quarta-feira, setembro 12, 2012

Robalo ao Vapor com Sabores Tailandeses

A minha paixão por sabores asiáticos leva-me a ter em casa alguns ingredientes menos comuns. Por aqui há molho de peixe, molho de ostra, molho teriaki, lemongrass, óleo de sésamo entre outras coisas. E depois há livros com receitas asiáticas e muitas experiências na cozinha.
Eu gosto muito dos sabores portugueses e da nossa comida tradicional. Mas isso não me impede de gostar mesmo muito de experimentar coisas novas. De comer sushi, de fazer um jantar de fajitas mexicanas, de preparar um prato de inspiração marroquina. De comprar quase todas as especiarias e ingredientes mais exóticos que vou encontrando. De adaptar receitas que não fazem parte da nossa cultura nem experiência gastronómica mas que são muitas vezes surpresas muito saborosas. Experimentar coisas novas e cozinhar coisas diferentes não é não amar o que é nosso e o que é português. É aprender. É viajar através de sabores. É alargar horizontes. É construir uma “cultura gastronómica”. (Melhor ainda quando podemos apreciar novas gastronomias in loco.)
Muitas vezes ouço comentários de que “eu gosto é de comidinha portuguesa”, “isso não é comida a sério”, “lá estás tu a inventar” ou “eu não como nada dessas coisas esquisitas”. E que tal darmo-nos uma oportunidade a experimentar outras coisas?

Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado de “Gordon´s Great Escape – Southeast Asia” – Gordon Ramsay – pág. 193)

2 robalos pequenos arranjados
Sal e pimenta q.b.
3 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de molho de peixe (existe à venda em lojas de produtos asiáticos mas também é fácil de encontrar na secção de produtos internacionais dos supermercados como o Jumbo ou o Supercor)
1 cebola pequena
1 pé de lemongrass (ou citronela ou erva limeira – encontra-se à venda, para além das lojas de produtos asiáticos, na Makro e também já vi na área das ervas aromáticas do Continente – podem comprar e congelar para quando precisam)
1 lima
1 cenoura
2 dentes de alho
1 pedacinho de 2cm de raiz de gengibre
Óleo vegetal q.b.
½ malagueta vermelha chilli
2 colheres de sopa de coentros frescos picados
1 colher de sopa de manjericão

Preparação:

Lave o peixe e seque-o bem com um pano de cozinha limpo ou com papel de cozinha. Faça uns pequenos golpes na pele do peixe, de ambos os lados e tempere com um pouco de sal e pimenta.
Numa taça misture o molho de soja com o molho de peixe, acrescente a cebola cortada bem fininha, a cenoura em juliana fina, o pé de lemongrass também cortada fininho, os dentes de alho picados, o gengibre ralado e a raspa e sumo da lima. Misture bem.
Unte com um fio de óleo vegetal (não use azeite pois altera o sabor que pretende uma vez que não é usado na cozinha asiática) uma folha de papel de alumínio ou de papel vegetal. Coloque os robalos sobre o papel (ou faça um papelote individual para cada um) e regue com a mistura preparada anteriormente. Feche bem o papelote de modo a que nem o tempero nem o vapor se escapem durante a cozedura.
Coloque depois o papelote num tabuleiro e leve ao forno pré aquecido a 180ºC durante cerca de 20 a 25 minutos.
Misture agora noutra taça os coentros frescos picados, o manjericão e a malagueta cortada fininha. Reserve.
Para servir coloque o peixe numa travessa de servir e polvilhe com a mistura de ervas frescas e malagueta.

Bom Apetite!

6 comentários:

  1. Uno de mis pescados favoritos, y sin nada de calorías que despues del verano nos va a venir muy bien.
    Besos

    ResponderEliminar
  2. Muito bem, vamos lá experimentar coisas novas! Por aqui é igual e os comentários são semelhantes ... eu adoro a cozinha portuguesa mas também gosto de novos e diferentes sabores e texturas
    Adorei a sugestão bem colorida e imagino que bem saborosa

    ResponderEliminar
  3. Eu também sou aficionada pelos sabores asiáticos :) e estes robalos ficaram com belíssimo aspeto. Irei experimentar em breve, de certeza. Beijinhos :). P.s: de uma vista de olhos no meu blog http://alfazema-chocolate.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Adoro robalo...e esse tem muito bom aspecto :o)

    Beijinhos
    Elisabete Cruz
    http://entretralhasepanelas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. robalo, me lembra a novela. hehe
    adorei
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Concordo com a Lu...lembrei da novela rsrs

    Beijos

    ResponderEliminar

Poderá também gostar de:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin