Caracóis Doces com Gila e Passas



Na minha cozinha vivem já muitos livros e revistas de natal. Já comprei mais algumas coisas para oferecer e começo, de vez a entrar no espírito de natal. Apesar de mundo lá fora não parecer querer estar para festas e celebrações…
Aqui, no meu mindinho haverá, como sempre o nosso natal. Com os presentes feitos por mim para oferecer aos amigos e familiares, e com as prendas úteis que fazemos sempre questão de oferecer. Poucos brinquedos para os miúdos, que depois não ligam a metade, e comida festiva na mesa, com muita partilha e animação.
Apesar de o mundo lá fora não estar perfeito, continuo a achar que o natal tem de ser celebrado e partilhado. Para fazer lembrar valores como a família, a amizade, a partilha e o amor.
Nos dias que correm podemos todos esquecermo-nos disso. No meio da vida, dos afazeres e da correria… Mas cada vez mais acredito que, nas nossas casas. Em cada uma das nossas casas, que todas somadas são as casas e as famílias do mundo, valerá sempre a pena viver e ensinar amor. Em todas as suas formas, credos e religiões.
E como se sinto a transbordar de espírito de natal, uma receita que cheira já a natal.
Bom fim de semana!

Ingredientes para 8 enrolados:

125 ml de leite morno
1/2 saqueta de levedura seca (5g - usei fermipan)
2 colheres de sopa de açúcar
1 ovo batido
2 chávenas (230ml) de farinha sem fermento
60gr de manteiga
200g de doce de gila
60g de passas
Leite ou gema para pincelar

Preparação:

No robot de cozinha, ou na batedeira com a opção de gancho, misture a farinha com o fermento. Adicione depois a manteiga, o leite morno, o açúcar e o ovo. Bata tudo na máquina durante alguns minutos até a massa formar uma bola. Poderá ser necessário juntar um pouco mais de farinha ou de líquido. No meu caso tive de juntar um pouco mais de farinha até o robot de cozinha formar uma bola macia e elástica.
Transfira para uma tigela e tape com papel aderente. Coloque num local quente (eu costumo colocar dentro do microondas sem o ligar) e deixe levedar durante 40 minutos.
Aqueça depois o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal.
Ponha a massa na banca da cozinha previamente polvilhada com farinha e estenda a massa de modo a formar um rectângulo.
Espalhe o doce de gila por toda a superfície da massa e polvilhe com as passas. Enrole-a depois como se fosse uma torta, começando pela parte mais comprida. Corte depois em 9 fatias do mesmo tamanho.
Disponha depois as fatias lado a lado com a parte cortada virada para cima. Pincele com leite ou gema por cima dos enrolados e deixe levedar mais 30 minutos longe das correntes de ar.
Leve ao forno por 30 minutos ou até estarem dourados.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo11:25

    E assim já cheira a Natal! E subscrevo o que escreveu no post. Estes valores devem estar sempre presentes durante todo o ano, em todas as casas, no mundo inteiro. Um grande beijinho e um bom fim de semana, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:35

    Uau que bom!
    Mark Margo
    www.markmargo.net (site cor de rosa de celebridades e cinema)

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito destes caracóis, perfeitos com um cházinho :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar

Imprimir