://codigodacoqueteria.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. nem preciso dizer que fiquei com agua na boca.. ne?!! kkkkkk

    Amor sera que vc pode da uma passadinha la no meu blog tbm?? é sobre designe de blogs e tal... estou te esperando la hein... haha, Beijos!
    personalizacaoblogs.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito do seu blog , passa no meu se quiser. Ainda está bem no inicio mas logo logo vai ficar bem lindinho :)
    http://osnossosdiias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Poderá também gostar de:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin